Dia Nacional da Leitura: Participe do Clube de Leitura da Biblioteca IESB

Um dos objetivos do projeto é ajudar a reverter o dado da média de livros lidos no Brasil: em 2019, os brasileiros consumiram menos de dois livros

Além do Dia das Crianças e do feriado católico, dia 12 de outubro também representa uma data muito importante no calendário, principalmente, de quem está ligado à educação: o Dia Nacional da Leitura. A data ajuda a conscientizar a população sobre a importância de manter hábitos de leitura, que vai muito além do simples fato de saber ler.

No IESB, uma das iniciativas ligadas ao tema é o Clube de Leitura, que tem como missão ajudar a reverter o dado da média de livros lidos no Brasil: em 2019, os brasileiros consumiram aproximadamente 2,43 livros completos, de acordo com a 4ª edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro.

Inaugurado em maio de 2020, e atualmente contando com 47 membros, entre alunos, professores e colaboradores da Instituição, o clube realiza a leitura de um livro por mês. "As obras vão desde o clássico nacional Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, até obras de ficção científica renomadas, como O Senhor das Moscas, de William Golding, entre outros. Estamos muito felizes, pois o retorno que temos dos alunos até agora é super positivo", conta a supervisora da biblioteca e integrante do grupo, Vanessa Rufino.

Entenda

Funciona assim: no início do mês é definido um tema genérico para o grupo, que sugere e vota algumas obras relacionadas a esse tema. Depois de definida a obra, o próximo encontro fica marcado para o fim do mês, num horário pré-estabelecido, para que os integrantes discutam sobre a história e as interpretações de cada obra. "Assim, além de estimularmos a leitura, a criatividade e a interpretação de texto, também percebemos que habilidades socioemocionais também são desenvolvidas, uma vez que passamos a enxergar visões diferentes sobre um mesmo objeto de análise. É uma experiência rica e prazerosa para todos", avalia Vanessa.

Segundo o estudante do 2º semestre de Design Gráfico Lucas Marques, um dos integrantes do Clube, o projeto ajudou a conhecer obras importantes e a criar vínculos. "Como eu acabei de entrar na faculdade, nesse momento em que estamos em atividades remotas, e que o convívio acaba sendo reduzido, o Clube me ajudou muito nessa relação com as pessoas dentro da faculdade. Além disso, me estimulou a ler mais", comenta.

No dia 31 de outubro, a partir das 15h, o grupo se reúne numa sala virtual do Blackboard Collaborate para discutir sobre o livro "Sono", do escritor japonês Haruki Murakami, dentro da temática "Volta ao Mundo". Já para novembro, o livro debatido será "Nada me Faltará", de Lourenço Mutarelli, sob o tema "Livros nacionais publicados no século XXI".

Para participar do Clube de Leitura da Biblioteca IESB, basta seguir o perfil oficial da Biblioteca no Instagram e mandar suas informações de contato por mensagem direta, ou através do WhatsApp.


Por Felipe Caian Dourado



Compartilhe: