Pós-Graduação/

Tecnologias Emergentes para Sociedade Digital (REMOTO)

O Curso

Especialistas em diversas áreas do conhecimento afirmam que o mundo não será mais o mesmo após este período avassalador do Covid-19, novo coronavírus. As Tecnologias Emergentes para Sociedade Digital se tornaram essenciais para todos.

Quantas vezes você que não tem uma formação ligada as carreiras tecnológicas se posicionou ao tema da tecnologia com termos do tipo: “Isso é questão de informática”, “eu não sei exatamente o que é, precisamos perguntar a um especialista”, “quem resolve isso é a informática” e tantas outras frases semelhantes.

O mundo mudou e continuará a mudar, você terá que ampliar seus conhecimentos em tecnologia para sobreviver e ampliar suas competências e habilidades na sua formação superior de origem. Um grande desafio que poderá lhe trazer inúmeras novas oportunidades no mundo do trabalho e em sua formação acadêmica.

Este curso irá prepará-lo para ser um profissional diferenciado na sua área de atuação. Ao longo do curso você irá ampliar seus conhecimentos, competências e habilidades em Tecnologias Emergentes para Sociedade Digital, cada vez mais demandados pelas organizações no Brasil e no Exterior e no seu dia-a-dia.

Objetivos do curso

Capacitar o aluno com uma formação ampla nas Tecnologias Emergentes para Sociedade Digital e torná-lo apto a ampliar seus conhecimentos, competências e habilidades, participando de atividades de pesquisa e aplicações práticas do uso de diversas tecnologias. O aluno adquirirá conhecimentos gerais em diversas Tecnologias Emergentes de temas relacionados a Sociedade Digital, por meio de aplicações de aulas teóricas e práticas. Tornar o aluno um generalista em Tecnologias Emergentes para Sociedade Digital, tornando-o conhecedor, ativo e participativo em todas as questões relacionadas a essas Tecnologias Emergentes no seu mercado de trabalho.

Informações Gerais

Duração: 18 Meses (incluindo períodos de férias)

Período: 20 de outubro de 2020 a 6 de abril de 2022

Frequência: Terças, Quartas e Quintas-feiras, das 19h30 às 21h30h (horário de Brasília) – 2 horas em cada encontro

Carga Horária: 384 horas/aula

Períodos de férias: 11/12/2020 a 18/01/2021; 16/07/2021 a 2/08/2021; 10/12/2021 a 17/01/2021

Matriz Curricular

  • Eras do Desenvolvimento Tecnológico
  • Internet, Tecnologia e Mercado de Trabalho
  • Sistemas de informações
  • Educação Digital
  • Inteligência Artificial
  • Telemedicina
  • Transformação Digital
  • Robótica, Automação e Hiper Automação
  • Industria 4.0
  • Digital Twin e Realidade Virtual
  • Segurança e Proteção de Dados
  • Nuvem Digital
  • Internet das Coisas (IoT)
  • Comercio eletrônico (e-commerce)
  • Blockchain e Criptomoeda (Bitcoin)
  • Ciência de Dados
  • Banco de Dados e Big Data
  • Ética no uso de dados e Direito Digital
  • Entretenimento Digital
  • Cidades Inteligentes
  • Comunicação e Jornalismo digital
  • Marketing de influência (influenciadores digitais)
  • Tópicos Especiais em Tecnologia I
  • Projeto Integrador em Tecnologias Emergentes

Metodologia de Aplicação

Aulas remotas, duas vezes na semana, ao vivo, 100% on-line. O estudante cursará totalmente a distância.

O acesso aos conteúdos e atividades será feito na plataforma virtual de aprendizagem do IESB (Blackboard), onde ficarão disponíveis as gravações das aulas, os materiais didáticos e exercícios, que utilizam as potencialidades dos recursos educacionais da plataforma virtual que envolvem situações de teoria e prática.

As interações durante o curso e o acompanhamento das aulas serão mediadas diretamente pelo professor da disciplina.

Para ter aprovação nas disciplinas o discente precisa cumprir 75% de frequência e ter a nota mínima exigida para aprovação de 5,0 (cinco), em uma escala de 0 (zero) a 10 (dez).

A nota em cada disciplina sempre será obtida por meio do desenvolvimento de um trabalho individual. Sua nota final, além da qualidade do conteúdo solicitado pelo professor da disciplina, se dará da seguinte forma:

  1. 0 a 10 – para trabalhos entregues até 7 dias após o término da disciplina;
  2. 0 a 8 – para trabalhos entregues até 14 dias após o término da disciplina;
  3. 0 a 6 – para trabalho entregues até 21 dias após o término da disciplina e;

Após o 21º dia ao término da disciplina não mais serão aceitos, exceto para casos excepcionais que poderão ser avaliados pela coordenação do curso.

Pré-requisitos

Graduação em instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC)

Público-alvo

  • Graduados em qualquer aérea do conhecimento interessados em conhecer e se preparar para novos desafios profissionais na era da Sociedade Digital.
  • Pessoas interessadas em estudar, conhecer e se atualizar com as Tecnologias Emergentes e aumentar o seu grau de empregabilidade e valor no mercado de trabalho.

O Profissional

Os especialistas em Tecnologias Emergentes serão profissionais conhecedores do que há de mais moderno em tecnologias voltadas para Sociedade Digital. Estarão preparados para novos desafios em suas áreas de atuação e poderão aproveitar novas oportunidades que necessitam um conhecimento mais profundo em diversas tecnologias.

Quem hoje está ocupado precisa começar a pensar na sua atividade profissional, agora a luz dessas novas tecnologias. Já não se admite mais profissionais defasados tecnologicamente. É necessário atualizar-se constantemente em novas tecnologias.

Mercado de trabalho

Conhecer as Tecnologias Emergentes para Sociedade Digital é fundamental para todos as profissões. Conhecer estas tecnologias, saber opinar sobre elas e introduzi-las no seu cotidiano pessoal e profissional abrirá diversas portas no mercado de trabalho.

As organizações estão se preparando para ser 100% digitais em seus negócios. Profissionais com conhecimentos, competências e habilidades digitais terão mais oportunidades.

A Educação on-line se consolida, sinalizando uma revolução na forma como se aprende em todos os níveis de formação, principalmente na formação profissional. Tecnologias Emergentes serão cada vez mais usadas nos sistemas de educação e saúde, visando levar mais serviços de qualidade a população.

Estamos mudando o nosso jeito de se relacionar nas organizações e entre organizações. Já está claro que o modo de trabalhar vai mudar, sendo a pandemia do Covid-19 o divisor de águas no mundo do trabalho e das relações pessoais.

Percebe-se nitidamente o uso de Tecnologias Emergentes para Sociedade Digital e seu crescimento no mundo com o crescimento rápido da indústria digital. Novas oportunidades estão no mercado, a questão é saber o quanto você está preparado para aproveitá-las.



Compartilhe:


Informações Complementares

Acontece na Pós

visualizar
Foto ilustrativa

Trabalhos dos alunos da Pós-Graduação em Animação e Arte Digital

Conheça nossas parceiras:



 








 




 





 






 

NOME

ÁREA DE ATUAÇÃO

E-MAIL / TELEFONE

Damon Marinho Silva

Pós-Graduação e PIC

damon.silva@iesb.br / (61) 3962-4689

Daniele Rodrigues de Araujo Prates

Secretária de Pós-Graduação

Stricto Sensu - Mestrado

daniele.prates@iesb.br / (61) 3962-4682

Denis Cordeiro dos Santos

Assuntos Financeiros e Administrativos

denis.santos@iesb.br / (61) 3962-4662

Adinaldo Sérgio  de Araujo Costa

Consultor Comercial

Adinaldo.costa@iesb.br / (61) 9 91847508

Mariel Priscilla de Siqueira

Supervisora Comercial

mariel.siqueira@iesb.br /  (61) 39624675  

Mário Henrique de Miranda Lessa  

Gerente Comercial

mario.lessa@iesb.br / (61) 39624675