Pós-Graduação/

Psicologia Positiva Criatividade e Inovação

O Curso

Em 2019 a OCDE (Organização Internacional para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), apresentou um relatório apontando as competências profissionais consideradas mais importantes para o mundo contemporâneo: a Criatividade estava entre as duas mais destacadas. A capacidade de gerar ideias originais, de antecipar-se a problemas, de propor soluções inovadoras é apontada como diferencial, uma vez que se aplica a diversos contextos profissionais e se manterá necessária ao longo dos anos. Nessa mesma direção, a Psicologia Positiva, que estuda, dentre outras características, a Criatividade, tem apontado que a identificação e o investimento em nossas potencialidades possui efeito favorável para o desenvolvimento pessoal, profissional, saúde mental e qualidade de vida. O presente curso tem como objetivo ampliar as competências pessoais de seus estudantes, promovendo desenvolvimento de suas potencialidades; além de capacitá-lo a promover e aplicar tais competências em seu trabalho, possibilitando o favorecimento de desenvolvimentos humanos saudáveis através de sua prática profissional. Para isso o curso mescla o que há de mais recente nas teorias da Criatividade e da Psicologia Positiva, com práticas e vivências que possibilitem o exercício das competências pessoais. A inovação perpassa todo o curso nas discussões sobre práticas profissionais diferenciadas e atuações inovadoras diante das demandas atuais do mercado de trabalho. 

Objetivos

• Oferecer conhecimento cientificamente embasado acerca da Psicologia Positiva, seu surgimentos, propostas e avanços;

• Oferecer conhecimentos de ponta, cientificamente embasados, acerca da Criatividade, sua definição, desenvolvimento e aplicação;

• Instrumentalizar profissionais com ferramentas e técnicas para aplicar e favorecer o desenvolvimento da Criatividade nos diversos contextos profissionais;

• Capacitar profissionais a atuar no desenvolvimento do bem-estar, flow, emoções positivas, realização, propósito de vida e forças humanas;

• Promover o desenvolvimento das competências pessoais dos estudantes;

• Promover reflexões acerca da Psicologia Positiva no trabalho, processos e gestão de carreira;

• Favorecer a construção de uma identidade profissional diferenciada;

• Desenvolver a capacidade de resolução de problemas com vistas à sua aplicação na trajetória profissional.

Pré-Requisitos

Ser graduado em qualquer curso.

Público-Alvo

Profissionais de todas as áreas. 

Metodologia de Aplicação

Aulas expositivas, explanações dialogadas, vivências, aprendizagem baseada em problemas (Problem Based Learning – PBL), fixações por texto e vídeos, avaliações online. 

Mercado de Trabalho

A partir do curso o profissional será capaz de realizar: a elaboração de treinamentos de pessoas em Criatividade e Desenvolvimento Humano Positivo; o aprimoramento dos processos profissionais e resolução de problemas da sua área de atuação a partir das técnicas apresentadas; a aplicação dos conhecimentos e estratégias para elaboração de projetos e gestão de carreira; e o autoaprimoramento de competências requisitadas em cargos de liderança e gestão de pessoas.

Coordenador Acadêmico

Profa. Dra. Bianca Cristine Gomide Costa

Professora Substituta no Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB), Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento.  Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB), Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Possui ênfase em Psicologia Positiva, tendo concluído o curso “Foundations of Positive Psychology” da College of Liberal and Professional Studies, University of Pennsylvania (EUA) - curso à distância.  Foi consultora da Fundação Geniantis (SP) e Via Institute on Character (EUA) para adaptação dos itens do Via Youth Survey, teste para medição das forças de caráter, para o Brasil. Estuda a Psicologia Positiva há mais de 10 anos, tendo organizado e ministrado diversos cursos e palestras sobre o tema, com pesquisas realizadas nos temas de autoconceito, autoestima, autoeficácia, bem-estar e educação positiva. Áreas de atuação e estudo: Desenvolvimento Humano, Psicologia Escolar, Psicologia Positiva, Variáveis socioemocionais, Avaliação Psicológica e Psicometria.

Informações Gerais

Inscrições: até 07 de março de 2020

Carga Horária: 360 horas

Duração do curso: 12 meses

Período de Aulas: Aulas quinzenais. Sexta-feira, 19h às 22h e Sábados 9h às 19h (segundo final de semana do mês)
Sábado 9h às 19h (quarto final de semana do mês)

Local: Campus Asa Norte

Número de vagas: 20-40

O Profissional

Aplicada a todas as áreas, esse curso destina-se ao profissional que busca o autodesenvolvimento de competências para lidar de forma mais capacitada com os desafios profissionais; profissionais em cargos de gestão ou que promovem direta ou indiretamente o desenvolvimento humano de outros profissionais, instituições e/ou clientes; e profissionais que utilizem a Criatividade em sua prática profissional. 



Compartilhe:


Informações Complementares

Acontece na Pós

visualizar
Foto ilustrativa

Trabalhos dos alunos da Pós-Graduação em Animação e Arte Digital

Conheça nossas parceiras:



 








 




 





 






 
NOMEÁREA DE ATUAÇÃOE-MAIL / TELEFONE

Damon Marinho Silva

Pós-Graduação e PIC

damon.silva@iesb.br / (61) 3448-4689

Daniele Rodrigues de Araujo Prates

Secretária de Pós-Graduação

Stricto Sensu - Mestrado

daniele.prates@iesb.br / (61) 3962-4682

Denis Cordeiro dos Santos

Assuntos Financeiros e Administrativos

denis.santos@iesb.br / (61) 3962-4662

Rívea Fernandes Maia

Gerente Acadêmico

rivea.maia@iesb.br / (61) 3962-9859