Campanha Janeiro Branco: precisamos falar sobre saúde mental

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 86% dos brasileiros possui algum tipo de transtorno psicológico, sendo o Brasil o país com o maior número de casos de ansiedade no planeta, com 9,3% das ocorrências.

Os dados alarmam para um problema que está além do acesso a tratamentos de saúde mental no país. Falar sobre transtornos psicológicos como depressão, ansiedade, Síndrome de Burnout, entre outros, ainda é um tabu na nossa sociedade.

Mas essa realidade tende a se transformar, a medida que as organizações e instituições passam a adotar um olhar mais cauteloso para a psicologia humana. É aí que entra a iniciativa da campanha Janeiro Branco. Ao longo do mês, diversas instituições, de ensino ou não, fazem campanhas de conscientização, abrem debates e chamam a atenção para o diálogo quanto à qualidade de vida e saúde mental.

"É importante que esse assunto seja conhecido e debatido de forma consciente, diálogo pode auxiliar no enfrentamento de situações diversas, diminuindo a ansiedade, medos e angústias", conta a professora Brígida Ferraz, psicóloga e coordenadora do Núcleo de Apoio e Atenção ao Discente e Egresso (NAADE) do IESB.

"O NAADE PSI promove atendimento preventivo, informativo e de orientação ao alunos do IESB, tendo como principais atribuições acolher, atender e acompanhar o aluno", completa.

Na Instituição, nos preocupamos com a saúde mental dos nossos estudantes, colaboradores e comunidade. Por tal, fornecemos suporte e apoio psicológico e pedagógico, por meio do NAADE PSI, acompanhamento psicológico com apoio dos nossos alunos de Psicologia e, ao longo de todo ano letivo, promovemos debates, ações e proposições a fim de melhorar esse quadro preocupante em que o Brasil se encontra.

Sobre o NAADE

O NAADE oferece atendimento preventivo, informativo e de orientação aos estudantes que apresentam dificuldades na vida acadêmica. Compete ao NAADE acolher, atender e acompanhar o aluno, auxiliando-o na resolução de demandas pedagógicas e/ou pessoais que interferem no seu processo de aprendizagem.

NAADE Campus Norte
Edifício Padre Manoel – Direção Geral
Tels.: 3962-4833
E-mail: naade@iesb.br

NAADE Campus Sul
Diretoria Acadêmica - Bloco C, térreo
Tels.: 3962-4833
E-mail: naade@iesb.br

NAADE Campus Ceilândia
Bloco A – Piso B
Tels.: 3962-4705
E-mail: naade@iesb.br

Por Felipe Caian Dourado



Compartilhe: