Curso/

Ciência de Dados com aplicações em Python

O Curso

Python é uma linguagem de programação de propósito geral orientada a objetos e com suporte a diversos outros paradigmas de computação. É uma das principais linguagens de programação para aplicações em Ciência de Dados. Gera programas inteligíveis, fáceis de compreender e de manter. Muitos módulos científicos já estão disponíveis internet, desenvolvidos por comunidades e grupos de pesquisas, que desobrigam o Cientista de Dados do trabalho de implementações desnecessárias.



Objetivos:

Ensinar as competências fundamentais, para que os alunos sejam capazes de manipular dados e gerar suas próprias visualizações de dados, análises estatísticas e ampliar seu aprendizado. Tornar os alunos capazes de desenvolver projetos em Ciência de Dados utilizando as principais bibliotecas paras Análise de Dados, entre elas, Pandas e Matplotlib.



CARGA HORÁRIA, HORÁRIO E LOCAL:

Inscrições em breve

Carga Horária: 32 horas/aula

Dia e horário da semana: Quarta-feiradas 8h as 12h15

Período de aulas: 20/03/19 a 15/05/19

Campus: Asa Norte



Investimento

A Vista: R$956,29 

Parcelado: Em 2X de R$478,15



Programa do Curso:

Preparação do ambiente de trabalho e introdução ao Python; Explorando os tipos de dados do pandas (DataFrame, Series), fazendo agregações .count(), .max(), .describe(), plotando os primeiros gráficos; Manipulação de strings, exploração de variáveis categóricas e plotagem de gráficos; Explorando variáveis contínuas, explorando o método groupby(); Parâmetros do read_csv() e do read_excel(), merge, concat, e join; Automatização de rotinas com funções, introdução à séries temporais; Projeto de Analytics em Ciência de Dados e projetos integradores em Ciência de Dados.



Pré-requitos: 

Ter cursado os cursos de “Introdução à Ciência de Dados” e “Introdução à Programação com Python” do IESB, ter formação equivalente aos programas destes cursos ou demonstrar experiência profissional na linguagem em Ciência de Dados.



Metodologia de aplicação:

Aulas práticas em laboratório de informática, com um microcomputador por aluno, com aplicação imediatamente do conteúdo aprendido. Ao final do curso, os alunos farão um projeto a partir de uma base de dados de seu próprio interesse.



Certificado

O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos de “75% de frequência” e “nota em avaliação final superior a 5,0 (cinco) ” terá direito a um Certificado de Aproveitamento.



Coordenação e Corpo docente do curso:

Coordenador

Professor Sérgio da Costa Côrtes é Doutor e Mestre em informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio e graduado em estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE do IBGE. Atualmente é consultor em Ciência de Dados, atuando em diversos projetos de análise estatística, inteligência analítica, inteligência artificial e identificação e prevenção à fraude. Coordenador e professor do curso de graduação em “Ciência de Dados e Inteligência Artificial” e dos cursos de pós-graduação em “Ciência de Dados” e “Análise de Programas e Políticas Públicas”, no Instituto de Ensino Superior de Brasília – IESB. É, também, professor convidado nos cursos de EAD da FGV e professor licenciado dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da PUC-Rio, onde ministrava disciplinas nas áreas de informática e engenharias. Ocupou diversos cargos públicos no governo federal, com destaque para os cargos de diretor de Tecnologia da Informação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, fundação vinculada ao Ministério da Educação - MEC, no período de março de 2012 a agosto de 2016 e diretor-executivo do IBGE, no período de outubro de 2004 a setembro de 2011, de onde hoje é servidor público aposentado após trinta e nove anos de trabalho.

Corpo docente:

Professor Marcos Vinícius Guimarães é bacharel em Ciência da Computação (UFOP), especialista em Sistemas Orientados a Objetos (UCB) e mestre em Gestão da Informação e do Conhecimento (UnB). Tem mais de 20 anos de experiência em projetos de software utilizando metodologias e linguagens de programação diversas. Atualmente é servidor do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, além de atuar como professor de cursos de graduação e pós-graduação. É um dos organizadores do PyData Brasília e trabalha para difundir a linguagem Python e a Análise de Dados para não-programadores.

Professor João Alexandre Vaz Ferreira é graduado em Ciências Econômicas pela UnB e aplica ciência de dados e modelos preditivos em problemas de especulação financeira. Originalmente do mercado financeiro, vem se especializando cada vez mais nos aspectos técnicos da Ciência de Dados. É um dos organizadores do PyData Brasília e tem contribuído para difundir o Python e suas bibliotecas de Ciência de Dados.

Público-Alvo

Profissionais com graduação que precisam atuar em atividades de Análise de Dados, Inteligência Analítica e Big Data Analytics.


Compartilhe:


Informações Complementares

Acontece no IESB


Foto ilustrativa

Corrida da longevidade – 2013/1

Foto ilustrativa

II Semana do Gestor Empreendedor

Foto ilustrativa

Atualidades em Debate – “O Brasil, a Copa e as manifestações"

Foto ilustrativa

II Semana do Gestor Empreendedor