Pós-Graduação/

Geoanalytics (REMOTO)

O Curso

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em GeoAnalytics busca atender a uma necessidade de mercado por profissionais competentes para propor soluções, projetar e implementar projetos de georreferenciamento e processamento de imagens espaciais na web e na nuvem, mas que também compreendam os processos de análise de dados de localização com ferramentas de inteligência visual, revelando geoinformações relevantes para tomada de decisões.

A especialização em GeoAnalytics está associada à sinergia entre referenciamento geográfico e geotecnologias.

Objetivos do Curso

O objetivo da Pós-Graduação é capacitar os estudantes para o planejamento, projeto, implementação e gerenciamento de projetos de Geoprocessamento, fornecendo uma ampla visão das etapas envolvidas nesse processo e dos mais modernos conceitos e práticas que norteiam a formação técnica especializada.

Matriz Curricular

  • Fundamentos de Geoprocessamento e Sistemas de Informações Geográficas (GIS)
  • Cartografia e Geodésia
  • Sensoriamento Remoto
  • Geomarketing
  • Modelagem de Bancos de Dados Geográficos
  • Banco de Dados Espacial (PostgreSQL e PostGIS)
  • Análise Espacial de Dados Geográficos
  • Linguagem de Programação para GIS (Python)
  • Processamento Digital de Imagens
  • Servidores de Mapas WebGIS (ARCGIS)
  • Geoprocessamento & Analytics

Metodologia de Aplicação

As aulas acontecerão duas vezes por semana e serão remotas no formato telepresencial ao vivo com cada professor utilizando a plataforma online Blackboard Collaborate. O conteúdo de todas as aulas online fica gravado e o aluno pode rever as aulas a qualquer momento.

Ao longo do curso, o aluno aplicará, em situações práticas e em estudos de caso reais os ensinamentos absorvidos. As aulas são expositivas e demonstrativas, com tarefas individuais e em grupo com foco na prática.

Para ter aprovação nas disciplinas o discente precisa cumprir 75% de participação e ter a nota mínima exigida para aprovação de 5,0 (cinco), em uma escala de 0 (zero) a 10 (dez) pontos. O curso não exige TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

Pré-requisitos

Graduação em instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC)

O Profissional

O curso é dedicado aos profissionais que desejam atuar no setor de tecnologia espacial, na área de gestão de informações estratégicas para negócios, carreiras em tecnologia da informação, gestão e administração de grandes bases computacionais analíticas, tanto na iniciativa privada como em empresas de governo. 

Mercado de Trabalho

A carreira para trabalhar com Geoinformação e Geotecnologias é uma das mais promissoras do mercado de trabalho, principalmente quando falamos sobre as novidades tecnológicas como o uso de sensoriamento remoto, drones e aplicativos de softwares que utilizam geolocalização para melhor entendimento da topografia, mapeamento e questões ambientais que são de extrema importância na atualidade.

Nosso país atravessa demanda forte em investimento na construção civil (em obras cujas dimensões necessitam do acompanhamento em geoprocessamento), em infraestrutura (grandes obras, portos, aeroportos, estradas, instalações e redes sanitárias), demarcação de terras (em grandes loteamentos, assentamentos populacionais, áreas de preservação ambiental, agricultura e pecuária) e instalações industriais, equipamentos públicos diversos.

O curso Geoanalytics busca a especialização de profissionais de Geomarketing, Analistas de Sistemas GIS, especialistas em Geociências e usuários que fazem uso de Geotecnologias.

Público-Alvo

Gestores Setoriais e de Negócios, Profissionais de Tecnologia da Informação (iniciativa Privada e Governo); Formandos e Egressos de cursos de Geociências como Geografia, Geologia e Geoprocessamento, Agronomia e outras áreas Ambientais, Administração, Engenharia, Economia, Tecnologia da Informação e Inovação e Exatas; Pessoas interessadas em adquirir conhecimentos sobre as melhores práticas de análise de dados e projeto de sistemas de apoio à decisão e gestão da informação por meio de geotecnologias; Profissionais que fazem uso de SIG (Sistemas de Informação Geográfica), tambem conhecido como GIS (acrônimo inglês de geographic information system) e ferramentas analíticas de dados como ArcGis, QGis, Geoserver, QlikView e similares, como um instrumento da Inteligência Competitiva; Tomadores de decisões que precisam utilizar informações analíticas de geolocalização para alavancar seus negócios.


Compartilhe:


Acontece na Pós

visualizar
Foto ilustrativa

Trabalhos dos alunos da Pós-Graduação em Animação e Arte Digital

Conheça nossas parceiras:



 








 




 





 






 

NOME

ÁREA DE ATUAÇÃO

E-MAIL / TELEFONE

Damon Marinho Silva

Pós-Graduação e PIC

damon.silva@iesb.br / (61) 3962-4689

Daniele Rodrigues de Araujo Prates

Secretária de Pós-Graduação

Stricto Sensu - Mestrado

daniele.prates@iesb.br / (61) 3962-4682

Denis Cordeiro dos Santos

Assuntos Financeiros e Administrativos

denis.santos@iesb.br / (61) 3962-4662

Adinaldo Sérgio  de Araujo Costa

Consultor Comercial

Adinaldo.costa@iesb.br / (61) 9 91847508

Mariel Priscilla de Siqueira

Supervisora Comercial

mariel.siqueira@iesb.br /  (61) 39624675  

Mário Henrique de Miranda Lessa  

Gerente Comercial

mario.lessa@iesb.br / (61) 39624675