A Casa de Lorca, peça dos alunos de Teatro, é indicada ao Prêmio Web Teatro do DF 2019

Se tem uma coisa que os alunos do curso de Teatro do Centro Universitário IESB podem se orgulhar, é do reconhecimento que estão recebendo dia após dia da comunidade do Distrito Federal. Prova disso, é a indicação recebida pela peça "A Casa de Lorca", ao Prêmio Web Teatro do DF 2019, na categoria Montagem Acadêmica. As votações vão até o dia 30/01 e a premiação ocorre no dia 6 de fevereiro.

A obra, dirigida pelo artista-docente Denis Camargo, professor do curso de Teatro, fez parte do projeto IESB em Cena, e inspirada na obra de Federico Garcia Lorca "A Casa de Bernarda Alba". Para o professor, o prêmio tem importância em diversos sentidos, abrangendo uma boa parte da comunidade do DF.

"Para os alunos, estimula as próximas produções universitárias; para o IESB, divulga o nosso curso em todo DF; e também é útil para futuras pesquisas sobre a qualidade e quantidade de produções universitárias do DF", frisou Denis Camargo.

O prêmio, organizado pelo Grupo Tripé - Teatro de Base, é voltado para espetáculos produzidos por pessoas de Brasília, buscando valorizar e dar visibilidade aos artistas locais. Sua primeira edição foi em 2018, e este ano, concorrem um total de 9 categorias, entre elas Espetáculo Adulto, Projeto e/ou iniciativa, Espetáculo Infantil, Montagem Acadêmica.

A categoria Montagem Acadêmica, pela qual os alunos do IESB concorrem, consiste em peças que foram realizadas e produzidas por alunos universitários do Distrito Federal.

O tempo de preparação aconteceu durante o primeiro semestre de 2019. Com o texto escolhido, foram realizados laboratórios experimentais e técnicos, para em seguida, os ensaios começarem. As apresentações ocorreram em junho de 2019, sendo apresentadas no Teatro Sesc Garagem. Foi tudo produzido por 13 alunos, todos eles do curso de Teatro.

Sinopse da peça

“A Casa de Lorca” é uma peça teatral intensa, livremente inspirada na obra A Casa de Bernarda Alba, de Federico Garcia Lorca. À parte da simbologia que contém, relativamente às questões da ditadura de Franco, trata-se da história trágica e uma família do campo composta por uma mãe viúva, controladora e austera, e das suas cinco filhas. Em “A Casa de Lorca”, a dramaturgia partiu dessa premissa, de uma família onde as filhas são criadas e encarceradas pela própria mãe, para expor as tensões existentes sobre a liberdade sexual, poder, ciúmes, inveja e repressão constantes.

As votações vão até o dia 30 de janeiro, e a premiação será no dia 6 de fevereiro, em local ainda indeterminado. Vote pelo link: http://bit.ly/30UR58l



Compartilhe: