Pós-Graduação/

Formação Interdisciplinar em Patrimônio Cultural

O Curso

Reconhecida como um Patrimônio Mundial, Brasília, mas também o Distrito Federal e o Entorno, guardam grande riqueza cultural a ser conhecida e preservada. Comemorando os 60 anos da Capital Federal em 2020, o IESB inova oferecendo à população a pós- graduação Formação Interdisciplinar em Patrimônio Cultural, voltada para técnicos, gestores, e estudiosos de diferentes áreas das políticas públicas e dos saberes acadêmicos, com o objetivo de proporcionar fundamentos e campo de interlocução para práticas de proteção e usufruto sustentável do patrimônio cultural como princípios do bem viver.

Carga horária: 360 horas
Duração: 10 meses – Março a Dezembro de 2020
Frequência: 2ª e 4ª noite; e um sábado por mês ( para visitas técnicas)

Objetivos do curso

O curso de Formação Interdisciplinar Em Patrimônio Cultural é uma pós- graduação latu sensu oferecida aos profissionais e estudiosos de diferentes áreas: arquitetura e urbanismo, engenharia, ciências sociais, educação, história e geografia, artes, comunicação, turismo, administração pública, direito, meio ambiente, dentre outras. É uma proposta de formação transversal que proporciona visão geral do campo, e aprofundamento em conceitos, teorias, perspectivas e experiências de políticas públicas na área.

A proposta do curso parte da observação da inexistência de formação superior permanente no campo de estudos e gestão do patrimônio cultural, oferecida ao público amplo, apesar de Brasília ser uma joia do modernismo declarada Patrimônio mundial pela UNESCO; e o Distrito Federal e seu Entorno compreenderem importantes expressões do patrimônio material e imaterial, arqueológico, colonial, moderno, indígena, quilombola e popular. Observa-se que vez ou outra são oferecidos cursos de extensão ou mesmo especialização, mas de maneira eventual, descontinua; e, na maioria das vezes, restrita à abordagem da arquitetura moderna. O curso Formação Interdisciplinar em Patrimônio Cultural tem por objetivo suprir essa lacuna de formação complementar interdisciplinar; e compreende tanto a dimensão acadêmica, conceitual e teórica, quanto a dimensão pragmática da capacitação técnica para a implementação e gestão da política pública.

Serão combinados diferentes instrumentos pedagógicos, tais como aulas e palestras presenciais; visitas guiada em sítios do DF; difusão e discussão de bibliografia, filmes; e interlocução com professores e palestrantes que são referência na área. A carga horária será distribuída de modo que os estudantes possam desenvolver conhecimento teórico aprofundado combinado com a produção de relatórios de visitas técnica e pequenos textos ensaísticos, de acordo com a área de atuação e o interesse particular de cada um. Estes textos tem caráter experimental e podem ser propostas de intervenção; propostas de Tombamentos de patrimônio material e de Registros de patrimônio imaterial; estudos de conservação, preservação, e salvaguarda; levantamento preliminar de inventários; propostas de projetos turísticos; estudos e propostas de educação patrimonial e difusão de informações, etc. A avaliação será feita com base na frequência e participação nas aulas; e desenvolvimento dos ensaios e relatórios propostos.

Público-alvo

Técnicos e gestores públicos e da sociedade civil, estudiosos de diversas áreas tais como: Arquitetura e Urbanismo, Antropologia, Arqueologia, Artes, Museologia, História, Geografia, Turismo, Engenharia, Gestão Publica, Direito, Ciência Política, dentreoutras.

  • Informações gerais
  • Carga horária: 360 horas
  • Duração: 10 meses – Março a Dezembro de 2020
  • Frequência: 2ª e 4ª noite; e um sábado por mês (para visitas técnicas)

Componentes curriculares

  • História do Campo do Patrimônio Cultural no Brasil. Conceitos e Perspectivas no Campo do Patrimônio Cultural. O PatrimônioArqueológico
  • Patrimônio e Diversidade Cultural Patrimônio Cultural, Estado e Sociedade Brasília e o Patrimônio do DF e Entorno
  • Métodos de Pesquisa e Construção de Dossiês do Patrimônio Material Métodos de Pesquisa e Construção de Dossiês do Patrimônio Imaterial Gestão e Salvaguarda do Patrimônio Cultural
  • Educação Patrimonial



Compartilhe:


Informações Complementares

Acontece na Pós

visualizar
Foto ilustrativa

Trabalhos dos alunos da Pós-Graduação em Animação e Arte Digital

Conheça nossas parceiras:



 








 




 





 






 
NOMEÁREA DE ATUAÇÃOE-MAIL / TELEFONE

Damon Marinho Silva

Pós-Graduação e PIC

damon.silva@iesb.br / (61) 3448-9854

Daniele Rodrigues de Araujo Prates

Secretária de Pós-Graduação

Stricto Sensu - Mestrado

daniele.prates@iesb.br / (61) 3962-4682

Denis Cordeiro dos Santos

Assuntos Financeiros e Administrativos

denis.santos@iesb.br / (61) 3962-4662

Kely dos Santos Gomes

Secretaria de Pós-Graduação

kely.gomes@iesb.br / (61) 3962-4689

Rafael Ferreira de Souza

Secretaria de Pós-Graduação

rafael.souza@iesb.br / (61) 3962-4689

Rívea Fernandes Maia

Gerente Acadêmico

rivea.maia@iesb.br / (61) 3962-9859

Wanessa Pereira Maia Rocha

Secretaria de Cursos EAD

wanessa.rocha@iesb.br / (61) 3962-9839