Curso/

SAS Enterprise Guide 1 – Introdução ao Ambiente da Análise de Dados

O Curso

O SAS é o líder global em Analytics. Há mais de 40 anos vem contribuindo com a análise de dados para solucionar os mais complexos problemas de negócio em seus clientes. A análise de dados é imprescindível para o sucesso de qualquer organização, seja ela pública ou privada. As empresas, cada vez mais, precisam de profissionais que tenham as competências e habilidades para explorar, entender a analisar dados, visando gerar informações e conhecimentos para suas organizações.

 

As organizações que já adquiriram as ferramentas de softwares do SAS Institute necessitam manter seus profissionais atualizados e utilizando ao máximo os softwares das soluções contratadas. É de suma importância que eles tenham a habilidade de usar o SAS para aplicação da análise estatística em seus dados visando obter as respostas mais precisas e confiáveis em diversas unidades da organização, desde as áreas de gestão até as áreas finalísticas.

 

O SAS Enterprise Guide é uma ferramenta de software point-and-click que permite aos usuários analisar dados e publicar seus resultados. Ele fornece aprendizado para investigações rápidas de dados, gerando o código para maior produtividade, acelerando a implantação de análises e previsões.

 

O SAS Enterprise Guide contribui com o aumento da curva de aprendizado de seus usuários, facilitando o uso das técnicas estatísticas e de organização dos dados.

 

A aplicação deste curso está o âmbito do contrato de parceria entre o IESB e o SAS Institute Brasil.

Objetivos:

Capacitar o aluno no uso do SAS Enterprise Guide aplicado a diversas técnicas estatísticas.

CARGA HORÁRIA, HORÁRIO E LOCAL:

Carga Horária: 32 horas/aula

Dia e horário da semana: Sexta-feira, das 8h00 as 12h15

Período de aulas: de 20 de agosto a 8 de outubro de 2019

Local: Campus Norte



Investimento:

A Vista: R$ 2.287,56 

Parcelado: Em 2X de R$ 1.143,78



Programa do Curso:

  1.      Introdução e elementos básicos do SAS Enterprise Guide;
  2.      Trabalhando com projetos e dados, importando dados, acessando dados por meio de SAS Labraries;
  3.      Iniciando com as task SAS
  4.      Criando consultas
  5.      Descrevendo dados numéricos e categóricos com as tasks:
    1.      Summary Statistics
    2.      Summary Tables
    3.      Distribution Analysis
    4.      One-Way Frequencies
    5.      Table Analysis
  6.      Trabalhando com Gráficos (task Graph)
  7.      Usando Prompts (entrada de dados) em Tasks e Queries
  8.      Customizando e organizando os resultados do projeto
  9.      Criando Stored Process
  10.   Introdução a programação SAS

Pré-requisitos: 

Ter cursado o curso de “SAS Base - Introdução a Análise Estatística com SAS” ou comprovar conhecimentos básicos de análise de dados em sua formação.

Metodologia:

Aulas práticas com utilização de microcomputador em laboratório de informática com aplicação imediatamente do conteúdo aprendido. Ao final do curso os alunos serão orientados no desenvolvimento de um projeto com o uso do SAS Enterprise Guide utilizando uma base de dados de sua organização.

Certificado:

O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos de “75% de frequência” e “nota em avaliação final superior a 5,0 (cinco)” terá direito a um Certificado de Aproveitamento.

Coordenação e Corpo docente do curso:

Coordenador:

Professor Sérgio da Costa Côrtes é Doutor e Mestre em informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio e graduado em estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE do IBGE. Atualmente é consultor em Ciência de Dados, atuando em diversos projetos de análise estatística, inteligência analítica, inteligência artificial e identificação e prevenção à fraude. Coordenador e Professor da Graduação em “Ciência de Dados e Inteligência Artificial” e das Pós-graduações em “Ciência de Dados” e “Análise de Programas e Políticas Públicas” no Instituto de Ensino Superior de Brasília – IESB. É, também, Professor convidado nos cursos de EAD da FGV e Professor licenciado dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da PUC-Rio, onde ministrava disciplinas nas áreas da informática e engenharias. Ocupou diversos cargos públicos no governo federal, com destaque para os cargos de Diretor de Tecnologia da Informação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, Fundação vinculada ao Ministério da Educação - MEC, no período de março de 2012 a agosto de 2016 e Diretor-Executivo do IBGE no período de outubro de 2004 a setembro de 2011, de onde hoje é servidor público aposentado após trinta e nove anos de trabalho.

Corpo docente:

Profissionais com experiências em utilizar os softwares componentes das soluções SAS.

Público-Alvo

Profissionais que precisam atuar em atividades ligadas a ciência de dados e já possuam o software SAS Enterprise Guide em suas organizações.


Compartilhe:


Informações Complementares

Acontece no IESB


Foto ilustrativa

Corrida da longevidade – 2013/1

Foto ilustrativa

II Semana do Gestor Empreendedor

Foto ilustrativa

Atualidades em Debate – “O Brasil, a Copa e as manifestações"

Foto ilustrativa

II Semana do Gestor Empreendedor