Atleta do IESB se classifica e vai representar a capital na Copa do Mundo de Saltos Ornamentais

Brasília demonstrou mais uma vez seu valor e estará muito bem representada na próxima Copa do Mundo de Saltos Ornamentais. A atleta Luana Lira, de 23 anos, atingiu o maior índice na Seletiva para a Copa do Mundo da modalidade que ocorreu no último final de semana, no Rio de Janeiro. Agora, o objetivo é treinar mais para fazer bonito no mundial que irá ocorrer no final de abril, em Tóquio, no Japão.

A Copa do Mundo, além de ser um grande marco na vida da atleta, também poderá ser uma porta para uma etapa ainda maior em sua carreira. Com uma boa colocação no mundial, Luana terá a oportunidade de competir nas Olimpíadas de 2020, também no Japão. “Agora é treinar duro e buscar mais conquistas”, afirma a jovem.

A preparação da atleta foi árdua e começou desde cedo, aos oito anos de idade. Hoje, ela conta que os treinamentos foram intensos, porém gratificantes. “Treinamos de segunda a sábado, sendo que três dias da semana, eu treino de manhã e de tarde, fora a preparação física”, explica Luana.

Apoio

Luana recebe apoio do IESB para estudar e para manter sua alta performance no esporte. Em 2014, a paraibana veio para Brasília onde começou a intensificar os seus treinos e foi agraciada com bolsa de 100% do programa Bolsa Atleta do IESB. Hoje, Luana já está no quinto semestre do curso de Educação Física e, além de seguir no esporte, poderá construir uma carreira na profissão como professora, treinadora, dentre outras possibilidades.

O coordenador do curso de Educação Física da instituição, Sérgio Avelino, considera a modalidade de desconto uma forma de ação social. “É um projeto social-esportivo. Existe um grande problema no Brasil que é a dificuldade que o atleta tem de se graduar, seja por questões financeiras, ou por conta do calendário esportivo”, afirma.

Por Profissionais do Texto



Compartilhe: