Pós-Graduação/

Banco de Dados (REMOTO)

O Curso

O curso de Pós-Graduação lato sensu em Banco de Dados tem como finalidade formar profissionais com a capacidade e habilidade de analisar, projetar, implementar, implantar e administrar bases de dados corporativas por meio de um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD).

O curso forma especialistas capazes de analisar e modelar problemas relacionados ao Banco de Dados de empresas independentemente do seu porte. Para propor uma formação diferenciada aos seus alunos, o IESB é conveniado à Oracle Academy e ao Oracle Workforce Development Program, tornando-se o Centro Oficial de Treinamento, ao passo que possui, na grade curricular do curso, 04 (quatro) módulos oficiais preparatórios para Certificações Profissionais (OCA/OCP).

Objetivos do curso

  • Capacitar os alunos para o planejamento, projeto, implantação e gerenciamento de projetos de Bancos de Dados para Sistemas de Informações corporativos, fornecendo uma ampla visão das etapas envolvidas nesse processo e dos mais modernos conceitos e práticas atualizadas que norteiam a formação do especialista.
  • O aluno irá criar projetos lógicos e físicos para a estruturação das informações da empresa, organizar as informações da empresa auxiliando nas decisões, garantir a segurança e definir as permissões de acesso ao banco de dados e desenvolver códigos para os sistemas de informações.
  • O aluno, também, aprenderá a usar ferramentas de software para projeto e modelagem, monitoramento e gerenciamento de bases de dados para usuários de sistemas de informações.
  • Promover atualização profissional de pessoal técnico atuante na área de Administração em Bancos de Dados, de modo que possam ser aprimoradas as suas condições de gestão em tecnologia da informação.

Matriz curricular

  • Introdução a Banco de Dados;
  • Sistemas Operacionais;
  • Modelagem de Dados;
  • Módulo 1 OCP - Oracle Database 12c: Introduction to SQL;
  • Ferramentas de Auxílio ao Desenvolvimento (CASE);
  • Linguagem Procedural SQL;
  • Módulo 2 OCP - Oracle Database 12c: Admin, Install and Upgrade Accelerated;
  • Performance Tuning;
  • Administração de Data Warehouse;
  • Módulo 3 OCP - Oracle Database 12c: Backup and Recovery Workshop;
  • Módulo 4 OCP - Oracle Database 12c: Managing Multitenant Architecture.

Metodologia de Aplicação

As aulas acontecerão duas vezes por semana e serão remotas no formato telepresencial ao vivo com cada professor utilizando a plataforma online do Blackboard Collaborate. O conteúdo de todas as aulas online fica gravado e o aluno pode rever as aulas a qualquer momento.

Ao longo do curso, o aluno aplicará, em situações práticas e em estudos de caso reais os ensinamentos absorvidos. As aulas são expositivas e demonstrativas, com tarefas individuais e em grupo com foco na prática. 

Para ter aprovação nas disciplinas o discente precisa cumprir 75% de participação e ter a nota mínima exigida para aprovação de 5,0 (cinco), em uma escala de 0 (zero) a 10 (dez) pontos. O curso não exige TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

Pré-requisitos

Graduação em instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC)

O Profissional

O curso é dedicado aos profissionais que desejam atuar na área de projeto e gestão de bases de dados para grandes empresas (iniciativa Privada e Governo) como Consultor, Projetista Administrador de Dados (AD) ou como Administrador de Banco de Dados (DBA).  O especialista também poderá trabalhar como Analista Programador em Banco de Dados, Analista PL/SQL, Analista de Business Intelligence e outras profissões associadas ao desenvolvimento de software com Banco de Dados.

Mercado de Trabalho

Para atender a essa necessidade, o mercado necessita de profissionais competentes para projetar, implementar e gerenciar projetos de Bancos de Dados, mas que também compreendam os processos de negócio da empresa.

No mercado de trabalho, o profissional especialista pode atuar em grandes e médias empresas que lidem com um alto volume de informações e transações, como por exemplo, bancos e instituições financeiras, setor de tecnologia, indústrias, setor logístico, consultoria, mercados e escritórios. A atuação na área é comum como Consultor, Analista, Projetista Administrador de Dados (AD) ou gerente Administrador de Bancos de Dados (DBA).

Público-Alvo

O público-alvo da especialização são formandos e egressos dos cursos de qualquer formação superior ou profissionais formados em cursos da área de Tecnologia da Informação, interessados em se aprofundar nos conhecimentos acerca do gerenciamento de Banco de Dados, assim como gestores e usuários de Sistemas de Informação, interessados na aprendizagem de projeto e estrutura, comandos e programação em Banco de Dados.


Compartilhe:


Acontece na Pós

visualizar
Foto ilustrativa

Trabalhos dos alunos da Pós-Graduação em Animação e Arte Digital

Conheça nossas parceiras:



 








 




 





 






 

NOME

ÁREA DE ATUAÇÃO

E-MAIL / TELEFONE

Damon Marinho Silva

Pós-Graduação e PIC

damon.silva@iesb.br / (61) 3962-4689

Daniele Rodrigues de Araujo Prates

Secretária de Pós-Graduação

Stricto Sensu - Mestrado

daniele.prates@iesb.br / (61) 3962-4682

Denis Cordeiro dos Santos

Assuntos Financeiros e Administrativos

denis.santos@iesb.br / (61) 3962-4662

Adinaldo Sérgio  de Araujo Costa

Consultor Comercial

Adinaldo.costa@iesb.br / (61) 9 91847508

Mariel Priscilla de Siqueira

Supervisora Comercial

mariel.siqueira@iesb.br /  (61) 39624675  

Mário Henrique de Miranda Lessa  

Gerente Comercial

mario.lessa@iesb.br / (61) 39624675