Curso/

Introdução a Programação com Python

O Curso

Python é uma linguagem de programação de propósito geral orientada a objetos e com suporte a diversos outros paradigmas de computação. Uma linguagem de programação muito poderosa e repleta de recursos modernos para programação de computadores. neste curso são abordados conceitos básicos cujo objetivo é explorar a programação de computadores como uma ferramenta do dia a dia. Com foco na aplicabilidade prática do conteúdo abordado, a lógica de programação é explorada através de exercícios práticos durante o curso.

Por fim, a metodologia de aprendizagem é baseada em problemas, que oferece uma preparação mais ampla ao aluno na resolução de problemas e contribui para o entendimento de outras linguagens de programação.



Objetivos

Desenvolver noções básicas de programação de computadores; projetar e implementar algoritmos; descrever a lógica de programação estruturada; aplicar conceitos e desenvolver algoritmos usando uma linguagem de programação estruturada Python.



CARGA HORÁRIA, HORÁRIO E LOCAL:

Inscrições em breve

Carga Horária: 32 horas/aula

Dia e horário da semana: Segunda-feira, das 8h as 12h15

Período de aulas : 18/03/19 a 06/05/19

Local: Campus Norte



Investimento:

A Vista: R$ 956,29 

Parcelado: Em 2X de R$ 478,15



Programa do Curso:

Introdução a computadores e a linguagens de programação imperativas; conceito de linguagem de programação; Básico da linguagem Python (semântica da linguagem, tipos escalares e controle de fluxo); criação e manutenção de algoritmos; variáveis, expressões e funções; operações de entrada e saída; operação de atribuição; tipos, variáveis e constantes; desvios condicionais; comandos de seleção múltipla; estruturas de repetição; vetores, listas e matrizes; modularização de programas; manipulação de valores básicos e estruturas complexas; Estruturas de dados e sequencias: Funções; Processamento de arquivos e bancos de dados relacional; Introdução a biblioteca para Análise de Dados Pandas. Aplicações de Ciência de dados com Python.



Pré-requisitos: 

Não há



Metodologia de aplicação:

Aulas práticas presenciais



Certificado

O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos de “75% de frequência” e “nota em avaliação final superior a 5,0 (cinco) ” terá direito a um Certificado de Aproveitamento.



Coordenação e corpo Docente:

Coordenador

Professor Sérgio da Costa Côrtes é Doutor e Mestre em informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio e graduado em estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE do IBGE. Atualmente é consultor em Ciência de Dados, atuando em diversos projetos de análise estatística, inteligência analítica, inteligência artificial e identificação e prevenção à fraude. Coordenador e Professor da Graduação em “Ciência de Dados e Inteligência Artificial” e das Pós-graduações em “Ciência de Dados” e “Análise de Programas e Políticas Públicas” no Instituto de Ensino Superior de Brasília – IESB. É, também, Professor convidado nos cursos de EAD da FGV e Professor licenciado dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da PUC-Rio, onde ministrava disciplinas nas áreas da informática e engenharias. Ocupou diversos cargos públicos no governo federal, com destaque para os cargos de Diretor de Tecnologia da Informação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, Fundação vinculada ao Ministério da Educação - MEC, no período de março de 2012 a agosto de 2016 e Diretor-Executivo do IBGE no período de outubro de 2004 a setembro de 2011, de onde hoje é servidor público aposentado após trinta e nove anos de trabalho.

Corpo docente:

Prof. José Pergentino Araujo possui mestrado em Engenharia de Software e é doutorando em Informática pela Universidade de Brasília (UnB). Com experiência de mercado em TI há 15 anos, atualmente é arquiteto de software e professor do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB). Tem experiência na área de Ciência da Computação em Engenharia de Software, Arquitetura de Software, Sistemas Distribuídos, Nuvem Computacional, Inteligência Artificial e Sistemas Multiagentes.

O Profissional

Profissionais interessados em aprender a linguagem de programação Python para ingressar no mundo da Ciência de Dados.

Público-Alvo

Profissionais interessados em apreender a linguagem de programação Python para ingressar no mundo da Ciência de Dados.


Compartilhe:


Informações Complementares

Acontece no IESB


Foto ilustrativa

Corrida da longevidade – 2013/1

Foto ilustrativa

II Semana do Gestor Empreendedor

Foto ilustrativa

Atualidades em Debate – “O Brasil, a Copa e as manifestações"

Foto ilustrativa

II Semana do Gestor Empreendedor