Curso/

Economia da Concorrência e Estratégia Empresarial

O Curso

A política de concorrência tem se destacado nos âmbitos público e privado, com questões cobertas pela mídia quase diariamente, como fusões entre grandes empresas que são aprovadas com condições que afetam as estratégias de negócios; a importância das novas tecnologias para os negócios tradicionais, como os aplicativos de carona; a discussão sobre práticas que prejudicam a concorrência, como os cartéis.

Apesar da legislação de concorrência remeter à década de 60, o tema ainda é pouco difundido no Brasil, principalmente devido sua complexidade analítica. Seu caráter multidisciplinar, contudo, mostra que essa é uma área promissora para advogados, administradores e economistas atuantes nos setores público e privado.



Objetivos:

I-    OBJETIVO GERAL

Apresentar ao aluno tópicos de direito e economia da concorrência com objetivo de familiariza-lo com a matéria.  

II-      OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  -    Conscientizar o aluno da importância da concorrência para a economia e para as empresas;

  -    Ilustrar as práticas danosas à concorrência, sob a égide da Lei 12.529/11;

  -    Aplicar as preocupações concorrenciais a casos concretos;

  -    Ampliar o debate e a compreensão sobre os novos temas sensíveis ao direito da concorrência e seu aspecto multidisciplinar.





CARGA HORÁRIA, HORÁRIO E LOCAL:

Inscrições em breve

Carga Horária: 32 horas/aula

Dia e horário da semana: Sexta-feiradas 8h as 12h15

Período de aulas: 22/03/19 a 17/05/19

Local: Campus Norte



Investimento

A VistaR$ 956,29 

Parcelado: Em 2X de R$ 478,15



Programa do Curso:

O objetivo da política da concorrência; Economia aplicada à política da concorrência; Análise de fusões horizontais; Definição de mercado, barreiras à entrada, eficiências; Fusões verticais e suas estratégias: dupla marginalização, fixação do preço de revenda, cláusula da nação mais favorecida; Mercado de dois lados e a análise da concorrência; Casos aplicados e Estratégia de compliance.



Pré-requisitos: 

Não há



Metodologia:

Presencial

Aulas expositivas

Discussão e apresentação de casos concretos





Certificado:

O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos de “75% de frequência” e “nota em avaliação final superior a 5,0 (cinco) ” terá direito a um Certificado de Aproveitamento.



Coordenação e Corpo docente do curso:

Coordenador

Sérgio da Costa Côrtes é Doutor e Mestre em informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio e graduado em estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE do IBGE. Atualmente é consultor em Ciência de Dados, atuando em diversos projetos de análise estatística, inteligência analítica, inteligência artificial e identificação e prevenção à fraude. Coordenador e professor do curso de graduação em “Ciência de Dados e Inteligência Artificial” e dos cursos de pós-graduação em “Ciência de Dados” e “Análise de Programas e Políticas Públicas”, no Instituto de Ensino Superior de Brasília – IESB. É, também, professor convidado nos cursos de EAD da FGV e professor licenciado dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da PUC-Rio, onde ministrava disciplinas nas áreas de informática e engenharias. Ocupou diversos cargos públicos no governo federal, com destaque para os cargos de diretor de Tecnologia da Informação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, fundação vinculada ao Ministério da Educação - MEC, no período de março de 2012 a agosto de 2016 e diretor-executivo do IBGE, no período de outubro de 2004 a setembro de 2011, de onde hoje é servidor público aposentado após trinta e nove anos de trabalho.

Corpo docente:

Simone Maciel Cuiabano é Doutora em Economia pela Universidade de Brasília (2011), mestre em Economia pela Universidade Católica de Brasília (2007). Pós-doutorado em Economia na Toulouse School of Economics (2017), um dos principais centros em Economia Industrial e Economia da Concorrência do mundo. Foi Assessora na Coordenação-Geral de Concorrência Internacional da Secretaria de Acompanhamento Econômico (SEAE/MF) e Economista-Chefe Adjunta do Cade entre 2014 e 2016.

Público-Alvo

Bacharéis em Direito, Economia ou Administração, com atuação nos setores público ou privado.


Compartilhe:


Informações Complementares

Acontece no IESB


Foto ilustrativa

Corrida da longevidade – 2013/1

Foto ilustrativa

II Semana do Gestor Empreendedor

Foto ilustrativa

Atualidades em Debate – “O Brasil, a Copa e as manifestações"

Foto ilustrativa

II Semana do Gestor Empreendedor