De férias em Brasília? Visite os principais monumentos da cidade

Monumento, de acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa, é uma obra, geralmente grandiosa, construída com a finalidade de perpetuar a memória de uma pessoa ou acontecimento relevante na história de uma comunidade ou nação. Em Brasília, há quem considere que toda a cidade é um monumento, devido à grandiosidade com que foi projetada, e à enormidade de obras que se confundem com a História Política brasileira.

Aproveitando o período de férias e, sem precisar sair de Brasília, que tal visitarmos os principais da capital? O professor de Arquitetura e Urbanismo, Orlando Rangel, lista os principais monumentos da cidade. Confira:

Catetinho

catetinho.png

Primeira residência oficial do presidente Juscelino Kubitschek, na época da construção de Brasília. Atualmente a construção se tornou um ponto turístico e um verdadeiro museu que mostra como era a vida nos anos 1960. O projeto foi construído em apenas 10 dias e também ficou conhecido como Palácio das Tábuas.

Lago Paranoá e Ponte JK

lagoparanoa.png

Outra importante construção de Brasília é o Lago Paranoá. Seus 48 km² de área lhe rendem o posto de segundo maior lago artificial do Brasil. Construído a fim de aumentar a umidade na capital, o Lago também possui curiosidades únicas, como uma cidade inteira submersa (Vila Amaury) e algumas embarcações naufragadas que viraram ponto de mergulho para turistas. Ao longo do Lago Paranoá estão três pontes, sendo a última delas uma das obras mais emblemáticas assinadas por Oscar Niemeyer, a Ponte JK.

Jardim Botânico

jardimbotanico.png

Fundado em 1985, o parque foi o primeiro jardim botânico brasileiro. Com uma área de aproximadamente 5 mil hectares - apenas 526 abertos à visitação -, o local abriga diversas espécies características do Cerrado, desde a fauna à flora. Ainda há uma trilha ecológica contendo diversas atrações para quem curte um passeio envolto à natureza.

Torre de TV Digital

torredigital.png

Esta é a última obra assinada pelo arquiteto Oscar Niemeyer em vida. Inaugurada em 2012, a estrutura fica no ponto mais alto do Distrito Federal, próximo a Sobradinho, e contempla aos visitantes uma vista espetacular e quase que completa do território ocupado pelo DF. O projeto de Niemeyer se inspirou na flor-do-cerrado, e possui 182 metros de altura.

Praça do Relógio

pracarelogio.png

Mais afastados do centro de Brasília, temos a praça do Relógio, em Taguatinga. A praça é um dos pontos mais movimentados do Distrito Federal, e possui um obelisco de aproximadamente 15 metros de altura, rodeado por uma fonte luminosa. O Relógio é um dos monumentos tombados como patrimônio cultural e artístico do Distrito Federal.

Eixo Monumental

eixomonumental.png

E por último e não menos importante, que tal reservar uma tarde para conhecer o Eixo Monumental? Composto por duas rodovias de tráfego intenso, o Eixo define o Plano Piloto de Brasília. Ao longo da sua metade mais a leste, abriga os prédios dos Ministérios do Governo Federal, e em sua ponta, a Praça dos Três Poderes, com o principal monumento de Brasília: o Congresso Nacional. Ainda no Eixo Monumental, podemos conhecer a Catedral Metropolitana de Brasília, o Museu Nacional e a Biblioteca Nacional, além da Rodoviária Urbana de Brasília - ponto mais movimentado da cidade.

São muitas as opções para conhecer na capital nessas férias. Embarque nessa aventura e aproveite!

Por Felipe Caian Dourado



Compartilhe: