Pós-Graduação/

Geoanalytics

O Curso

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em GeoAnalytics busca atender a uma necessidade de mercado por profissionais competentes para propor soluções, projetar e implementar projetos de georreferenciamento e processamento de imagens espaciais na web e na nuvem, mas que também compreendam os processos de análise de dados geográficos com ferramentas de inteligência visual para tomada de decisões. A especialização em GeoAnalytics está associada à sinergia entre referenciamento geográfico e geotecnologias.

Objetivos

O objetivo da Pós-Graduação é capacitar os estudantes para o planejamento, projeto, implementação e gerenciamento de projetos de Geoprocessamento, fornecendo uma ampla visão das etapas envolvidas nesse processo e dos mais modernos conceitos e práticas que norteiam a formação técnica especializada.

Metodologia de Aplicação

Para atender a essa necessidade, o mercado necessita de profissionais competentes para projetar e implementar projetos revelando geoinformações relevantes, mas que também compreendam os processos de inteligência de dados e relacionamentos geoespaciais para tomar decisões relacionadas à localização.

O currículo do curso de GeoAnalytics é abrangente e alinhado com as necessidades de empresas e foi concebido em três módulos de disciplinas, os quais contribuirão para a formação de um profissional com habilidades para gerenciar ou atuar em equipes especializadas em geotecnologias e Webmapping (GIS), projeto de modelagem de dados espaciais, gerenciamento e integração de dados (Geodatabase), processamento digital de imagens espaciais e produção de indicadores analíticos para tomada de decisões.

O programa oferece aos alunos grande parte de sua carga-horária com aulas teórico-práticas em laboratório de informática com ferramentas de geotecnologias, além de uma sólida formação em metodologia, análise, inteligência de dados de localização, sensoriamento remoto e processamento de imagens espaciais georreferenciadas, uma sólida abordagem sobre os aspectos relacionados à geociências e ao entendimento do negócio e requisitos organizacionais, bem como compreensão dos cenários de riscos e oportunidades, de modo que possam se tornar profissionais flexíveis e capazes para desenvolverem uma visão estratégica e pragmática da aplicação de SIG (Sistemas de Informação Geográfica), tambem conhecido como GIS (acrônimo inglês de geographic information system) como um instrumento da Inteligência Competitiva.

Conteúdo Programático

O curso será ministrado em três períodos, totalizando 360 horas, em disciplinas em sala de aula e laboratório de informática (obs.: neste período de isolamento social com aulas remotas online). Os períodos estão assim definidos:

  • O primeiro período terá disciplinas voltadas para uma introdução ao ambiente da Geoprocessamento e de conceitos importantes da área de Georreferenciamento de dados. Servirá de nivelamento de conhecimentos nos fundamentos básicos para a sequência do curso, propiciará o aproveitamento máximo do aluno nas demais disciplinas do segundo período e dará competências e habilidades suficientes para o aluno ingressar no mercado de trabalho.
  • O segundo período terá disciplinas voltadas para análise, projeto, implementação e administração de bases de dados geográficos.
  • O terceiro período possui disciplinas com abordagem em Geotecnologias e ferramentas como a plataforma ARCGIS.

Os períodos são compostos pelas seguintes disciplinas:

1º período – 124 horas – Produção de Conhecimento

  • Fundamentos de Geoprocessamento e Sistemas de Informações Geográficas (GIS)
  • Cartografia e Geodésia
  • Sensoriamento Remoto
  • Geomarketing

2º período - 132 horas – Projeto e Arquitetura

  • Modelagem de Bancos de Dados Geográficos
  • Banco de Dados Espacial (PostgreSQL e PostGIS)
  • Análise Espacial de Dados Geográficos
  • Linguagem de Programação para GIS (Python)

3º período - 104 horas – Ferramentas e Geotecnologias

  • Processamento Digital de Imagens
  • Servidores de Mapas WebGIS (ARCGIS)
  • Geoprocessamento & Analytics

Corpo Docente

Formado por professores titulados com experiência acadêmica e profissional em suas áreas de atuação.

    Carga Horária, HORÁRIO E LOCAL

    Carga Horária: 360 horas.

    Dias da semana e horário: segundas-feiras e quartas-feiras – das 19h15 às 22h45

    As aulas estarão ofertadas em modo remoto durante o período de quarentena

     

    O Profissional

    O curso é dedicado aos profissionais que desejam atuar no setor de tecnologia espacial, na área de gestão de informações estratégicas para negócios, carreiras em tecnologia da informação, gestão e administração de grandes bases computacionais analíticas, tanto na iniciativa privada como em empresas de governo.

    Mercado de Trabalho

    O país atravessa demanda forte investimento em construção civil (em obras cujas dimensões necessitam do acompanhamento em geoprocessamento), em infraestrutura (grandes obras, portos, aeroportos, estradas, instalações e redes sanitárias), demarcação de terras (em grandes loteamentos, assentamentos populacionais, áreas de preservação ambiental, agricultura e pecuária) e instalações industriais, equipamentos públicos diversos. O curso Geoanalytics busca a especialização de profissionais de Geomarketing, Analistas de Sistemas GIS, especialistas em Geociências e GeoAnalytics, usuários que fazem uso de ferramentas analíticas de dados como ArcGis, QGis, Geoserver, QlikView e similares.

    Público-Alvo

    Gestores Setoriais e de Negócios, Profissionais de Tecnologia da Informação (iniciativa Privada e Governo), Formandos e Egressos de cursos de Geociências como Geografia, Geologia e Geoprocessamento, Agronomia e outras áreas Ambientais, Administração, Engenharia, Economia, Tecnologia da Informação e Inovação e Exatas, além daqueles que tenham interesse em adquirir conhecimentos sobre as melhores práticas de análise de dados e projeto de sistemas de apoio à decisão e gestão da informação por meio de geotecnologias.


    Compartilhe:


    Informações Complementares

    Acontece na Pós

    visualizar
    Foto ilustrativa

    Trabalhos dos alunos da Pós-Graduação em Animação e Arte Digital

    Conheça nossas parceiras:



     








     




     





     






     

    NOME

    ÁREA DE ATUAÇÃO

    E-MAIL / TELEFONE

    Damon Marinho Silva

    Pós-Graduação e PIC

    damon.silva@iesb.br / (61) 3962-4689

    Daniele Rodrigues de Araujo Prates

    Secretária de Pós-Graduação

    Stricto Sensu - Mestrado

    daniele.prates@iesb.br / (61) 3962-4682

    Denis Cordeiro dos Santos

    Assuntos Financeiros e Administrativos

    denis.santos@iesb.br / (61) 3962-4662

    Adinaldo Sérgio  de Araujo Costa

    Consultor Comercial

    Adinaldo.costa@iesb.br / (61) 9 91847508

    Mariel Priscilla de Siqueira

    Supervisora Comercial

    mariel.siqueira@iesb.br /  (61) 39624675  

    Mário Henrique de Miranda Lessa  

    Gerente Comercial

    mario.lessa@iesb.br / (61) 39624675