TCC de aluna de Jornalismo analisa a cobertura de suicídio no mês de conscientização do Setembro Amarelo

A aluna de Jornalismo Isabela Lourenço apresentou recentemente seu Trabalho de Conclusão de Curso em banca na última quarta-feira (27/11), e o tema defendido é de suma importância para a imprensa nos dias atuais. A aluna questiona a produção da cobertura de suicídio em pleno mês de conscientização e prevenção - Setembro Amarelo -, nos principais veículos de comunicação de Brasília: Correio Braziliense e portal Metrópoles.

"A princípio, eu queria abordar a cobertura do suicídio dentro do web jornalismo. Já havia escrito um artigo para a faculdade sobre o tema e queria me manter nele, mas depois decidi por focar em comparar a forma como os dois veículos online mais acessados do DF [Metrópoles e Correio Braziliense], cobrem suicídio no Setembro Amarelo e nos 3 meses anteriores", explica. A decisão partiu da orientação feita pelo professor Márcio Peixoto, que acompanhou o trabalho de perto.

O processo do TCC foi importante, também, para que Isabela pudesse ver o tamanho da responsabilidade que o profissional de jornalismo tem em relação à vida das pessoas, e de como o assunto precisa ser abordado com o maior cuidado possível, "Querendo ou não, o jornalismo envolve lidar com a vida das pessoas", salienta.

Isabela acredita que o trabalho foi muito importante para seu aprendizado e também credita parte da obra ao professor Márcio. "A parceria e a confiança dele, tornaram tudo mais tranquilo", conta.

Ela aproveitou também para dar uma dica: seguir à risca as orientações e os prazos de entrega das etapas, para que nada se acumule no final.

Por Yanna Calisto



Compartilhe: