Preparação volta às aulas!

Aluno, você não está sozinho!

A partir da próxima segunda (23), o IESB dará continuidade ao cronograma de aulas, com atividades remotas, por meio de plataformas digitais e outros recursos tecnológicos.

O IESB cresceu com o desafio de aliar tecnologia, modernidade e ousadia na formação dos seus alunos. Agora, diante a suspensão das atividades presenciais como medida preventiva para enfrentamento do coronavírus (COVID-19), a Instituição está mobilizada para garantir o funcionamento das atividades acadêmicas com qualidade. A partir de segunda-feira (23), os professores entrarão com o cronograma de atividades remotas, planejado com o auxílio da tecnologia e das ferramentas digitais. Todo o contato entre professores e alunos será por meio do Blackboard e, no sábado (21), teremos aulões virtuais, em diferentes horários, para capacitação do uso da plataforma e de recursos digitais.

Cada professor, dentro da sua disciplina, apresentará o conteúdo programático, com os cenários remotos (estratégias pedagógicas) e os devidos processos avaliativos para serem desenvolvidos na versão online. Parece complexo, mas não é. Inclusive, as duas primeiras semanas de conteúdo já serão disponibilizadas a partir de segunda-feira. Toda essa adaptação está sendo feita após o Ministério da Saúde sugerir a utilização de “cenários de contingência” para evitar aglomerações, e o Governo do Distrito Federal (GDF) publicar decreto suspendendo as aulas. Clique aqui

O objetivo é conduzir a educação dentro de um cenário de cooperação da população e das instituições com o intuito de prevenir o avanço do coronavírus no Brasil.

A coordenadora do Núcleo de Inovação das Práticas Pedagógicas do Centro Universitário IESB, Michelle Jordão Machado, explica que o momento agora é de planejamento, parceria e união. “Todos os professores já têm contato com seus alunos pelas plataformas, como o Blackboard, ou grupos de WhatsApp, a questão é que isso, agora, será usado mais fortemente, de forma mais intensa. Estamos preparados para não deixar os nossos alunos sozinhos e para manter o aprendizado de qualidade, mas de um jeito diferente. Estamos falando em usar as tecnologias a favor da aprendizagem.”

As aulas remotas preparadas pelo IESB não são a mesma coisa que o EAD, o conhecido Ensino a Distância. A principal diferença é a forma como o conteúdo das duas modalidades é criado. O EAD requer um padrão, desde o material didático até a avaliação, enquanto as aulas remotas são montadas de forma personalizada, levando em consideração caso a caso, além da particularidade e necessidade de cada disciplina. “A partir das competências exigidas são criadas diversas estratégias. Se precisa ser mais prático ou mais teórico, por exemplo”, detalha a coordenadora.

Distantes, mas juntos

Você que estava acostumado a ver o professor na sala de aula, agora estará em contato com esse docente pelas redes. Grupos de WhatsApp, Fóruns de discussão, chamadas pelo Hangout do Gmail, YouTube, entre outras plataformas digitais. O professor definirá como será e avisará pelos canais já estabelecidos: e-mail, mensagens e Blackboard. Uma das novidades é a realização das aulas remotas síncronas e assíncronas. As síncronas nada mais são do que aulas com a participação do aluno e do professor no mesmo instante e no mesmo ambiente. Na presencial o encontro é na sala de aula, mas, nesse caso, será no mundo virtual.

As assíncronas, ao contrário disso, são desconectadas do momento real e/ou atual e funcionam como uma espécie de arquivo, que pode ser acessado pelos alunos em outros momentos. Tanto as aulas síncronas como as assíncronas serão planejadas e operacionalizadas estritamente dentro da carga horária semanal prevista em cada disciplina. Todo e qualquer aluno que tenha dificuldade em acessar qualquer um dos modelos previstos poderão entrar em contato imediatamente com o coordenador do curso/disciplina.

Biblioteca? Temos!

O IESB tem a biblioteca virtual. O acesso é simples e o processo é auto-explicativo. Pode ser feito pelo www.iesb.br/biblioteca ou pelo Aluno online, pela aba serviços. Lá, o aluno encontra o catálogo com um acervo online de livros e publicações.

Ixi, não tenho internet!

Calma. Fale com o coordenador do curso/disciplina. O IESB disponibilizará um canal direto para falar com você. Faremos um cronograma de aulas específico.

Atenção, estagiários!

A prática local nos estabelecimentos estará suspensa. Vamos aguardar as instruções de órgãos superiores e traremos em breve informações sobre como serão os procedimentos.

Canal de contato

Aluno, não esquente a cabeça. O IESB preparou uma série de iniciativas, a começar pelos aulões do fim de semana, para ajudar a entender como tudo funcionará, aprender a utilizar e a mexer em todas as plataformas que serão usadas.

Mas, ficou dúvida? Tem um canal de atendimento de WhatsApp. Chama aí! 61 9915-86957

Volta às aulas

Alunos e alunas do IESB,

Os governos federal e local suspenderam as aulas presenciais por conta do coronavírus (COVID-19), O momento é de adaptação e, por isso, nossas atividades, entre os dias 23 de março e 4 de abril, serão desenvolvidas remotamente, com a utilização de recursos tecnológicos. Vamos usar nossa plataforma Blackboard e outras ferramentas digitais para garantirmos a continuidade da qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem oferecidos pelo IESB. Para dinamizar os esclarecimentos sobre essa nova realidade, bem como facilitar o uso da plataforma digital, faremos uma sequência de aulões virtuais, no sábado (21), em diferentes horários, para que todos possam participar e compreender a dinâmica das atividades.

O acesso será por meio deste link: https://us.bbcollab.com/guest/d8bab81a33fb49e0a9b125f0b4815692

Atenção! Para que haja interação durante o aulão é preciso que, na hora do acesso, vocês aceitem os pedidos para liberar áudio e câmera do computador/telefone.

Confira os horários dos aulões:

Manhã
1º tutorial: 9h - 9h30
2º tutorial: 9h45 - 10h15

Tarde
1º tutorial: 16h - 16h30
2º tutorial: 17h - 17h30

Noite
1º tutorial: 19h - 19h30
2º tutorial: 20h - 20h30

Ficou dúvida? O IESB terá um canal de atendimento no WhatsApp. Chama aí! 61 99158-6957



Compartilhe: