Pós-Graduação/

Análise de Programas e Políticas Públicas

O Curso

Sistemas de Análise de Dados, também chamados de Big Data Analytics, para geração de informações e conhecimentos constituem um dos itens mais importantes no monitoramento, avaliação e gestão de programas e políticas públicas, principalmente no Brasil que precisa ter o dinheiro público bem aplicado, retornando os valores investidos em bens e serviços de qualidade para a população.

É de suma importância que instituições possam implementar processos de análises de programas e políticas públicas, tendo em vista questões como transparência, revisão de objetivos e metas e geração de informações confiáveis, objetivando sempre a potencialização de recursos e resultados.

Sistemas de análise de dados para monitoramento e avaliação de programas e políticas públicas contribuem para reforçar e ampliar os instrumentos de produção de indicadores sociais confiáveis, que sirvam, efetivamente, de apoio para tomada de decisões e orientações de programas, de políticas e ações públicas.

São muitos os desafios enfrentados para a construção e operação de um sistema análise de dados e geração de informações e conhecimentos para monitoramento e avaliação de programas e políticas públicas. Entretanto, quanto mais pessoas preparadas para enfrentar esses desafios, maior será o zelo na aplicação do dinheiro público e a contribuição para suprir a necessidade de aprimoramento em ações dos governos, em todas as esferas, voltadas para a modernização da gestão das políticas públicas e melhoria das ações do Estado.

A aplicação da tecnologia, principalmente na geração de informações e conhecimentos, garantirá o monitoramento e a avalição de programas e políticas públicas de forma mais assertiva, possibilitando aferir a efetividade e avaliar o impacto na aplicação do programa e da política pública na sociedade. Para isso, é de suma importância que os profissionais dedicados neste trabalho utilizem de forma mais efetiva a análise de dados e a inteligência analítica, aplicada a big datas, gerando informações e conhecimentos, aplicando técnicas, metodologias e ferramentas, cada vez mais atuais. Já não se admite mais profissionais defasados tecnicamente em sua formação.

Este curso irá prepará-lo para ser um profissional diferenciado na sua área de atuação. Ao longo do curso você irá habilitando-se, de forma conceitual e aplicada, a ampliar sua capacidade de analisar programas e políticas públicas, utilizando tecnologias, metodologias, técnicas e ferramentas de alto padrão empregados na integração, avaliação da qualidade e geração de informações e conhecimentos.



OBJETIVOS DO CURSO

Capacitar o aluno com uma sólida formação nas tecnologias, técnicas, metodologias e ferramentas para Análise de Programas e Políticas Públicas e torná-lo apto a desenvolver um projeto de análise de dados e inteligência analítica utilizando Big Data Analytics.

O aluno aprenderá:

  • Armazenar, extrair, explorar, avaliar a qualidade, integrar, analisar e visualizar dados de diversas fontes de dados internas e externas a sua organização;
  • Desenvolver análises para gerar informações, conhecimentos e modelos preditivos, utilizando as técnicas mais sofisticadas de data mining, machine learning e deep learning;
  • Construir sistemas de indicadores;
  • Usar diversas ferramentas de softwares de Ciência de Dados para geração de Análises de Programas e Políticas Públicas;
  • Monitorar Programas e Políticas Públicas;
  • Avaliar a efetividade e os impactos de Programas e Políticas Públicas, e;
  • Participar de atividades de concepção, projeto, desenvolvimento, validação, implementação, implantação e gestão de dados e informações para construção de sistemas de Análises de Programas e Políticas Públicas.



CARGA HORÁRIA, HORÁRIO E LOCAL

Modalidade: Presencial

Carga Horária: 384 horas 

Dias e horários: Quintas e Sexta (8h às 12h15)

O curso será ministrado em quatro períodos, totalizando 384 horas, em disciplinas em sala de aula e laboratório de informática.

As disciplinas serão ministradas sequencialmente, em 8 encontros de 4 horas, sempre às quintas-feiras e sextas-feiras, das 8h às 12h15, totalizando 4 horas/aulas em cada encontro, com aulas semanais.

Excepcionalmente as disciplinas “Análise Econômica para Análise de Programas e Políticas Públicas” e “Construção de Indicadores para Análise de Programas e Políticas Públicas” poderão ser ministradas de terça-feira a sexta-feira, das 8h às 12h15, quatro (4) encontros semanais, de 15 em 15 dias.

A turma 2019 está prevista para iniciar no dia 14 de março de 2019  e terminar no dia 28 de junho de 2020, com períodos de férias em julho de 2019, dezembro de 2019 e janeiro de 2020

A partir do terceiro período os alunos trabalharão em seus “Projeto Integrador em Análise de Programas e Políticas Públicas (PIA3P) ”, visando aplicar tudo o que aprenderão no curso em seus projetos profissionais e acadêmicos.

*A instituição poderá, sempre que necessário, alterar os dias de aula para outros que não sejam da periodicidade do curso, transferir, antecipar, executar aulas, nos finais de semana. 



COORDENAÇÃO E CORPO DOCENTE DO CURSO

Coordenador: Professor Sérgio da Costa Côrtes, é doutor e mestre em informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio e graduado em estatística pela Escola Nacional de Ciência Estatísticas – ENCE (IBGE). Atua desde 1983 em análise de dados e informática. Atualmente é consultor em Ciência de Dados, atuando em diversos projetos de Big Data Analytics, análise estatística, inteligência analítica, inteligência artificial e identificação e prevenção à fraude e a corrupção.

Corpo docente: Formado por professores com experiência acadêmica e profissional em suas áreas de atuação,

Anaconda.pngMicro.png        Python.pngR.pngsas.png



Público Alvo

- Graduados ou Pós-Graduados em todas as áreas de conhecimento, interessados em conhecer e se preparar para novos desafios profissionais em Análise de Programas e Políticas Públicas.

- Gestores e analistas de Análise de Programas e Políticas Públicas que necessitam aprimorar seus conhecimentos e habilidades utilizando Big Data Analytics para monitorar e avaliar programas e políticas públicas.

- Tomadores de decisões que precisam utilizar informações de qualidade para correção de rumo de seus programas e políticas públicas.

- Auditores que necessitam utilizar dados e informações para aprimorar suas atividades de controle, monitoramento e avaliação da efetividade dos programas e políticas públicas.

- Profissionais que trabalham monitorando programas e políticas públicas, coletando dados e analisando seus resultados.

- Profissionais envolvidos com sistemas de informação ou que necessitem entender melhor os processos de construção de Big Datas para análise de dados.

- Pessoas interessadas em retomar seus estudos e conhecer novas tecnologias para monitoramento e avaliação de programas e políticas públicas.

- Servidores públicos que estejam há mais de três anos sem atualização técnico/profissional e que sintam a necessidade de um aperfeiçoamento e reciclagem em suas carreiras.

O Profissional

O profissional pós-graduado em Análise de Programas e Políticas Públicas estará habilitado para atuar com proficiência na análise, monitoramento e avaliação de Programas e Políticas Públicas, aplicando técnicas, metodologias e ferramentas mais modernas do Big Data Analytics, utilizando análise de dados, inteligência analítica, data mining, machine learning, deep learning e construindo sistemas de indicadores, visando a geração de informações e conhecimentos para ampliação da sua capacidade de analisar Programas e Políticas Públicas e subsidiar decisões superiores.



Compartilhe:


Informações Complementares

Acontece na Pós

visualizar
Foto ilustrativa

Trabalhos dos alunos da Pós-Graduação em Animação e Arte Digital

Conheça nossas parceiras:



 








 




 





 






 
NOMEÁREA DE ATUAÇÃOE-MAIL / TELEFONE

Daniele Rodrigues de Araujo Prates

Secretaria de Pós-Graduação

daniele.prates@iesb.br / (61) 3962-4682

Kely dos Santos Gomes

Secretária de Pós-Graduação

kely.gomes@iesb.br / (61) 3962-4689

Damon Marinho Silva

PIC e Pós-Graduação

damon.silva@iesb.br / (61) 3448-9854

Rafael Ferreira de Souza

Secretaria de Pós-Graduação

rafael.souza@iesb.br / (61) 3962-4689

Wanessa Pereira Maia Rocha

Secretaria de Cursos EAD

wanessa.rocha@iesb.br / (61) 3962-9839

Denis Cordeiro dos Santos

Assuntos Financeiros e Administrativos

denis.santos@iesb.br / (61) 3962-4662