Excessos de final de ano: confira como perder os quilos adquiridos no Natal e Ano Novo

Rabanada, pernil, salpicão, bacalhau e tender. Esses são alguns dos pratos mais comuns em festas de final de ano. É praticamente impossível abrir mão dessas delícias e, é claro, elas engordam. Porém, não há motivos para se desesperar. Cometer “deslizes” nessa época do ano é comum. Segundo o coordenador do curso de Educação Física do Centro Universitário IESB, Sérgio Maraca, é possível traçar planos para perder os quilos adquiridos. Para ele, o retorno deve ser gradativo e com mais atividades aeróbicas, além de acompanhamento profissional.

O ideal é não interromper nem a dieta, nem a prática de exercícios físicos. Mas, como essa missão é muito difícil, o professor recomenda que se escolha um dos dois para tentar manter firme. “Vamos tirar uma das hipóteses. Você não faz a dieta, mas mantém a rotina de atividade físicas”, explica. Segundo o professor, corridas na praia, partidas de futebol e até mesmo caminhadas são opções para não suspender totalmente da atividade física. “Mantendo esse ritmo de pelo menos 30 minutos por dia já ajuda bastante”, indica.

Caso interrompa completamente as atividades físicas e a dieta, o prejuízo pode ser maior. Contudo, é possível e indicado traçar um plano de atuação para recuperar o ritmo logo após as comemorações de fim de ano. De acordo com Maraca, o ideal para iniciar bem o ano e rapidamente eliminar o peso extra conquistado com os exageros do final de ano é marcar uma avaliação física para definir o melhor caminho de exercícios a se seguir. “Após a avaliação, que deve ser realizada por um profissional de Educação Física, é montado um programa personalizado. Para quem quer perder peso, geralmente, preparamos séries rápidas de curta duração e com bastante atividade aeróbia, para ajudar no o processo de queima de calorias”, explica.

Se a pessoa ficou muitos dias sem praticar exercício físico, é importante aumentar a intensidade de forma gradativa para evitar lesões. “Comece com uma atividade aeróbica; depois acrescente hipertrofia até conseguir adquirir um conjunto de benefícios para a saúde física. Não há nada anormal em fazer excessos no fim de ano. O importante é retomar logo a rotina”, complementa.

Por Profissionais do Texto



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