Extensão/

Minicurso Design de Projetos Colaborativos (Remoto)

O Curso

Esta oficina está sendo ofertada em Modalidade Remota, com aulas ao vivo através da plataforma Blackboard Collaborate, em respeito ao isolamento social decretado pelo Governo do Distrito Federal em março de 2020.

Este curso trará a oportunidade de o participante praticar em diversas etapas e ferramentas distintas em um projeto colaborativo. Serão apresentadas metodologias como Dragon Dreaming (John Croft), bem como os conceitos de Culturas Regenerativas e Organizações de Centro Vazio, dentre outras que irão complementar a capacitação. O ponto alto do curso será a elaboração de um projeto de interesse dos participantes, em grupos, utilizando para tal ferramentas colaborativas com o intuito de sonhar e planejar um projeto.

Objetivos

Estamos vivendo em um mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo) que está afetando o ambiente de negócios. Assim, uma nova abordagem está emergindo com as organizações evolutivas alinhadas com uma cultura regenerativa baseada na colaboração e relações ganha-ganha-ganha. Um ecossistema colaborativo está sendo co-criado em redes e comunidades de pessoas, organizações e iniciativas, o que demanda um nosso perfil profissional e mindset. É preciso estar preparado para os desafios que as organizações estão passando neste cenário.

Este curso trará a oportunidade de o participante praticar em diversas etapas e ferramentas distintas em um projeto colaborativo. Serão apresentadas metodologias como Dragon Dreaming (John Croft), bem como de Culturas Regenerativas e Organizações de Centro Vazio, dentre outras que irão complementar a capacitação. O ponto alto do curso será a elaboração de um projeto de interesse dos participantes, em grupos, utilizando para tal ferramentas colaborativas com o intuito de criar, planejar, realizar e avaliar seus próprios projetos.

Programa de curso

  • Aprendendo a trabalhar em coletividade: escuta ativa e empática, Princípios da Cultura da Colaboração, Organizações evolutivas, a Roda de um projeto Dragon Dreaming, Círculo de Sonhos, Dinâmicas Coletivas.
  • Planejar: Ferramentas de colaboração e auto-organização de equipe, Ferramentas de planejamento, Divisão de tarefas e recursos.
  • Realizar: compreendendo a diferença entre idealizar e realizar na prática; e Celebrar.

Certificado

Emissão de Certificado de Participação.

Metodologia de Aplicação

O processo de ensino-aprendizagem utilizará ferramentas de projetos colaborativos, com a estratégia de formação de comunidade de aprendizagem autogestionada (organização de centro vazio) e na aprendizagem baseada em problemas. Serão utilizadas as plataformas MiroTrello e WhatsApp.

Inspirado na metodologia Dragon Dreaming, de John Croft, o curso apresenta uma forma de colocar a criatividade, a inovação e a inspiração em projetos e sonhos por meio de uma cultura regenerativa e colaborativa.

Pré-requisitos

Não há pré-requisitos

Corpo Acadêmico

Coordenador(a): Prof.ª Erlano Marques Ribeiro

Instrutor(a): Prof.ª Erlano Marques Ribeiro

Informações Gerais

Inscrições: 16/07/2020 a 26/07/2020

Dia da semana e horário: 27/07/2020, 29/07/2020 e 30/07/2020 (segunda, quarta e quinta-feira) - das 19h às 22h

Carga horária: 9 horas/aula

Vagas: 300

Valor: Gratuito

Modalidade/Local de aplicação: Aulas Remotas / Plataforma Blackboard Collaborate

Público-Alvo

Evento aberto para todos


Compartilhe:


CALCULADORA DESCONTO MÉRITO
Sua mensalidade com até 50% de desconto de acordo com seu desempenho no Vestibular e ENEM.
*Valores válidos para 2º/2019. Consulte edital para mais informações.

Acontece no IESB


Foto ilustrativa

Corrida da longevidade – 2013/1

Foto ilustrativa

II Semana do Gestor Empreendedor

Foto ilustrativa

Atualidades em Debate – “O Brasil, a Copa e as manifestações"

Foto ilustrativa

II Semana do Gestor Empreendedor