Pós-Graduação/

Ciência de Dados

O Curso

Ciência de Dados é uma área atual e em constante evolução. De natureza interdisciplinar, precisa formar uma nova geração de especialistas em análise de dados (data analytics), que necessitam ter conhecimentos nas áreas da ciência da computação, matemática, estatística, além de domínio nas suas áreas de atuação profissional.

O grande desafio para Ciência de Dados é preparar e disponibilizar dados com qualidade e transformá-los em informações e conhecimentos úteis para as instituições e para sociedade, por meio da aplicação de técnicas e algoritmos sofisticados de mineração de dados e inteligência artificial (machine learning e deep learning). A utilização de informações de qualidade e confiáveis é uma exigência para que gestores, em todos os níveis de atuação, possam melhorar a qualidade de suas decisões e o desempenho de suas organizações. Com as metodologias e técnicas da Ciência de Dados será possível gerar modelos matemáticos/estatísticos/computacionais que poderão prever o futuro em diversas áreas de atuação das organizações.

Profissionais que trabalham com análise de dados, bancos de dados, big data analytics, gerando informações e conhecimentos, são constantemente exigidos a conhecerem técnicas, metodologias e ferramentas, cada vez mais atuais. Já não se admite mais no mercado de trabalho profissionais defasados em sua formação.

Trata-se de uma das carreias com maior potencial de crescimento no mundo, em todas as áreas de atuação das organizações. No Brasil, atualmente, o Cientista de Dados é um dos profissionais com mais oportunidades na área de tecnologia.

Este curso irá prepará-lo para ser um profissional diferenciado na sua área de atuação. Ao longo do curso você irá habilitando-se a ingressar no mundo da Ciência de Dados, cada vez mais demandados pelas empresas.

Objetivos do curso

Capacitar o aluno com uma sólida formação em Ciência de Dados e torná-lo apto a desenvolver projetos de Big Data Analytics, participando de atividades de concepção, projeto, desenvolvimento, validação, implementação, implantação, gestão de dados e desenvolvimento de modelos preditivos. O aluno adquirirá profundos conhecimentos de metodologias, técnicas e ferramentas de mineração de dados, por meio de aplicações práticas, em laboratórios de informática, com a execução e análise de resultados estatísticos e de algoritmos de machine learning e deep learning. O aluno, também, aprenderá a usar pelo menos três ferramentas de análise de dados e mineração de dados, a qualificar dados, a empregar técnicas de visualização de dados e a criar modelos preditivos para contribuir com os tomadores de decisões em suas organizações.

CARGA HORÁRIA E DIAS DA SEMANA

Carga Horária: O curso será ministrado em quatro períodos, totalizando 400 horas, em disciplinas em sala de aula e laboratório de informática.

Dias da semana: Segundas, terças e quartas-feiras, sempre das 19h às 22h15, com aulas semanais.

A partir do segundo período os alunos trabalharão em seus “Projeto Integrador em Ciência de Dados (PICD)”, visando aplicar tudo o que aprenderão no curso em seus projetos profissionais e acadêmicos.

SOFTWARES e LINGUAGENS ABORDADOS NO CURSO



O Profissional

O profissional pós-graduado em Ciência de Dados no IESB estará habilitado para atuar com proficiência na solução de problemas complexos que envolvam o desenvolvimento e a aplicação de métodos e modelos em processos estatísticos e computacionais, com grande utilização de ferramentas de softwares para coleta, armazenamento, qualidade, visualização e análise de dados, aplicação de inteligência analítica, mineração de dados e inteligência artificial (algoritmos de machine learning e deep learning) aplicados em grandes bancos de dados (big datas), visando a geração de informações e conhecimentos para melhoria da tomada de decisão e melhoria de processos de trabalho.

COORDENAÇÃO E CORPO DOCENTE DO CURSO

Coordenador: Professor Sérgio da Costa Côrtes, é doutor e mestre em informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio e graduado em estatística pela Escola Nacional de Ciência Estatísticas – ENCE (IBGE). Atua desde 1983 em análise de dados e informática.

Corpo docente: Formado por professores com experiência acadêmica e profissional em suas áreas de atuação.

PÚBLICO-ALVO

      Graduados interessados em conhecer e se preparar para novos desafios profissionais no mundo da informação.

      Profissionais de informática que necessitam se aprimorar e conhecer as novas tecnologias da Ciência de Dados, para agregar valor em suas atividades profissionais.

      Gestores, analistas de áreas de negócio, analistas e coordenadores de monitoramento e avalição de programas e políticas públicas que necessitam aprimorar seu conhecimento e habilidade utilizando big data analytics.

      Tomadores de decisões que precisam utilizar informações de qualidade para alavancar seus negócios.

      Auditores que necessitam utilizar dados, informações e conhecimentos para aprimorar suas atividades de auditoria, controle, monitoramento e identificação e prevenção à fraude e a corrupção.

      Profissionais envolvidos com sistemas de informação ou que necessitem entender melhor os processos de preparação, qualificação e análise de dados.

      Pessoas interessadas em estudar e conhecer novas tecnologias de computação e análise de dados para se manterem atualizadas.



    Compartilhe:


    Informações Complementares

    Acontece na Pós

    Alexandre S. Landim, Desenvolvimento para Dispositivos Móveis

    Além de aprimorar os conhecimentos técnicos do assunto que trabalho diretamente, a Pós-Graduação em Desenvolvimento para Dispositivos Móveis dá noções amplas de tudo que gira em torno do "mobile", como design, questões estratégicas, ferramentas e melhores práticas de construção. Aprender sobre todas as plataformas permite identificar a melhor oportunidade que um determinado aplicativo pode ter em cada sistema operacional. O planejamento necessário para iniciar a construção de um aplicativo, os diversos processos de criação de uma ideia, os testes que validam as propostas, as ferramentas e métodos que auxiliam o processo de criação, além, claro, das ferramentas e linguagens de programação utilizadas no desenvolvimento dos aplicativos. É um curso bem estruturado e flexível, que tive prazer em assistir as aulas tanto pelo interesse no assunto como pelo contato com outros colegas de turma que também tem muito interesse na área de aplicativos. O aprendizado não percorre uma via única do professor para o aluno, e nesta turma pudemos experimentar intensamente o conhecimento colaborativo, onde todos aprendem e todos ensinam.

    MICHELLE BRITO, Jornalismo Digital e Produção Multimídia

    Pude somar a teoria e a prática no curso de Pós-Graduação em Jornalismo Digital e Produção Multimídia, tanto no ambiente profissional quanto em projetos paralelos. Trabalho com edição de imagens há alguns anos, mas sempre quis ter um blog. Criei o Fora da Caixinha a partir de uma disciplina, e nele consigo aplicar todos os conhecimentos que venho adquirindo, como novas tendências do jornalismo online e produção e edição de vídeo. É uma nova linguagem, uma nova maneira de fazer jornalismo. Os professores que ministram as aulas são excelentes profissionais do mercado e foram escolhidos a dedo, eles têm me ajudado muito. Decidi fazer pós-graduação assim que me formei em Jornalismo, pois a área de comunicação social vem evoluindo em uma velocidade assustadora e é fundamental caminhar no mesmo ritmo de quem já atua há algum tempo na área.

    FERNANDO ALVES, MBA em Marketing e Comunicação Digital

    O curso foi um divisor de águas na minha vida profissional. Já trabalho com marketing digital há mais de cinco anos e sempre senti a necessidade de complementar minha formação acadêmica, pois no curso de Publicidade não tem tanto o foco no digital. Pude melhorar meus métodos para atender os clientes da minha Agência, e novas portas se abriram pra mim. Aprendi na pós que para um bom projeto é essencial um bom planejamento e em diversas etapas este conhecimento era reforçado ao longo dos módulos. Outras competências importantes foram de gestão em diferentes redes, organização de processos e knowhow para atuar com esta gama imensa de possibilidades que temos hoje no ambiente online. O MBA foi a melhor escolha que poderia fazer para minha carreira. Tive a oportunidade de trabalhar com o Marcelo Minutti, coordenador do curso, na época da Agência Junior do IESB, onde ele foi nosso coordenador. Desde lá tive certeza que era essa área que gostaria de seguir e atuar. Hoje, sou Diretor de Marketing Digital da Agência Gaas Ideias, tenho um projeto com Blogueiros chamado QGit e também dou aulas de Marketing Jurídico na OAB/DF.

    MARIA GABRIELLA DE MATTOS, Promoção e Gestão de Eventos

    O curso tem me ajudado muito a aprimorar meus conhecimentos teóricos e de elaboração de projetos para o mercado. Já trabalho na área há um ano e meio e consigo, por meio das aulas, estabelecer um parâmetro da teoria e da prática. A diversidade de modalidades de eventos que existem no mercado é muita, e como trabalho com eventos institucionais, eu consigo entender como funcionam outras áreas, para caso eu tenha a oportunidade de no futuro trabalhar em alguma delas, eu consiga chegar mais bem preparada para enfrentar o desafio. Estudar com uma turma diversificada em vários sentidos tem me ajudado muito a desenvolver a capacidade de entender que o profissional de eventos precisa estar preparado para receber/atender qualquer tipo de público, em diversas categorias e atendendo a necessidade daquele momento. O curso de pós-graduação tem acompanhado as tendências de mercado, na área em que estou me especializando e em um contexto geral, acompanhando o caminhar das mudanças no mundo. Recomendo a todos esse MBA no IESB. Sem dúvida, é um local onde tenho aprendido muito.

    JOSEPH ONYANGO, Jornalismo Digital e Produção Multimídia

    O curso de Pós-Graduação está me ajudando bastante a entender a nova forma de se fazer jornalismo. Antes de começa-lo, tinha um conhecimento muito limitado e, ao mesmo tempo, muito tradicional, mas agora estou tendo um entendimento bem amplo sobre tudo da área do mundo digital. Como sempre trabalhei com revistas voltadas para o jornalismo impresso, não conhecia muito sobre o uso das mídias digitais que são mais utilizadas hoje por empresas e público em geral. Estou tendo uma conscientização maior de como atingi-lo usando as várias ferramentas e mídias, algo que não sabia antes da sua importância. Um curso que todos os jornalistas, ou qualquer um que deseje entrar no mundo de mercado, precisariam. Para mim, é a nova forma de fazer o jornalismo.

    visualizar
    Foto ilustrativa

    Trabalhos dos alunos da Pós-Graduação em Animação e Arte Digital

    Conheça nossas parceiras:



     








     




     





     






     
    NOMEÁREA DE ATUAÇÃOE-MAIL / TELEFONE

    Daniele Rodrigues de Araujo Prates

    Secretaria de Pós-Graduação

    daniele.prates@iesb.br / (61) 3962-4682

    Kely dos Santos Gomes

    Secretária de Pós-Graduação

    kely.gomes@iesb.br / (61) 3962-4689

    Damon Marinho Silva

    PIC e Pós-Graduação

    damon.silva@iesb.br / (61) 3448-9854

    Rafael Ferreira de Souza

    Secretaria de Pós-Graduação

    rafael.souza@iesb.br / (61) 3962-4689

    Wanessa Pereira Maia Rocha

    Secretaria de Cursos EAD

    wanessa.rocha@iesb.br / (61) 3962-9839

    Denis Cordeiro dos Santos

    Assuntos Financeiros e Administrativos

    denis.santos@iesb.br / (61) 3962-4662