Pós-Graduação/

Aplicativos Móveis (Remoto)

O Curso

O curso de Pós-Graduação em Aplicativos Móveis proporciona a seus alunos uma base sólida de conceitos e fundamentos técnicos, além da experiência transmitida por profissionais do mercado. O objetivo é propiciar aos profissionais o conhecimento dos conceitos, tecnologias e dos modelos fundamentais da computação móvel. Além disso, o aluno poderá compreender os mecanismos, frameworks e metodologias usadas no desenvolvimento de software para sistemas de computação móvel, sendo capaz de implementar aplicações de computação móvel integradas a sistemas de informação. Ao final, o estudante estará apto a desenvolver aplicativos para diferentes ecossistemas móveis: Android, iOS (iPhone e iPad), ReactNative.

Objetivos do Curso

Desenvolver aplicativos para Dispositivos Móveis para os diferentes ecossistemas moveis (Android, iOS, ReactNative, etc). Compreender os mecanismos, framewoks e metodologias usadas no desenvolvimento de software para sistemas de computação móvel. Ser capaz de implementar aplicações de computação móvel, integradas a sistemas de informação.

Metodologia de Aplicação

As aulas acontecerão duas vezes por semana e serão remotas no formato telepresencial ao vivo com cada professor utilizando a plataforma online do Blackboard Collaborate. O conteúdo de todas as aulas online fica gravado e o aluno pode rever as aulas a qualquer momento.

Ao longo do curso, o aluno aplicará, em situações práticas em estudos de caso reais os ensinamentos absorvidos. As aulas são expositivas e demonstrativas, com tarefas individuais e em grupo com foco na prática.

Em todas as disciplinas o aluno será avaliado por entregáveis como protótipos, códigos, canvas, wireframes e aplicativos nas diferentes ferramentas e plataformas de desenvolvimento vistas ao longo do curso. Não temos provas e nem TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

Horários de aula Remota: terças-feiras e quintas-feiras (de 19h15 a 22h40); ou segundas-feiras e quartas-feiras (de 19h15 a 22h40)

Ambiente de aulas Remotas: Blackboard Collaborate

Programa do Curso

Módulo 1

Design de Interfaces para Aplicativos Móveis (24 horas)

Experiência do Usuário e Design Thinking (24 horas)

Empreendedorismo e Desenvolvimento de Startups (20 horas)

Conectividade e Dispositivos Móveis (24 horas)

Desenvolvimento de Jogos para Dispositivos Móveis (28 horas)

Módulo 2

Desenvolvimento de Back End (20 horas)

Desenvolvimento para Android 1 (28 horas)

Desenvolvimento para Android 2 (28 horas)

Desenvolvimento para Android 3 (28 horas)

Desenvolvimento para iOS Apple 1 (32 horas)

Desenvolvimento para iOS Apple 2 (32 horas)

Desenvolvimento para iOS Apple 3 (20 horas)

React Native 1 (24 horas)

React Native 2 (28 horas)

Pré-Requisitos

Ter conhecimentos em programação em qualquer linguagem.

O Profissional

Devido à popularidade dos tablets e smartphones, está surgindo uma demanda crescente por profissionais capazes de evoluir constantemente nas plataformas de programação e desenvolvimento de aplicativos móveis. O mercado de desenvolvedores é bastante competitivo e a constante atualização é uma premissa para o seu crescimento. Uma constatação evidente é de que, nesta área, a exigência está voltada para profissionais que consigam ampliar o seu conhecimento técnico por intermédio de um desenvolvimento progressivo em todos os segmentos tecnológicos, além de estar em perfeita sintonia com os produtos e serviços atuais e futuros. O crescimento vertiginoso de novas tecnologias de hardware e software tem aberto várias oportunidades e criado campos de atuação para desenvolvedores de softwares.

Mercado de Trabalho

O mercado de aplicativos moveis para smartphones tem se mostrado o mercado de maior crescimento, mais dinâmico e mais revolucionário dentre a maioria dos mercados de produtos de consumo. O crescimento vertiginoso de novas tecnologias de hardware e software para este mercado tem aberto várias oportunidades e criado novos mercados para desenvolvedores de softwares. Aplicativos Moveis é o principal frontend da Internet e cada nova tecnologia lançada no mercado os Apps se renovam. Tecnologias como 5G, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial criam oportunidades para o desenvolvimento de novos Apps.

Público-Alvo

O público alvo deste curso de POS Graduação está focado em profissionais que queiram se capacitar para desenvolver aplicativos para dispositivos moveis como tablets e smartphones. A indústria carece de profissionais capacitados para o desenvolvimento de aplicativos para dispositivos moveis e esta tendência irá continuar crescendo massivamente nos próximos anos visto que Apps é o principal frontend da Internet. São profissionais das seguintes áreas: Profissionais de Tecnologia da Informação e Comunicações - TIC (Analistas de Sistemas, Bacharéis em Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Tecnólogos em Processamento de Dados ou em Redes de Computadores), Engenheiros Elétricos, Engenheiros de Redes, Tecnólogos em Telecomunicações, Administradores (quaisquer habilitações), Profissionais de Comunicação, Jornalistas e demais profissionais de nível superior engajados ou que queiram se engajar no desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis.


Compartilhe:


Acontece na Pós

visualizar
Foto ilustrativa

Trabalhos dos alunos da Pós-Graduação em Animação e Arte Digital

Conheça nossas parceiras:



 








 




 





 






 

NOME

ÁREA DE ATUAÇÃO

E-MAIL / TELEFONE

Damon Marinho Silva

Pós-Graduação e PIC

damon.silva@iesb.br / (61) 3962-4689

Daniele Rodrigues de Araujo Prates

Secretária de Pós-Graduação

Stricto Sensu - Mestrado

daniele.prates@iesb.br / (61) 3962-4682

Denis Cordeiro dos Santos

Assuntos Financeiros e Administrativos

denis.santos@iesb.br / (61) 3962-4662

Adinaldo Sérgio  de Araujo Costa

Consultor Comercial

Adinaldo.costa@iesb.br / (61) 9 91847508

Mariel Priscilla de Siqueira

Supervisora Comercial

mariel.siqueira@iesb.br /  (61) 39624675  

Mário Henrique de Miranda Lessa  

Gerente Comercial

mario.lessa@iesb.br / (61) 39624675