Curso/

Gestão de Compliance

O Curso

O curso capacitará o aluno para:

·       Compreender o conceito, a importância, o papel e desafios da instância profissional do compliance corporativo;

·       Relacionar os elementos essenciais e compreender as funções envolvidas na implementação de um programa de compliance;

·       Entender a importância da prática de gestão de riscos e distinguir os diferentes tipos, níveis, escopos e objetivos das instâncias de controle da organização;

·       Relacionar práticas para monitorar e avaliar a efetividade de um programa de compliance;

·       Identificar elementos organizacionais que incentivam um comportamento pro-compliance;

·       Relacionar os riscos referentes a temas específicos, notadamente conflito de interesse, antitruste e anticorrupção;

·       Compreender como a empresa pode contribuir para formação de um mercado mais íntegro.

Objetivos:

Este curso tem como o objetivo capacitar profissionais de alto nível de empresas públicas e privadas para desenhar, implementar e avaliar programas efetivos de compliance/integridade corporativa, voltados para prevenir, detectar e responder a atos ilícitos ou que atentem contra o código de ética organizacional.

CARGA HORÁRIA, HORÁRIO E LOCAL:

Inscrições em breve

Carga Horária: 32 horas/aula

Dia e horário da semana: Terça e Quinta

Período de aulas Outubro/2018

Local: Campus Norte



Investimento:

A Vista: R$ 579,99 

Parcelado: Em 2X de R$ 289,99



Programa do Curso:

Definição e importância do compliance e integridade corporativa ; Elementos essenciais de um programa de integridade corporativa. Desenho e implementação de um programa de integridade; Enforcement: resposta ao não-compliance; investigação e medidas disciplinares/legais; Monitoramento e avaliação da efetividade do programa de compliance. Contribuição para criação de um mercado mais íntegro: Ações coletivas (collecive Action). Tópicos específicos de compliance: conflito de interesse; compliance antitruste, anticorrupção e compliance para pequenas empresas.

Pré-requisitos: 

Não há.

Metodologia:

Introdução ao compliance corporativo: definição; compliance Vs. Integridade; o compliance no contexto regulatório e das leis anticorrupção nacionais e internacionais; Importância do programa de compliance para as empresas. Elementos essenciais de um programa de compliance corporativo. Desenho e implementação de um programa de compliance: estruturando ambiente de compliance; análise e gestão de riscos; controles internos e linhas de defesa; políticas, padrões e procedimentos; código de conduta; canais de denúncia; enforcement: resposta ao não-compliance; investigação e medidas disciplinares/legais; comunicação e treinamento. Monitoramento e avaliação da efetividade do programa de compliance: obtenção de informações relevantes; técnicas e práticas de monitoramento e avaliação da efetividade do programa. Tópicos específicos de compliance: conflito de interesse e relações com governo; questões referentes ao recebimento/oferecimento de brindes, presentes e patrocínios; nepotismo;  antitruste e anticorrupção. Contribuição da empresa para integridade do mercado e sociedade: “Collective action”; Compliance para pequenas empresas.

Certificado:

O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos de “75% de frequência” e “nota em avaliação final superior a 5,0 (cinco) ” terá direito a um Certificado de Aproveitamento.



Coordenação e Corpo docente do curso:

Coordenador:

Professora Associada da UnB, Eda Castro Lucas de Souza é doutora em Sociologia pela UnB/FLACSO, pós-doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na École dês Hautes Etudes Comerciares de Montreal, Canadá, no CERGAM (Equipe management international - FEA) Université Paul Cézanne, Aix-Marseille III, e no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, Portugal (ISCSP/UL). Possui graduação em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1963), mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (1981), doutorado em Sociologia pela Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (1996) e doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (1996). Foi membro do comitê assessor de Administração e Economia do CNPq. Coordenadora da Divisão de Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação GCT - da ANPAD, biênio 2009-2010 e 2011-2012. Realiza pesquisas na área de Administração e Educação, com ênfase em Cultura, Cultura Organizacional, Inovação, Internacionalização e Empreendedorismo. Atua na área de Educação (Gestão do Ensino Superior) e Administração (Cultura, Inovação e Empreendorismo). Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA, da Universidade de Brasília. Atua como membro de corpos editoriais de revistas científicas e nacionais. Coordena o grupo de pesquisa CULTI – Inovação, Internacionalização, Cultura e Empreendedorismo. Coordenou projetos de pesquisa: Pro-Administração; PROCAD em parceria com a UFPE. Participou da elaboração de artigos, capítulos de livros, organização de livros, dissertações, teses e comunicações em eventos científicos.

Corpo docente:

Prof. Dr. Sérgio seabra é Visiting Fellow (pós-doutor) em Governo pela Universidade de Oxford; PhD in Management pela University of Bath, Inglaterra. Master in Public Administration And Public Policy pela University of York, Inglaterra. Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União – CGU; desde 1996. Membro da Junta de Governadores (Board of Governors) da International Anti-corruption Academy (IACA). Foi Secretário de Transparência e Prevenção da Corrupção e Secretário Federal de Controle Interno Adjunto da Controladoria-Geral da União. Atualmente: Secretário Federal de Controle Interno Adjunto da Controladoria Geral da União.

Público-Alvo

Profissionais de qualquer ramo de atuação que queiram ingressar na área de compliance.


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Informações Complementares

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