Curso/

SAS Base - Introdução a Análise Estatística com SAS

O Curso

No mundo do Big Data, a análise de dados é imprescindível para o sucesso de qualquer organização, seja ela pública ou privada. O SAS é o líder global em Analytics. Há 40 anos o SAS tem utilizado a análise de dados para solucionar os mais complexos problemas de negócio. As empresas, cada vez mais, precisam de profissionais que tenham as competências e habilidades para explorar, entender a analisar dados, visando gerar informações e conhecimentos para suas organizações. Aprender o processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que ofereçam suporte à gestão de negócios deve ser o primeiro passo para iniciar no mundo da Ciência de Dados.

Objetivos:

Capacitar o aluno com metodologias e técnicas de análise estatística e aplicar os conhecimentos utilizando o software SAS em análises de dados quantitativos e qualitativos, gerando competências e habilidades em representações gráficas, cálculos de medidas representativas e avaliação de relações entre variáveis, visando prepará-lo para iniciação no mundo da Ciência de Dados.

CARGA HORÁRIA, HORÁRIO E LOCAL:

Inscrições em breve

Carga Horária: 32 horas/aula

Dia e horário da semana: Quinta-feria das 08h00 às 12h15

Período de aulas Abril/2019

Local: Campus Norte



Investimento:

A Vista: R$ 2.287,56 

Parcelado: Em 2X de R$ 1.143,78



Programa do Curso:

Estatística – teorias e aplicações; coleta de dados; tipos de variáveis; definições básicas; apresentação de dados em tabelas e gráficos; medidas numéricas descritivas; medidas de tendência central; variação e formato; medidas numéricas descritivas para uma população; análise exploratória de dados; a covariância e o coeficiente de correlação; probabilidade básica; Conceitos básicos de probabilidade; Distribuição de probabilidades discretas (para uma variável), Binomial, Poisson, Hipergeométricas; A distribuição Normal e outras distribuições contínuas; avaliando distribuição Uniforme; distribuição Exponencial; O teorema central do limite e a importância da distribuição Normal; Intervalos de confiança; Teste de hipótese para amostrais normais.

 

Linguagem SAS (Programável e Point-and-click): Conceitos básicos e laboratórios de SAS programável e SAS Guide para aplicação imediata dos conceitos estudados, manipulação de arquivos; estruturas de controle e repetição, funções e gráficos. Análise exploratória de dados usando SAS: Medidas de posição, dispersão, assimetria e curtose, gráficos, tabelas de contingência, análise de variância com um fator, correlação linear, regressão linear, outros modelos, tabelas de contingência de múltiplas entradas.

Pré-requisitos: 

Não há.

Metodologia:

Aulas práticas com utilização de microcomputador em laboratório de informática com aplicação imediatamente do conteúdo aprendido. Ao final do curso os alunos serão orientados no desenvolvimento de um projeto de análise estatística utilizando uma base de dados de seu próprio interesse.

Certificado:

O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos de “75% de frequência” e “nota em avaliação final superior a 5,0 (cinco)” terá direito a um Certificado de Aproveitamento.

Coordenação e Corpo docente do curso:

Coordenador:

Professor Sérgio da Costa Côrtes é Doutor e Mestre em informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio e graduado em estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE do IBGE. Atualmente é consultor em Ciência de Dados, atuando em diversos projetos de análise estatística, inteligência analítica, inteligência artificial e identificação e prevenção à fraude. Coordenador e Professor da Graduação em “Ciência de Dados e Inteligência Artificial” e das Pós-graduações em “Ciência de Dados” e “Análise de Programas e Políticas Públicas” no Instituto de Ensino Superior de Brasília – IESB. É, também, Professor convidado nos cursos de EAD da FGV e Professor licenciado dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da PUC-Rio, onde ministrava disciplinas nas áreas da informática e engenharias. Ocupou diversos cargos públicos no governo federal, com destaque para os cargos de Diretor de Tecnologia da Informação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, Fundação vinculada ao Ministério da Educação - MEC, no período de março de 2012 a agosto de 2016 e Diretor-Executivo do IBGE no período de outubro de 2004 a setembro de 2011, de onde hoje é servidor público aposentado após trinta e nove anos de trabalho.

Corpo docente:

Profissionais com experiências em utilizar os softwares componentes das soluções SAS.

Público-Alvo

Profissionais que precisam atuar em atividades ligadas a ciência de dados e já possuam o software SAS em suas organizações.


Compartilhe:


Informações Complementares

Acontece no IESB


Foto ilustrativa

Corrida da longevidade – 2013/1

Foto ilustrativa

II Semana do Gestor Empreendedor

Foto ilustrativa

Atualidades em Debate – “O Brasil, a Copa e as manifestações"

Foto ilustrativa

II Semana do Gestor Empreendedor