Pós-Graduação/

Cidades Inteligentes

O Curso

As Cidades Inteligentes, ou Smart Cities, são aquelas que utilizam a tecnologia para promover o bem-estar dos moradores, o crescimento econômico e, ao mesmo tempo, melhorar a sustentabilidade. Mas engana-se quem pensa que a única preocupação de uma Cidade Inteligente é o desenvolvimento tecnológico. Essas ações podem acontecer em vários setores como planejamento urbano, habitação social, energia, mobilidade urbana, coleta de lixo, controle da poluição do ar, entre outros.

Este curso oferece uma formação atual, necessária e prática na capacitação de profissionais e agentes públicos com a temática Cidades Inteligentes. Destinado para quem busca entender o seu papel no processo da transformação das cidades e para quem quer se destacar para geração de resultados organizacionais e na coletividade. Para quem busca qualificação com conhecimentos para as atividades requeridas pela multidimensionalidade de Cidades Inteligentes observando aspectos fundamentais de governança, engajamento, colaboração e sustentabilidade.

Objetivos do curso

Capacitar o aluno com uma sólida formação e torná-lo apto a desenvolver projetos lógicos e físicos de Cidades Inteligentes, participando de atividades de concepção, projeto, desenvolvimento, validação, implementação, implantação, operação e otimização. O aluno adquirirá profundos conhecimentos teóricos, de metodologias, técnicas e ferramentas por meio de um processo ensino aprendizagem inovador que contempla aulas teóricas e práticas desenvolvidas com as metodologias ativas mais adequadas, aplicações práticas visando a resolução de problemas de dimensões reais com o uso de tecnologia desenvolvidas em laboratórios de informática. Os alunos poderão desenvolver seus projetos no “Laboratório de Inovações Tecnológicas”, criado pelo IESB para intensa utilização dos alunos nas áreas da Ciência de Dados, da Engenharia de Big Data e Cidades Inteligentes.

Metodologia de Aplicação

Aulas presenciais em sala de aula e em laboratório de informática. Abordagem prática, visando dar ao aluno uma experiência de aplicação das principais técnicas, algoritmos e softwares utilizados.

Para ter aprovação nas disciplinas o discente precisa cumprir 75% de frequência e ter a nota mínima exigida para aprovação de 5,0 (cinco), em uma escala de 0 (zero) a 10 (dez).

Conteúdo Programático

O curso será ministrado em quatro períodos, totalizando 432 horas, em disciplinas em sala de aula e laboratório de informática. Os períodos estão assim definidos:

  • O primeiro período terá disciplinas voltadas para uma introdução ao ambiente da Engenharia de Big Data e da Ciência de dados e a conceitos importantes da área de Cidades Inteligentes. Servirá de nivelamento nos fundamentos básicos para a sequência do curso, propiciará o aproveitamento máximo do aluno nas demais disciplinas do segundo período e dará competências e habilidades suficientes para o aluno ingressar no mercado de trabalho.
  • O segundo período terá disciplinas voltadas para a análise de dados e de cenários relacionados à Cidades Inteligentes.
  • O terceiro período terá disciplinas voltadas para o conhecimento de ferramentas e processos para a elaboração de propostas e projetos para Cidades Inteligentes.
  • O quarto período terá disciplinas voltadas para elaboração de Projetos Práticos e Governança.

Os períodos são compostos pelas seguintes disciplinas:

1º período – 108 horas

ECI01.1 - Exploração e visualização de dados
ECI01.2 - Eficiência Energética e Ambiental
ECI01.3 - Visão Geral de Cidades Inteligentes

2º período - 108 horas

ECI02.2 - Modelagem de Indicadores
ECI02.2 - Análise de Risco aplicado no desenvolvimento de cidades
ECI02.3 - Mobilidade Urbana: Conceitos e Modelos aplicados à Cidade

3º período - 108 horas

ECI03.1 - Soluções de Tecnologia da Informação para Cidades Inteligentes
ECI03.2 - Soluções de Engenharia para cidades
ECI03.3 - Cidades Inteligentes – modelos e estratégias de implantação

4º período – 108 horas

ECI04.1 - Plano de Segurança de Dados
ECI04.2 - Políticas Públicas e Economia Inteligente
ECI04.3 - Planejamento Urbano e Plano Diretor Urbanístico

Softwares que poderão ser utilizados no curso:

O Profissional

O curso é dedicado aos profissionais que desejam atuar na área de gestão informações estratégicas para negócios e tecnologia da informação, gestão e administração de grandes bases computacionais analíticas, tanto na iniciativa privada como em empresas de governo.

Público-Alvo

Graduados ou Pós-Graduados em cursos nas áreas das engenharias e arquitetura e urbanismo interessados em conhecer e se preparar para novos desafios profissionais no mundo das Cidades Inteligentes; Engenheiros, Arquitetos, Administradores, Analistas de Redes Locais, Administradores de Big Data e Analistas de Infraestrutura de TIC que precisam conhecer e se atualizarem com os conceitos de Cidades Inteligentes; Profissionais envolvidos com a Gestão Pública, Planejamento e Desenvolvimento de Centros Urbanos que necessitem de ferramentas para melhorar a gestão pública. Pessoas interessadas em estudar, conhecer novas tecnologias de computação, de ciência de dados, inteligência artificial e engenharia de cidades inteligentes e aumentar o seu grau de empregabilidade e valor no mercado de trabalho.


Compartilhe:


CALCULADORA DESCONTO MÉRITO
Sua mensalidade com até 50% de desconto de acordo com seu desempenho no Vestibular e ENEM.
*Valores válidos para 2º/2019. Consulte edital para mais informações.

Informações Complementares

Acontece no IESB


Foto ilustrativa

Corrida da longevidade – 2013/1

Foto ilustrativa

II Semana do Gestor Empreendedor

Foto ilustrativa

Atualidades em Debate – “O Brasil, a Copa e as manifestações"

Foto ilustrativa

II Semana do Gestor Empreendedor