Curso/

Automação de Testes de Softwares

O Curso

O teste de software é uma fase do processo de desenvolvimento de software que determina se ele atingiu as especificações definidas e se atende a todas as necessidades do cliente. Seu objetivo é revelar falhas ao longo do processo de desenvolvimento de um software, para que essas falhas sejam identificadas rapidamente, evitando futuros retrabalhos para que não comprometam a entrega final. Para atingir a esse objetivo, o teste de software vai muito além da execução de um sistema. Abrangendo todo o ciclo de desenvolvimento, ele consegue reconhecer problemas nas fases iniciais e gerenciar a Qualidade do Software, evitando que se propaguem e comprometam outros pontos do desenvolvimento.

Objetivos:

O Curso de Teste e Qualidade Software prepara os alunos para a exercerem atividades/funções na área de Teste e Qualidade de Software nas empresas na área de TI, através das seguintes práticas, Contextualização do Processo de Teste, Estruturação de um Ambiente de Teste, Definição de técnicas de Análise de Risco, Planejamento de Teste, Elaboração dos artefatos do Teste, Controle da execução do Teste, Gestão de Defeitos e Geração dos relatórios de Teste.



CARGA HORÁRIA, HORÁRIO E LOCAL:

Carga Horária: 32 horas/aula

Dia e horário da semana: quarta-feira, das 18h30 às 22h45

Período de aulas de 09/10/201927/11/2019

Local: Campus Norte



Investimento:

A Vista: R$ 956,29

Parcelado: 2X de 478,15

Programa do Curso:

  1. Fundamentos de testes
  2. Teste no ciclo de vida do software
  3. Técnicas estáticas
  4. Técnicas de modelagem de teste
  5. Análise de Riscos
  6. Gerenciamento de testes
  7. Ferramentas de suporte ao teste
  8. Qualidade de Software

Pré-requisitos: 

Ter feito Curso completo de Programação Java, ou conhecimento similar e isso envolve: Conhecimentos de Orientação a Objetos (herança, polimorfismo, herança e modularização), estruturas de decisão e controle, uso das classes: String, Math, Thread, Lang e Util, uso intensivo de coleções disponibilizadas pela linguagem, conhecimento de Padrões de Projeto Básicos e Padrão DAO (JEE) e uso de Banco de Dados.

Programadores Java que desejam transpor seus conhecimentos da Linguagem de Programação Java para a criação de sistemas disponibilizados na Web.



Metodologia:

Teoria e Prática na fase de teste de software.

Certificado:

O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos de “75% de frequência” e “nota em avaliação final superior a 5,0 (cinco) ” terá direito a um Certificado de Aproveitamento.

Coordenação e Corpo docente do curso:

Coordenador:

Professor Sérgio da Costa Côrtes é Doutor e Mestre em informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio e graduado em estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE do IBGE. Atualmente é consultor em Ciência de Dados, atuando em diversos projetos de análise estatística, inteligência analítica, inteligência artificial e identificação e prevenção à fraude. Coordenador e Professor da Graduação em “Ciência de Dados e Inteligência Artificial” e das Pós-graduações em “Ciência de Dados” e “Análise de Programas e Políticas Públicas” no Instituto de Ensino Superior de Brasília – IESB. É, também, Professor convidado nos cursos de EAD da FGV e Professor licenciado dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da PUC-Rio, onde ministrava disciplinas nas áreas da informática e engenharias. Ocupou diversos cargos públicos no governo federal, com destaque para os cargos de Diretor de Tecnologia da Informação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, Fundação vinculada ao Ministério da Educação - MEC, no período de março de 2012 a agosto de 2016 e Diretor-Executivo do IBGE no período de outubro de 2004 a setembro de 2011, de onde hoje é servidor público aposentado após trinta e nove anos de trabalho.

Corpo docente:

Professora Ana Cristina Fernandes Lima é Especialista em Engenharia de Sistema e atualmente cursando mestrado em computação aplicada pela Universidade de Brasília e graduado em Engenharia da Computação. Atualmente é Gerente de Operações da empresa RSI Informática que é especializada em Teste e Qualidade de software. Responsável por vários contratos do Governo Federal (MJ, CAPES, RFB, MCTI, ANEEL, IPHAN, Caixa Seguros). Professora na Universidade de Brasília, na Engenharia de Produção nas disciplina de Gestão de Projetos, consultora em Preparatório para Certificação PMP, com 100% de aprovação dos alunos, Professora na RSI Informática nos cursos de capacitação e certificação Certified Tester Foundation Level e CPRE - Certificação CPRE em Engenharia de Requisitos do IREB e já atuou como professora na Pós-Graduação da Engenharia de Software, Produtividade e Qualidade no Instituto de Ensino Superior de Brasília – IESB.

Público-Alvo

Este curso é direcionado para alunos de Graduação e Pós-Graduação na área de TI e desenvolvimento de sistemas e, em especial, para aqueles que atuam em Teste e Qualidade de Software e/ou que tenham interesse em obter conhecimento na área.


Compartilhe:


Informações Complementares

Acontece no IESB


Foto ilustrativa

Corrida da longevidade – 2013/1

Foto ilustrativa

II Semana do Gestor Empreendedor

Foto ilustrativa

Atualidades em Debate – “O Brasil, a Copa e as manifestações"

Foto ilustrativa

II Semana do Gestor Empreendedor