COLAÇÃO DE GRAU

Pelo direito de exercer uma profissão de nível superior.

A outorga de grau acadêmico é a confirmação de que o aluno formando completou todos os requisitos exigidos pela lei e pelos regulamentos do país para ter acesso ao direito de exercer uma profissão de nível superior. Significa o ato final da missão educacional da instituição em relação a cada um dos seus alunos. Para participar da colação de grau, o aluno deverá ter cumprido todas as etapas previstas na estrutura curricular do seu curso e estar em conformidade com o Regimento interno da instituição.

colacao-one.jpg

A tradição acadêmica universal rege que a outorga dos graus acadêmicos se faça em ato oficial, de caráter obrigatório, solene e público, com a presença de todos os graduandos e testemunhado por todos os responsáveis pela sua formação: corpo diretivo e professores da instituição. O IESB, embora seja uma instituição que busca a modernidade em todas as suas atividades, procura cultuar algumas tradições em prol da formação e da cultura que pretende incutir em seus alunos. Confira as dúvidas mais frequentes e consulte o Manual da Colação de Grau para conferir todas as informações desse importante momento.

Colação de Grau 1º/2020

Devido à pandemia por Covid-19 que estamos enfrentando, e atendendo às normas de saúde estabelecidas para evitar o contágio no Distrito Federal; as cerimônias de Colação de Grau do 1º semestre de 2020 ocorrerão excepcionalmente em modo remoto, por meio de transmissão online, a fim de assegurar a saúde do nosso corpo docente e discente.

Em caráter excepcional, as cerimônias ocorrerão em um formato mais dinâmico, sem deixar de homenagear todos os alunos, honrando-lhes como merecem. Estabelecemos, então, alguns processos para que o evento ocorra de maneira segura, solene e oficial.

Em breve, a Secretaria Acadêmica divulgará informações mais completas sobre a colação 1/2020.

Manual de Colação de Grau

2020-1-Colacao-de-grau-calendario-atualizadissimo.png

Orientações iniciais

As cerimônias serão realizadas ao longo de seis dias, respectivamente nos dias 28/7 a 31/7, e nos dias 4/8 e 5/8, como na imagem acima;

As cerimônias de Colação de Grau serão realizadas de modo remoto (online) exclusivamente no 1º semestre de 2020;

O estudante deverá solicitar a colação de Grau através do Aluno Online (Menu Serviços > Solicitação de Serviços);

A solicitação deverá ser requisitada entre 15/6 e 13/7;

Após a solicitação, o aluno(a) receberá o deferimento (ou indeferimento) contendo informações sobre a colação, orientação sobre assinatura da ata de colação de grau digital e procedimentos que deverão ser seguidos durante a sessão.

Observações importantes

Os alunos receberão boletins informativos através da página oficial do Centro Universitário IESB, dos representantes de turma e de seus respectivos coordenadores acadêmicos sobre os processos, prazos e novidades relativos à Colação de Grau 1º/2020;

A sessão online das Cerimônias de Colação de Grau será exclusiva para concluintes no 1º semestre de 2020.

ColacaodeGrau2017.jpeg

DÚVIDAS FREQUENTES

COMO FICO SABENDO SE ESTOU APTO A PARTICIPAR DA SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU?

Verifique seu Histórico Escolar ou Currículo Acadêmico. É válido ressaltar que a vida acadêmica do aluno é de sua inteira responsabilidade. Caso tenha alguma dúvida, procure a Secretaria Geral/CCA para verificar se existe alguma pendência.

ESTOU COM PENDÊNCIAS FINANCEIRAS. PODEREI COLAR GRAU?

O aluno com pendência financeira junto à instituição não é impedido de participar da solenidade. No entanto, será preciso procurar o setor financeiro do IESB para negociar seus débitos.

FUI CONVOCADO PARA O ENADE E NÃO COMPARECI. PODEREI COLAR GRAU?

Não. O aluno convocado que não compareceu à prova não poderá participar da solenidade.

QUAL TRAJE DEVO USAR DURANTE A SOLENIDADE?

Para os homens, a sugestão é vestir camisa de malha, gola careca ou V, calça preta ou jeans escuro, sapato social preto e meias pretas. As mulheres devem evitar vestidos volumosos e longos, sugerimos sapato fechado preto. Os formandos não devem usar tênis, camisa social e sandálias.

E OS MEUS CONVIDADOS? COMO DEVERÃO SE VESTIR?

Geralmente, os convidados optam pelo traje esporte fino. Não será permitida a entrada de homens ou mulheres com shorts, bermudas e chinelos.

HÁ LIMITE DE CONVIDADOS POR FORMANDO?

Sim. O formando poderá convidar até 10 (dez) pessoas.

QUAL É O HORÁRIO DE CHEGADA DOS FORMANDOS?

Os alunos deverão chegar duas horas e meia antes do horário acordado para o início da cerimônia. A antecedência é necessária para a assinatura da ata.

TERÁ LUGAR RESERVADO AOS MEUS FAMILIARES?

Não. Não haverá reservas para nenhum convidado.

HAVERÁ ENSAIO DA COLAÇÃO DE GRAU?

Sim. O ensaio da Colação de Grau acontecerá no mesmo local e no mesmo dia marcado no horário das 9h. É necessária a presença de todos os formandos. Além do roteiro da solenidade, será feita a checagem dos nomes de todos os participantes.

NA COLAÇÃO DE GRAU, É PROIBIDA A ENTRADA DE ALGUM MATERIAL?

Sim. Será vetada a entrada dos seguintes materiais: balões de gás, buzinas, apitos e demais instrumentos sonoros, faixas com madeiramento ou hastes com materiais rígidos. Será permitida a entrada de balões sem gás, letras em isopor para compor o nome do formando, confetes e faixas. É válido ressaltar que se trata de uma solenidade e todas essas medidas são para assegurar a segurança e a integridade do evento.

E CÂMERAS FOTOGRÁFICAS PODERÃO ENTRAR?

Não. Será vetada a entrada de câmeras e filmadoras profissionais e semiprofissionais, assim como fotógrafos de outras empresas não autorizadas. A empresa 12 Produções é a responsável pela organização da solenidade. Durante o evento, ela será a responsável por tirar fotos e filmar sem nenhum compromisso dos formando em adquiri-las. Posteriormente, um representante da empresa parceira procurará o formando para saber se há interesse em adquirir algum material.

discursos de formatura

CONTATO

Tem mais alguma dúvida? Entre em contato.

Horário de atendimento: 10h às 13h e 14h às 19h

Telefone: 3962-4807

E-mail: colacao@iesb.br

clique aqui e assita ao vivo