Pós-Graduação/

Engenharia de Big Data (Remoto)

O Curso

A Engenharia de Big Data é um pilar da Ciência de Dados, cujo foco está em todos os aspectos da produção do Big Data com qualidade, desde os estágios iniciais de especificação do sistema e seu ambiente computacional até a sua manutenção, quando o Big Data já está implantado e em operação. Usa teorias e métodos apropriados para resolver problemas de acordo com as restrições organizacionais e financeiras de uma empresa privada ou de um órgão em uma administração pública.

O grande desafio para o Engenheiro de Big Data é projetar, implantar, preparar e disponibilizar a infraestrutura do Big Data para ser utilizada pelos Cientistas de Dados. Geralmente são engenheiros de software, administradores de bancos de dados, analistas de redes locais e analistas de teleinformática que projetam, constroem, integram dados de várias fontes e gerenciam o Big Data. Escrevem consultas complexas para recuperação dos dados no Big Data, garantem que ele seja facilmente acessível e funcione sem problemas, garantindo que todo o ecossistema do Big Data esteja otimizado e disponível todo o tempo. Concentra-se mais no projeto e na arquitetura do ambiente do Big Data, entretanto é de suma importância que conheça os fundamentos da Ciência de Dados e da Inteligência Artificial (mineração de dados, machine learning e deep learning), para que possam executar suas atribuições com mais eficiência e agreguem valor as suas organizações.

Este curso irá prepará-lo para ser um profissional diferenciado na sua área de atuação. Ao longo do curso você irá habilitando-se a ingressar no mundo da Engenharia de Big Data, conhecer na teoria e na prática as principais metodologias e tecnologias disponíveis no mercado, cada vez mais demandados pelas organizações no Brasil e no Exterior.

Objetivos do Curso

Capacitar o aluno com uma sólida formação em Engenharia de Big Data e torná-lo apto a desenvolver projetos lógicos e físicos de Big Data, participando de atividades de concepção, projeto, desenvolvimento, validação, implementação, implantação, operação e otimização. O aluno adquirirá profundos conhecimentos de metodologias, técnicas e ferramentas de computação para implantação e manutenção de Big Data, por meio de aplicações práticas, em laboratórios de informática para as aulas teóricas/práticas, com a execução de projetos e implementações. O aluno, também, aprenderá a usar pelo menos três softwares para implantação e gestão de Big Data padrões SQL e NoSQL, estruturados e não-estruturados. Os alunos poderão desenvolver seus projetos em suas organizações, em seus computadores pessoas ou em laboratórios virtuais disponibilizados pela Instituição.

Metodologia de Aplicação

Aulas duas vezes na semana, ao vivo, 100% on-line. O conteúdo permanece gravado, disponível na plataforma de aprendizagem e pode ser acompanhado a qualquer momento. Provas e apresentação de trabalhos on-line. Abordagem prática, visando dar ao aluno uma experiência de aplicação das principais técnicas, algoritmos e softwares utilizados.

Para ter aprovação nas disciplinas o discente precisa cumprir 75% de participação e ter a nota mínima exigida para aprovação de 5,0 (cinco), em uma escala de 0 (zero) a 10(dez).

Horários de aula Remota: terças-feiras e quintas-feiras (de 19h15 a 22h40)

Ambiente de aulas Remotas: Blackboard Collaborate

Programa do Curso

Módulo I

Softwares para uso em Ciência de Dados

Fundamentos de Bancos de Dados e Big Data

Análise Exploratória e Visualização de Dados

Sistemas Distribuídos

Ciência de Dados e Inteligência Artificial

Módulo II

Introdução e Projeto de Big Data com Hadoop

Computação em Nuvem

Gerência de Dados NoSql no Big Data

Arquitetura e Implementação de Big Data com Hadoop

Administração e Operação de Big Data com Hadoop

Módulo III

Processamento Massivo em Big Data

Projeto Aplicado e Tópicos Avançados em Big Data

Pré-requisitos

Graduação em instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

O Profissional

O Engenheiro de Big Data é o responsável por todo o processo de coletar, transformar e armazenar os dados brutos de uma organização, que podem estar nos mais variados formatos, desde bancos de dados transacionais, relacionais, até arquivos de dados não estruturados, em um formato que permita ao Cientista de Dados executar as análises necessárias na organização. Cabe também ao Engenheiro de Big Data manter todo o processo em execução, organizar o Sistema de Gerência de Banco de Dados (SGBD), SQL ou NoSQL, com performance, para que os dados possam ser coletados no momento certo, com o nível de qualidade e segurança exigidos pela empresa. O trabalho do Engenheiro de Big Data é tão importante quanto o trabalho do Cientista de Dados, pois ele tem a missão de montar e manter toda a operação do Big Data em funcionamento, definindo sua arquitetura, componentes de comunicação e garantindo a segurança e privacidade dos dados.

Mercado de Trabalho

A carreira em Engenharia de Big Data, juntamente com a de Cientista de Dados, é uma das mais promissoras do mercado de trabalho brasileiro. Todas as organizações que desenvolvem seus Big Data precisam ter Engenheiros de Big Data em sua equipe de infraestrutura de TIC. A atividade de manter os bancos de dados seguros, com performance e estabilidade, além de construir a arquitetura do Big Data, é cada vez mais reconhecida e frequente nas empresas. Para que o dado seja trabalhado, analisado e gere valor para organização, precisa ter uma infraestrutura que suporte a quantidade imensa de dados armazenados no Big Data. O Engenheiro de Big Data é o profissional que garantirá o funcionamento adequado do Big Data.

Público-Alvo

Graduados ou Pós-Graduados em cursos na área das ciências exatas, interessados em conhecer e se preparar para novos desafios profissionais no mundo do Big Data; Engenheiros de software, administradores de bancos de dados, administradores de dados, analistas de redes locais, analistas de teleinformática, administradores de Big Data e analistas de infraestrutura de TIC que precisam conhecer e se atualizarem com as tecnologias de Big Data; Profissionais envolvidos com a Ciência de Dados e a Inteligência Artificial que necessitem entender melhor os processos de planejamento, construção e manutenção de Big Data; Pessoas interessadas em estudar, conhecer novas tecnologias de computação, de ciência de dados, inteligência artificial e engenharia de Big Data e aumentar o seu grau de empregabilidade e valor no mercado de trabalho.


Compartilhe:


Informações Complementares

Acontece na Pós

visualizar
Foto ilustrativa

Trabalhos dos alunos da Pós-Graduação em Animação e Arte Digital

Conheça nossas parceiras:



 








 




 





 






 

NOME

ÁREA DE ATUAÇÃO

E-MAIL / TELEFONE

Damon Marinho Silva

Pós-Graduação e PIC

damon.silva@iesb.br / (61) 3962-4689

Daniele Rodrigues de Araujo Prates

Secretária de Pós-Graduação

Stricto Sensu - Mestrado

daniele.prates@iesb.br / (61) 3962-4682

Denis Cordeiro dos Santos

Assuntos Financeiros e Administrativos

denis.santos@iesb.br / (61) 3962-4662

Adinaldo Sérgio  de Araujo Costa

Consultor Comercial

Adinaldo.costa@iesb.br / (61) 9 91847508

Mariel Priscilla de Siqueira

Supervisora Comercial

mariel.siqueira@iesb.br /  (61) 39624675  

Mário Henrique de Miranda Lessa  

Gerente Comercial

mario.lessa@iesb.br / (61) 39624675