Bem-vindo, Renan: conheça a trajetória do mais novo professor de Design Gráfico EAD do IESB

Após 20 anos de carreira, e ainda com disposição de sobra, o mais novo docente do Centro Universitário IESB Renan Sousa, de 36 anos, chega à Instituição após um flerte de muitos anos. "Esse universo me remete aos meus tempos de estudante universitário", conta. Renan se formou em 2008 em Publicidade e Propaganda. Não foi no IESB, mas, segundo ele, sempre admirou a estrutura, os profissionais e, principalmente a filosofia do Centro Universitário. Nos últimos 12 anos, Renan ainda se especializou em Marketing e trabalhou em diversas empresas do setor, até que, no início de abril de 2020, chegou ao que considera um de seus maiores desafios na carreira: lecionar na Instituição que sempre foi sua referência.

Renan nasceu em Brasília e sua carreira e relação com o Design começou em uma empresa de rótulos e embalagens, aos 16 anos de idade. "Guardo até hoje a minha primeira carteira de trabalho assinada. Foi o local que me abriu as portas para o mundo da arte gráfica e me fez interessar pela Publicidade mais tarde", conta.

Aos 18 anos, durante o trajeto para o trabalho, viu no outdoor um anúncio "chamativo e descolado"."Eu lembro que esse anúncio parou a cidade. Quanta criatividade colocar um super-herói preso numa placa de publicidade dizendo ‘ei, sem o mix teoria e prática, você não vai ter o sucesso que espera’. Era o IESB me convidando a conhecer mais sobre aquela proposta", lembra.

Porém, algumas dificuldades financeiras da época levaram Renan para longe do IESB. “Acabei indo estudar em outra Instituição, mas sempre sondando e flertando com o IESB. Sempre que eu participava de algum concurso de Publicidade ou algo do gênero, concorria com alunos daqui. Quando eu vencia, eles estavam na segunda posição. E quando eles ganhavam, eu me sentia ainda mais orgulhoso do meu desempenho por saber que estava em pé de igualdade com os alunos aqui formados”, ressalta.

Trajetória profissional

Como estudante de Publicidade, Renan sempre flertou com o Design Gráfico. “Eu acho que são duas profissões que se complementam. O olhar clínico do designer aliado à criatividade do publicitário são fatores determinantes para que a gente se destaque nesse cenário”, defende Renan.

“Já passei por diversas empresas. Abri meu próprio negócio, uma gráfica em Taguatinga, que funciona até hoje, e é gerenciada pelo meu pai”, diz, enquanto recorda o caminho de sucesso que obteve. O professor destaca que seu legado também será lembrado pelo tempo que trabalhou no Instituto de Defesa do Consumidor (PROCON-DF). Foi Renan um dos responsáveis pela atual identidade visual do órgão.

Ele também chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF), onde está vinculado até hoje. “Foi um momento de muito crescimento profissional. Havia concluído meu MBA em Marketing há cerca de cinco anos, e essa oportunidade na área me chamou a atenção”, relembra.

Durante quatro anos como chefe na Editora do STF – que produz livros e materiais do órgão –, Renan acumulou experiências, como a conquista, no último ano, trabalhando na TV Justiça, onde é gerente de conteúdos. “Agora meu trabalho é muito mais dedicado à Comunicação em si do que só ao Design. Sou, hoje, responsável, junto à minha equipe, pela decisão das pautas, elaboração de programas e sua execução”, conclui.

A veia digital

No início de 2020, para celebrar os 20 anos de carreira, Renan decidiu juntar tudo o que viveu profissionalmente em um portal e divulgar suas experiências e conhecimentos com as pessoas pelo Instagram. Nascia ali o projeto Renan Sousa Design (@renansousadesign). O perfil conta a história de Renan, traz trabalhos que considera importantes na carreira, mas também se propõe a fomentar um pensamento “fora da caixa” sobre o papel do design em diversos elementos: música, cinema, teatro, cultura pop. Até mesmo na arquitetura: um dos primeiros e mais curtidos posts da página fala sobre o tema.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Renan Sousa Design | Pub | Mkt (@renansousadesign) em

Em pouco mais de dois meses de publicações, a página já atingiu a marca de 50 mil seguidores. “Quando a ideia tomou corpo, eu não imaginava que fosse alcançar a proporção que chegou. Quer dizer, eu já esperava: sabia que o potencial era grande pelo fato de confiar muito no conteúdo que estava preparando. Mas a velocidade com que tudo aconteceu? Isso que foi uma surpresa muito positiva para mim”, revela.

Renan e IESB agora estão em um relacionamento sério. E oficial

A contratação de Renan, no entanto, não está vinculada a nenhuma dessas histórias, diretamente. Na verdade, o professor confessa que não teve a emoção de um roteiro de filme. “Antes mesmo de abrir a página do Insta, eu me inscrevi para a vaga de professor-tutor do EAD. Quando eu fui contratado, o pessoal sequer lembrava qual era a página, mas todos pediram para eu refrescar a memória deles. Acho que gostaram do conteúdo da aula”, brinca, aos risos.

Renan Sousa já está dando aulas. No momento, ele lidera duas turmas de Design Gráfico no EAD. E é só elogios à metodologia do curso. “Muito dinâmico, direto ao ponto. O professor está ali para tutelar o aluno, apresentar uma visão mais pessoal e real da profissão. Quanto ao conteúdo, já está tudo lá. O aluno vê, comigo, a aplicabilidade do que ele aprende com esse conteúdo, no dia-a-dia do profissional. É muito bom”, comenta.

Por Felipe Caian Dourado



Compartilhe: