Igor Monsueth, Relações Internacionais

Realizar intercâmbio sempre foi um sonho e com a iniciativa do IESB com o seu programa de estudo no exterior, em parceria com o Santander, consegui realizá-lo da melhor maneira possível. Não sendo uma simples viagem, o intercâmbio agrega cultura e ensinamentos que, com toda a certeza, instiga a pensar diferente, e de forma modesta e sutil convida a ver o mundo com outros. Com certeza será uma grande contribuição à vida acadêmica e profissional, onde poderei destacar-me por estes diferenciais. No México as pessoas são um exemplo de amabilidade e hospitalidade. Fiz grandes amigos e conheci pessoas que ficarão marcadas por toda minha vida. O amadurecimento e todo o ensino com certeza é o melhor aprendizado. Academicamente estou seguro que o ensino em uma universidade internacional agregou uma nova visão e metas acadêmicas. Sendo assim, acredito que terei uma vida no IESB com novos desafios, projetos e objetivos a serem superados. E claro, compartilhar o aprendizado adquirido nessa incrível experiência.

Marina Soares de Lacerda , Engenharia Civil

Estudar em outro país sempre foi um sonho para mim e não pensei que aconteceria durante a faculdade, mas o IESB, juntamente com o Santander, me proporcionaram a oportunidade de realizar essa vontade e sou eternamente grata por isso! O IESB acreditou em mim e no meu potencial de aperfeiçoar minhas capacidades profissionais, acadêmicas e ainda crescer como pessoa ao conviver com um povo de diferente cultura, carreiras, idades e ideias. Durante minha estadia em Mexicali aprendi não só dos professores como também dos meus companheiros e amigos de classe, onde pude conviver com diferentes visões de um mesmo problema, respeitando e aprendendo a argumentar melhor e trabalhar em equipes multidisciplinares. O aprendizado de outra língua também mudou a minha forma de falar e pensar, me tornando um pouco mais completa e consciente do processo linguístico de maneira oral e escrita para expor uma ideia e pensamento. No próximo semestre estarei de novo no IESB e espero poder aplicar tudo o que aprendi, mas principalmente espero conseguir compartilhar um pouco das riquezas que o México me proporcionou aos meus amigos e professores, fazendo com que o intercâmbio em realidade não acabe.

Bruna Tereza Teixeira da Silva, Relações Internacionais

Viver no México me mudou bastante. Hoje me enxergo e me assumo como uma pessoa mais confiante, mais madura e mais responsável. O IESB me deu o suporte necessário para eu viver essa experiência maravilhosa em outra faculdade pela qual eu também sou grata. Hoje, eu realmente acredito que eu posso ser uma grande aluna e, no futuro, uma profissional de sucesso. As melhores coisas dessa viagem foram as pessoas, tanto os mexicanos que me receberam de braços abertos, como os brasileiros que foram comigo que se tornaram minha família durante minha estadia em Guadalajara. Esses meses morando fora me fizeram valorizar ainda mais o Brasil. Hoje o amo mil vezes mais e quero que toda essa experiência me dê capacidade para ajudar o meu país a crescer e a receber estudantes de outros países para que eles possam ter a sua vida mudada como eu tive a minha.

Simone Ferreira, Relações Internacionais

Uma experiência no exterior nos remete a muitas expectativas e possibilidades inimagináveis. Como primeira viagem internacional, talvez, não consiga expressar toda minha emoção de sair do país que amo e me apaixonar por outro. A cidade para qual fui é linda, onde as histórias antigas e recentes se mesclam. Estudei numa universidade conceituada, Universidade Autônoma de Guadalajara (UAG), que abriu a oportunidade de conhecer alunos do mesmo curso que faço no Brasil, mexicanos, como alunos de outras nacionalidades. Estudar na UAG foi uma das melhores experiências que poderia ter. Aprendi e não só academicamente. Com um acesso a inúmeras culturas, abri ainda mais minha mente para a diversidade de opiniões e cultura e hoje valorizo ainda mais o debate construtivo!

Maína Chaffin, Jornalismo

Voltar dos Estados Unidos falando que a visita que fiz à Universidade Penn State foi uma boa viagem não se aplicaria porque isso seria muito pouco para descrever exatamente todas as experiências fantásticas que vivi lá. E principalmente como retornei desta viagem: transformada! Trouxe comigo na bagagem novas ideias, atitudes, opiniões, planos e principalmente novos sonhos! Fico muito feliz em ter participado do programa, pois vou lembrar dessa experiência o resto da minha vida. Abriu minha mente para as diversas possibilidades e caminhos que o mundo oferece pra quem está disposto a sair da zona de conforto e correr atrás de seus sonhos. Graças ao programa, hoje eu tenho novos objetivos e metas que quero conquistar.

Amanda Peixoto, Direito

A experiência que tivemos na visita acadêmica à Penn State foi única. Se tivéssemos ido apenas como turistas, não teríamos tido a oportunidade de conhecer a estrutura e dinâmica de uma universidade americana conceituada; se tivéssemos ido como alunas regulares, o acolhimento que tivemos como discentes do IESB certamente não teria sido o mesmo, tendo em vista que o programa, além das aulas, contemplou visita a instituições, encontros com os docentes, reuniões com magistrados e todo o apoio necessário para que as interações fossem todas memoráveis. A Penn State, base da formação acadêmica da professora Eda, é também, a partir de agora, uma grande referência e inspiração para nós.

Brenda Moreira, Direito

O pessoal da Universidade foi muito receptivo, nos receberam muito bem. Especialmente o departamento de Direito, onde fizemos um tour pelo campus, assistimos a aulas interessantes que abriram nossa mente para um sistema de ensino completamente diferente do que temos no Brasil, o que é um adicional muito importante para qualquer aluno. Conhecer a rotina dos alunos americanos foi essencial para refletir e tentar absorver parte disso para nossas vidas. Como aluna de Direito, considero que foi de extrema importância ter contato com o sistema jurídico americano. Ver a diferença te faz observar o Direito de uma maneira diferente e te dá mais ferramentas para ser um profissional mais qualificado. Amei tudo, faria tudo de novo, e de novo e de novo! A experiência na universidade conseguiu superar minhas expectativas. Espero poder voltar e espero que o IESB continue essa maravilhosa parceria!

FABIO LOPES, Relações Internacionais

Uma das melhores coisas do México são as pessoas, exemplos de hospitalidade e amabilidade. Eu conheci pessoas que marcaram minha vida. Um país com uma riqueza cultural e histórica de incrível beleza. Quero agradecer os responsáveis ​​na minha universidade por esse intercâmbio e a equipe do Banco Santander. Através desse intercâmbio pude me desenvolver não apenas academicamente, mas também como uma pessoa. Eu acho que a melhor maneira de retribuir o que fizeram por mim é tornar-me um grande profissional que possa contribuir de alguma forma para o meu país e com o mundo, quem sabe?

RAYSSA SERENO, Direito

Nossa, nem acredito que passou tão rápido! Estamos já no segundo semestre de 2015 e adoraria voltar no tempo e repetir a experiência na Penn State! De fato, a oportunidade de sair do país amplia seus horizontes, te dá novas perspectivas e faz com que você tenha vontade de crescer e se desenvolver ainda mais! Visitar uma universidade com anos de tradição e com tanto amor pela educação nos permite desejar também essa realidade! A parceria IESB - Penn State é um sucesso! Profissionais dedicados e experientes nos auxiliam em toda jornada. Se você tem vontade, curiosidade e sede por educação, embarque nesse maravilhoso intercâmbio. Tenho certeza que muita coisa irá mudar na sua vida!

AUGUSTO FERREIRA, Engenharia Civil

Um intercâmbio em outro país é uma grande oportunidade para um estudante universitário que garante um grande aprendizado na área de estudo e um grande conhecimento cultural, crescimento pessoal e social. Essa oportunidade que me foi dada elevou alguns degraus acima nas escadas da minha carreira profissional e pessoal. Com este intercâmbio o meu currículo ficou mais atrativo e propício a mais chances de estágios e empregos. A minha experiência no México foi muito gratificante. Agradeço imensamente ao IESB e sua principal idealizadora, Prof.ª Eda Coutinho por me proporcionarem esta incrível oportunidade. Conheci muitas pessoas de outros países, fiz muitas amizades, contatos profissionais e acadêmicos; experimentei uma cultura muito interessante e participei de atividades culturais e sociais com grande realização pessoal. Conheci um “novo mundo”.

MARINA TEIXEIRA, Psicologia

"Eu gostaria de agradecer pela oportunidade incrível e única. Vou dar o máximo de mim!" - Marina Teixeira, aluna do curso de Psicologia e selecionada para um programa internacional de 4 semanas em julho, na Universidade de Haia, Holanda.

CATARINE SILVEIRA, Publicidade e Propaganda

O intercâmbio na Penn State foi uma experiência maravilhosa. Como o tempo foi curto, não aprendemos muito em se tratando de técnicas. No entanto, o contato com a cultura dos alunos americanos foi muito intenso e proveitoso. Fiquei impressionada ainda com a proximidade do conteúdo ensinado em sala de aula, era exatamente o mesmo que havíamos aprendido no IESB. Pude perceber o quanto o nosso nível é bom.

ALEX SCHENEKENBERG, Jornalismo Digital e Produção Multimídia

A experiência do intercâmbio na Penn State foi super válida e afetou a minha vida profissional de forma positiva. Espero que seja a primeira de muitas outras, que outros alunos do IESB possam desfrutar dessa parceria.

CAROLINA CANTANHEDE, Design de Interiores

O apoio do IESB e da Penn State foi fundamental para viabilizar esta experiência em minha vida. Embora não tenha tido aulas práticas em minha área de conhecimento, eu pude participar de outras atividades, além da troca multicultural, que é muito rica e construtiva. Surpreendeu-me ainda perceber que tenho totais condições de fazer um mestrado lá, pois o nosso nível de aprendizado no IESB pode ser equiparado ao deles. No entanto, pude perceber também que a disciplina e a dedicação dos estudantes americanos são muito maiores e eu pretendo aplicá-las mais a minha postura.

IARA RABELO, Direito

Visitar um outro país nos mostra como uma cultura se organiza. Ver o comportamento dos estudantes americanos nos fez refletir sobre o nosso dia a dia. Outro grande diferencial foi acompanharmos uma audiência em uma corte local. Era como se estivéssemos dentro do cenário de um filme, desses que vemos no cinema. E essa experiência toda foi proporcionada pelo IESB e seu convênio com a Penn State. Viajar para aprimorar nosso conhecimento nos leva a alcançar novas experiências e enriquecer nossa formação

JÉSSICA MARCOLINO, Psicologia

A experiência de um intercâmbio foi algo de muito aprendizado e crescimento para minha vida. Compartilhar aprendizado, experiências e culturas me fizeram perceber o ser humano ainda mais como singular. Fomos recebidos de uma maneira incrível tanto pelos professores como alunos e organizadores. A palavra que resume o sentimento dessa experiência é: obrigada. Obrigada a todos que fizeram com que essa oportunidade saísse dos planos e se tornasse de fato uma realidade.

ÁLVARO CERQUEIRA, Direito

A experiência de internacionalização que o IESB me proporcionou, em parceria com a Penn State University, é algo que vou levar como um grande feito por toda a minha vida. Foi como um primeiro e grande passo rumo à realização profissional e pessoal, assim como uma experiência humanística sem precedentes. Estar em contato com diversas culturas e fazer amigos de diversos países, além de conhecer melhor a cultura e o ordenamento jurídico norte-americanos me colocam na condição cidadão do mundo. Pensar nos momentos que vivi lá fora me traz muita alegria e um certo saudosismo, espero poder voltar, quem sabe para um mestrado. Aprender com os melhores professores no IESB e na Penn State me dá o preparo suficiente para enfrentar os desafios da carreira que me aguarda.