Comunicado referente à Reposição de Práticas de Laboratório e Estágio

Brasília, 30 de março de 2020

No intuito de garantir o processo de aprendizagem dos estudantes diante da situação decorrente do Coronavírus e, atendendo à Portaria nº. 343 do Ministério da Educação (MEC), de 17 de março de 2020, o Centro Universitário IESB adotou atividades remotas para disciplinas teóricas que constituem a matriz curricular dos cursos de graduação.

Como sabem, disponibilizamos ferramentas em ambiente virtual de aprendizagem que permitem o acompanhamento das aulas, facilitando a interação, em tempo real, com o professor da disciplina, juntamente com seus colegas de turma. Esse período também permite a vivência de dinâmicas inovadoras, que prepararão os alunos para a realização de atividades futuras, práticas e profissionais, quando retornarmos às atividades presenciais, logo após a finalização dessa situação pandêmica.

Seguem abaixo exemplos de algumas atividades que estão sendo ministradas de forma remota em diferentes cursos presenciais do IESB:

I.      Planejamento para negociação internacional;

II.     Relatórios e planos para atuação em empresas de Engenharia Elétrica;

III.    Cronograma e previsão de ações a serem feitas no campo de Serviço Social;

IV.    Encontros virtuais para orientação e elaboração de relatórios e documentos de estágio;

V.    Atividades virtuais elaboradas com auxílio do futuro supervisor de estágio para serem enviados às empresas;

VI.    Ação dos repórteres em home office;

VII.   Produção de conteúdo pelos alunos de Jornalismo para as redes sociais (home office);

VIII. Planejamento das etapas e discussões entre os alunos sobre o Projeto Integrador, via Collaborate;

IX.    Simulados jurídicos em tempo síncrono e assíncrono;

X.     Utilização do acervo virtual para pesquisas e consultas visando análise de casos jurídicos reais, patrocinados pelo Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do IESB;

XI.    Elaboração de petições iniciais para atendimento ao público;

XII.   Estudo de casos que são bases significativas para a realização do estágio;

XIII. Estudo de processos reais que constam na base do Processo Judicial Eletrônico e no Sistema Eletrônico de Execução Unificado;

XIV. Audiências assistidas por sessões transmitidas pela TV Justiça por meio do canal no Youtube possibilitando ao aluno elaborar relatórios da atividade;

XV.  Estudos do Código de Ética e ações simuladas para o estudante quando estiver em campo; revisão de atribuições e diretrizes para a área de atuação da saúde;

XVI. Estudo de caso sobre a postura do profissional da saúde;

XVII.  Trabalhos entre grupos de estudantes no Collaborate para planejar a futura atuação do profissional da saúde no estágio;

XVIII. Técnicas de entrevista para o mercado;

XIX. Trabalho com orientação em tempo real pelo professor sobre Intervenção em Crise e Diagnóstico e Intervenção em Programas Sociais na Psicologia;

XX.  Ações em tempo real sobre Psicologia do Trabalho, via Collaborate;

XXI. Estudos e simulações de casos em Intervenção em Situações de Risco na Psicologia;

XXII. Planejamento para implementação das políticas públicas em Saúde;

XXIII.  Empréstimo de câmeras e filmadoras para alunos dos cursos de Cinema e Mídias Digitais e Fotografia para que possam atuar de forma remota, conforme orientação do professor responsável, a partir de atividades síncronas e assíncronas no Collaborate;

XXIV.  Orientação dos professores sobre situações que os alunos poderiam fotografar e filmar relatando o que foi proposto a partir da realidade atual em tempos de pandemia;

XXV.  Prática, planejamento e desenvolvimento de projetos na arquitetura;

XXVI.   Prática virtual para os alunos do curso de Educação Física que visa “Exercitar um Idoso”, com rotinas de atividades físicas elaboradas e propostas por alunos, no qual cada um ficará responsável virtualmente por um idoso;

XXVII.  Simulações na disciplina de Imaginologia para discussão dos alunos de Odontologia por via remota;

XXVIII. Identificação de estruturas dentárias radiográficas com relatórios anatômicos elaborados pelos alunos da Odontologia;

XXIX.   Identificação de células e tecidos, na disciplina de Histologia, com posterior relatório e discussão remota entre os alunos no Collaborate;

XXX.    Experimentações de programas de ciências de dados e inteligência artificial via remota;

XXXI.   Preparação teórica remota para o estágio em drogarias do curso de Farmácia;

XXXII. Práticas de exercícios nos cursos de Gestão com simuladores virtuais e outros aplicativos.

Dessa forma, possibilitamos a máxima integralização da carga horária prevista para o estudante, sem prejuízo de suas atividades pedagógicas, durante os dias de quarentena estipulado pelo Decreto nº. 40.359, publicado em 19 de março de 2020, pelo Governo do Distrito Federal. Informamos ainda que estas atividades não substituem a carga horaria prática de estágio prevista na matriz curricular dos cursos, em acordo com as Diretrizes Curriculares.

Ao final do período estabelecido pelo Decreto mencionado, retornaremos com as atividades presenciais constantes na matriz curricular dos cursos, bem como com a reposição daquelas que se referem às práticas profissionais de estágio e de laboratório.

Clique nos botões abaixo para conferir o planejamento e as datas previstas para a reposição das práticas por curso a partir do término do Decreto nº. 40.359.

ARQUITETUTA

BIOMEDICINA

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

DIREITO

EDUCAÇÃO FÍSICA

ENFERMAGEM

ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

ENGENHARIA ELÉTRICA

ESTÉTICA E COSMÉTICA

FARMÁCIA

ODONTOLOGIA

PEDAGOGIA

PSICOLOGIA

SERVIÇO SOCIAL

Cordialmente,

Pró-reitora de Graduação e Extensão - IESB



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