Pós-Graduação/

Psicopedagogia Institucional e Clínica

O Curso

Formar profissionais de Psicopedagogia que possuam um olhar humanista na prática psicopedagógica, propiciando o desenvolvimento da consciência da pessoa no processo de ensino e de aprendizagem e, a partir desse desenvolvimento, permitir uma prática psicopedagógica coerente com o crescimento e a complexificação da sociedade. O Curso de Pós-graduação em Psicopedagogia pretende qualificar profissionais para atuar sob uma perspectiva bioecológica no processo de criação de condições favoráveis ao desenvolvimento humano. Pretende-se formar psicopedagogos com uma ampla compreensão do processo de aprendizagem e desenvolvimento, compreendendo o papel ativo e criativo da pessoa que aprende e de suas interrelações com seu contexto.

Atuação Profissional

O curso de Psicopedagogia habilitará o profissional para compreender o seu cliente enquanto pessoa em sua plenitude, ou seja, suas capacidades e limitações, e, diante da compreensão de tal sujeito, ele desenvolverá meios de facilitação do acesso à informação. Com a contextualização dos conteúdos à vida dos estudantes, os sujeitos do processo de ensino e de aprendizagem estarão mais próximos dos temas a serem apreendidos e, desse modo, poderão utilizá-los em situações semelhantes às de sua vida cotidiana, com segurança, desenvoltura e prazer. Além disso, podem romper com uma longa tradição de impedimentos geracionais com conteúdos acadêmicos, que possivelmente vêm passando de pais para filhos, tanto nas famílias dos alunos como nas de professores.

O curso de psicopedagogia Institucional e Clínica dará condições para que o psicopedagogo assuma um papel de agente transformador do mercado de trabalho e na sociedade em que está inserido, sendo capaz de provocar mudanças através da:

  • utilização de ferramentas tecnológicas que contribuam para a melhoria das condições de aprendizagem;
  • atuação profissional, nas organizações e na sociedade, com base em uma visão humanística e crítica;
  • participação em equipes de implementação, consultoria, assessoria ou pesquisa nas instituições no que diz respeito aos processos de aprendizagem.

Para atender às expectativas dessa sociedade emergente, o curso procura formar profissionais de competência sólida e contemporânea, em condições plenas de atuação eficiente e eficaz, preocupados com a relevância social do produto de seu trabalho, apresentando habilidades como proatividade e criatividade; capacidade de pesquisa, divulgação e difusão de conhecimentos; visão sistêmica e estratégica para negociações, tomada de decisão, liderança e trabalhos em equipe.

OBJETIVOS 

Formar profissionais para atuar no campo da Psicopedagogia, com compromisso ético e competência técnica, com vistas a analisar, intervir, planejar, diagnosticar problemas de aprendizagem e psicossociais, em diferentes contextos institucionais (ambientes empresariais, clínico, escolares, organismos governamentais, hospitais, dentre outros).

PÚBLICO-ALVO

O curso é destinado a pedagogos, psicólogos e profissionais das áreas de saúde e educação que tenham interesse no objeto de estudo da Psicopedagogia.

CARGA HORÁRIA

360 horas

Dia da semana e horário: Sábado, das 8h às 12H e das 14h às 19h

O Profissional

São características fundamentais do egresso do Curso de Pós-graduação em Psicopedagogia: o trato humanizado com pessoas, o respeito à diversidade, as interfaces da Psicopedagogia com as outras áreas das organizações, o trabalho em equipe e a liderança.



Compartilhe:


CALCULADORA DESCONTO MÉRITO
Sua mensalidade com até 50% de desconto de acordo com seu desempenho no Vestibular e ENEM.
*Valores válidos para 2º/2019. Consulte edital para mais informações.

Acontece no IESB


Foto ilustrativa

Corrida da longevidade – 2013/1

Foto ilustrativa

II Semana do Gestor Empreendedor

Foto ilustrativa

Atualidades em Debate – “O Brasil, a Copa e as manifestações"

Foto ilustrativa

II Semana do Gestor Empreendedor