Curso/

Java II – Linguagem Avançada

O Curso

Curso focado para quem quer aprender a linguagem Java – atualmente reconhecida como a mais utilizada no mundo; e o paradigma de Orientação a Objetos.

 

Java é uma linguagem multiplataforma, que permite desenvolver aplicações Web e Desktop (presente também no mundo Mobile através do Android). A plataforma Java Standard Edition (Java SE) disponibiliza um conjunto de ferramentas necessárias para o desenvolvimento de aplicações Java, que podem ser feitas em quaisquer plataformas, passando, inclusive, por aplicações embarcadas.



Objetivos:

A parte 2 do curso, abrange recursos de linguagem mais avançados, incluindo Padrões de Projeto (Design Patterns), uso de java.io para leitura, recebimento e criação de dados e uso da JDBC para acesso a banco de dados. Destina-se aos desenvolvedores de software que desejam ampliar os conhecimentos da tecnologia Java, usada para desenvolver aplicativos para uma ampla variedade de ambientes, de dispositivos consumidores a sistemas corporativos heterogêneos e definições dos blocos de controle de erro.



CARGA HORÁRIA, HORÁRIO E LOCAL:

Inscrições em breve

Carga Horária: 32 horas/aula

Dia e horário da semana: Terça-feiradas 8h as 12h15

Período de aulas19/03/19 a 07/05/19

Local: Campus Norte



Investimento:

A Vista: R$ 956,29 

Parcelado: Em 2X de R$ 478,15



Programa do Curso:

Design Patterns e o Template Method

A analogia para a escrita: OutputStream

Padrões Criacionais

Protocolo

Padrões Estruturais

Porta

Padrões Estruturais

Socket

Classe Scanner e PrintStream

Servidor

Pacote java.lang.Math

Cliente

Classe Thread

DAO - Data Access Object

Garbage Collector

JDBC - Banco de dados

Pacote java.io

Testes de Unidade

Uso das classes InputStream, InputStreamReader e BufferedReader

JUnit

Lendo Strings do teclado

 



Pré-requisitos: 

Programadores Java que desejam aprofundar seus conhecimentos no funcionamento da linguagem, para obter uma base sólida para iniciar o desenvolvimento de aplicativos em qualquer plataforma.

Ter feito qualquer curso de Programação Java, ou conhecimento similar, isso envolve: Conhecimentos de Orientação a Objetos (herança, polimorfismo, herança e modularização), estruturas de decisão e controle, uso das classes: String, Lang e Util, uso intensivo de coleções disponibilizadas pela linguagem.



Metodologia:

Aulas presenciais.



Certificado:

O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos de “75% de frequência” e “nota em avaliação final superior a 5,0 (cinco) ” terá direito a um Certificado de Aproveitamento.



Coordenação e Corpo docente do curso:

Coordenador:

 Professor Sérgio da Costa Côrtes é Doutor e Mestre em informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio e graduado em estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE do IBGE. Atualmente é consultor em Ciência de Dados, atuando em diversos projetos de análise estatística, inteligência analítica, inteligência artificial e identificação e prevenção à fraude. Coordenador e professor do curso de graduação em “Ciência de Dados e Inteligência Artificial” e dos cursos de pós-graduação em “Ciência de Dados” e “Análise de Programas e Políticas Públicas”, no Instituto de Ensino Superior de Brasília – IESB. É, também, professor convidado nos cursos de EAD da FGV e professor licenciado dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da PUC-Rio, onde ministrava disciplinas nas áreas de informática e engenharias. Ocupou diversos cargos públicos no governo federal, com destaque para os cargos de diretor de Tecnologia da Informação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, fundação vinculada ao Ministério da Educação - MEC, no período de março de 2012 a agosto de 2016 e diretor-executivo do IBGE, no período de outubro de 2004 a setembro de 2011, de onde hoje é servidor público aposentado após trinta e nove anos de trabalho.

Corpo docente

Professor Fernadno Anselmo é especialista com forte experiência em Java, Banco de Dados Oracle, PostgreSQL e MS SQL Server. Escolhido como Java Champion desde Dezembro/2006 e Coordenador do DFJUG. Experiência em JBoss e diversos frameworks de mercado e na interpretação das tecnologias para sistemas e aplicativos. Autor de 15 livros e diversos artigos em revistas especializadas, palestrante em diversos seminários sobre tecnologia. Atualmente ocupa o cargo de Analista de Sistemas Sênior no BB Turismo e é Professor da pós-graduação em Ciência de Dados do IESB.



Público-Alvo

Ter feito qualquer curso de Programação Java, ou conhecimento similar, isso envolve: Conhecimentos de Orientação a Objetos (herança, polimorfismo, herança e modularização), estruturas de decisão e controle, uso das classes: String, Lang e Util, uso intensivo de coleções disponibilizadas pela linguagem.


Compartilhe:


Informações Complementares

Acontece no IESB


Foto ilustrativa

Corrida da longevidade – 2013/1

Foto ilustrativa

II Semana do Gestor Empreendedor

Foto ilustrativa

Atualidades em Debate – “O Brasil, a Copa e as manifestações"

Foto ilustrativa

II Semana do Gestor Empreendedor