Publicado em 26 de março de 2020
Brasília, 26 de março
Carta aberta aos estudantes dos cursos de graduação presencial
No dia 11 de março, após o Decreto 40.520, começamos a entender quão séria é a situação do Brasil e do mundo, diante da pandemia do Coronavírus.
Sendo assim, o Conselho Universitário do IESB adotou uma série de medidas em relação as atividades de estudantes, professores e pessoas que atuam no apoio acadêmico e administrativo, para que pudéssemos seguir nesse período sem precedentes.
Hoje, o nosso grande objetivo é terminarmos o semestre letivo com o menor impacto possível para o aprendizado dos estudantes e com tranquilidade para as pessoas que trabalham pelo IESB. A seguir, listamos as medidas que foram debatidas e acordadas, após constantes diálogos entre os membros do Conselho Universitário; do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão; e dos coordenadores, com professores do Núcleo Docente Estruturante (NDE), colegiado dos respectivos cursos e representantes de turma:
I. Adaptação dos planos de ensino com medidas de contingência e datas de reposição para atividades educacionais;
II. Aprovação dos planos de contingência pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do IESB;
III. Aulas remotas pela plataforma LMS Blackboard e de vídeo conferência Collaborate;
IV. Atendimento on-line por canal direto das Centrais de Atendimento Acadêmico e Financeiro;
V. Empréstimo de computadores (método drive-thru);
VI. Empréstimo de livros físicos (método drive-thru);
VII. Reestruturação das atividades prestadas pelo NAADE, encontros remotos de acolhimento e apoio, ações específicas de inclusão dos estudantes com deficiência na nova metodologia de ensino;
VIII. Adaptação de atividades do IESB em ação, Programa de Responsabilidade Social da Instituição;
IX. Concessão de descontos de 10% a 90% nas mensalidades de abril, maio e junho de 2020, para quem teve a renda reduzida ou completamente impactada pelas medidas de distanciamento social (o auxílio financeiro será concedido mediante solicitação e comprovação por requerimento no Aluno Online);
X. Todos os professores continuam com a mesma carga horária em atividades remotas;
XI. Empréstimo de computadores e materiais necessários;
XII. Auxílio na adoção de novas tecnologias para a promoção das atividades remotas;
XIII. Todas as pessoas que fazem parte de serviços essenciais estão em home office;
XIV. Empréstimo de computadores e auxílio da TI;
XV. Todas as pessoas com atividades não-essenciais estão de férias no período de 15 dias, que serão prorrogáveis até o limite máximo de férias antecipáveis de 2021.
Agradecemos a colaboração e dedicação de todos nesse período tão delicado. Nossos Câmpus não são os mesmos sem a presença diária de todos vocês. Esperamos que, em breve, tudo isso tenha passado e que estaremos todos juntos novamente. Enquanto isso, seguimos juntos, mesmo distantes.
Reitoria