Curso/

Introdução às Metodologias Ágeis – PROJECT MODEL CANVAS E SCRUM

O Curso

As metodologias ágeis de planejamento e gerenciamento de projetos são cada vez mais valorizadas, em um mercado onde o ciclo de vida dos produtos é cada vez mais curto. O Scrum é a metodologia de gerenciamento ágil mais popular e mais respeitada no mercado, sendo aplicável ao desenvolvimento de software e de produtos complexos. O Project Model Canvas tem se mostrado um framework que proporciona agilidade e grande interatividade no planejamento do projeto. Essas ferramentas trazem um ganho de produtividade e qualidade no planejamento e condução dos projetos.

Objetivos:

  •       Ensinar os fundamentos e a filosofia de metodologias ágeis;
  •       Entender e aplicar o Kanban no gerenciamento de projetos e de processos;
  •       Mostrar e utilizar o Project Model Canvas para o planejamento de projetos;
  •       Aprofundar conhecimentos sobre o Scrum e promover a utilização para o desenvolvimento de software e de outros produtos.

CARGA HORÁRIA, HORÁRIO E LOCAL:

Inscrições em breve

Carga Horária: 32 horas/aula

Dia e horário da semana: Quinta e Sexta

Período de aulas Outubro/2018

Local: Campus Norte



Investimento:

A Vista: R$ 430,61 

Parcelado: Em 2X de R$ 215,31



Programa do Curso:

Introdução às metodologias ágeis. Princípios do Lean. O Método Kanban. O Project Model Canvas. Fases da elaboração do PM Canvas. Scrum: princípios, aspectos, processos, papéis.



Pré-requisitos: 

Não há.

Metodologia:

Uso de estratégias didáticas e técnicas de ensino, por meio de teoria e prática.

Certificado:

O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos de “75% de frequência” e “nota em avaliação final superior a 5,0 (cinco) ” terá direito a um Certificado de Aproveitamento.



Coordenação e Corpo docente do curso:

Coordenador:

Professora Associada da UnB, Eda Castro Lucas de Souza é doutora em Sociologia pela UnB/FLACSO, pós-doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na École dês Hautes Etudes Comerciares de Montreal, Canadá, no CERGAM (Equipe management international - FEA) Université Paul Cézanne, Aix-Marseille III, e no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, Portugal (ISCSP/UL). Possui graduação em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1963), mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (1981), doutorado em Sociologia pela Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (1996) e doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (1996). Foi membro do comitê assessor de Administração e Economia do CNPq. Coordenadora da Divisão de Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação GCT - da ANPAD, biênio 2009-2010 e 2011-2012. Realiza pesquisas na área de Administração e Educação, com ênfase em Cultura, Cultura Organizacional, Inovação, Internacionalização e Empreendedorismo. Atua na área de Educação (Gestão do Ensino Superior) e Administração (Cultura, Inovação e Empreendorismo). Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA, da Universidade de Brasília. Atua como membro de corpos editoriais de revistas científicas e nacionais. Coordena o grupo de pesquisa CULTI – Inovação, Internacionalização, Cultura e Empreendedorismo. Coordenou projetos de pesquisa: Pro-Administração; PROCAD em parceria com a UFPE. Participou da elaboração de artigos, capítulos de livros, organização de livros, dissertações, teses e comunicações em eventos científicos.

Corpo docente:

Professor Msc Marco Antônio Lucinda Ribeiro da Silva – Scrum Master. Analista de Sistemas Sênior. Analista de Processos Sênior. Especialista em melhoria de processo de software, com ênfase no modelo CMMI. Especialista em Criptografia. Auditor Líder ISO 9001. Gerente de Projetos.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8236563361333440

Profissionais de qualquer ramo e estudantes que busquem o aprimoramento em gerenciamento de projetos e desejam conhecer os fundamentos e aplicações de metodologias ágeis.

Público-Alvo

Profissionais de qualquer ramo e estudantes que busquem o aprimoramento em gerenciamento de projetos e desejam conhecer os fundamentos e aplicações de metodologias ágeis.


Compartilhe:


Informações Complementares

Acontece no IESB


Foto ilustrativa

Corrida da longevidade – 2013/1

Foto ilustrativa

II Semana do Gestor Empreendedor

Foto ilustrativa

Atualidades em Debate – “O Brasil, a Copa e as manifestações"

Foto ilustrativa

II Semana do Gestor Empreendedor