REVISTA ATENA

REVISTA ATENA

Dissipando ideias e construindo conhecimento.

No intuito de ampliar os horizontes acadêmicos e promover a união entre teoria e prática, o estudante de Direito pode participar de atividades simuladas e reais, compartilhando suas experiências e pesquisas pelas publicações na Revista Atena. O objetivo é divulgar as produções originadas tanto nas atividades do PAC, Núcleo de Pesquisas e Atividades Complementares, como do NPJ, Núcleo de Práticas Jurídicas. Em versões impressa e digital, alunos e professores publicam suas reflexões, de forma integrada. No Caderno Teoria e Prática, são tratados temas específicos como "violência contra a mulher" (vol. 1), "diversidade: afirmando as diferenças" (vol. 2), "carreiras jurídicas" (vol. 3) e "direito e novas tecnologias" (vol. 4).

Normas de Publicação

Os trabalhos apresentados para publicação na Atena – Revista Integrada do Curso de Direito devem ser de natureza acadêmica e social. O objetivo é divulgar e fortalecer fontes de conhecimento nas áreas de Direito e afins.

Os trabalhos devem ser escritos de forma inteligível ao leitor. Aspectos técnicos e especializados devem se limitar ao que é essencial ao saber científico e jurídico.

Os trabalhos enviados para publicação devem ser inéditos.

Todos os textos recebidos serão submetidos à apreciação do Conselho Editorial, que poderá aceitá-los, com ou sem reformulação, ou recusá-los. Os nomes dos relatores permanecerão em sigilo, omitindo-se também os nomes dos autores perante os relatores.

O material para publicação deve ser encaminhado em via eletrônica para o e-mail da Revista, em Microsoft Office Word versão 2000 ou compatível.

Nas versões científicas da Revista, tanto a eletrônica quanto a impressa, serão publicados apenas artigos de professores e Trabalhos de Conclusão de Curso de alunos formandos (artigos, relatórios, trabalhos criativos e monografias).

Os textos devem ter entre 10 e 30 laudas (fonte Arial, tamanho 12, espaço 1,5) para a publicação impressa e, no máximo, 80 laudas para a publicação eletrônica, que terá número mínimo de 1 lauda, especialmente nos casos de resposta de prova, poesias e reflexões.

Cada artigo deve ser acompanhado de um resumo (de 5 a 10 linhas) e de palavras-chave, bem como de referências do autor (instituição, cargo, áreas de interesse, últimas publicações etc.).

No cabeçalho serão indicados o título (e subtítulo, se houver) e o nome do(s) autor(es), com indicação, em nota de explicação, dos títulos universitários ou cargos que indiquem seu domínio em relação ao assunto do artigo.

As notas de rodapé devem ser de natureza substantiva, restringindo-se a comentários adicionais ao texto. Referências bibliográficas, quando necessárias, deverão aparecer no próprio texto com menção do último sobrenome do autor, acompanhado do ano de publicação e do número da página, quando necessário (Coelho, 2000:24). Ao final, devem ser listadas as referências bibliográficas em ordem alfabética.

A Revista Eletrônica será composta por seções e colunas, onde serão publicados, além dos Trabalhos de Conclusão de Curso e artigos dos professores, os seguintes materiais:

Reflexões de alunos e professores sobre temas pertinentes ao escopo da Revista;
Respostas de prova com menção SS e indicação para publicação pelo professor;
Experiências em sala de aula com seminários e apresentação de trabalho;
Entrevistas e outras experiências;
Peças jurídicas produzidas nos Escritórios de Prática Jurídica do IESB;
Registros dos núcleos de estudo e das oficinas;
Registros resumidos de palestras e seminários realizados no IESB;
Resenhas e notas acerca de livros, filmes ou outras manifestações culturais;
Poemas e trechos de obras literárias;
Charges e histórias em quadrinho com pertinência acadêmica.

Prazos

Os pareceristas têm um prazo de 15 dias para enviar parecer sobre o texto à Revista Atena.

Os membros do Conselho Editorial têm um período de 30 dias para enviar análise aprovando ou não a publicação do trabalho.

O Conselho Editorial reserva-se à prerrogativa de sugerir ao autor reformulação do texto, que deve ser efetuada num prazo próximo de 15 dias. Após essa reformulação, os trabalhos devem novamente ser enviados ao Conselho de Pareceristas e ao Conselho Editorial. Cada um deles tem até 15 dias para decidir se o trabalho será publicado.

Pontuação

Os membros do Conselho de Pareceristas receberão metade dos Pontos de Atividades Complementares atribuídos aos alunos autores.

Os alunos colaboradores que contribuírem com textos publicados em qualquer uma das versões da Revista Atena receberão Pontos de Atividade Complementar. Às respostas de prova, narrativas de experiência em sala de aula e palestras serão atribuídos 10 (dez) pontos, às resenhas, relatórios e registros de atividades complementares de núcleos de estudo e grupos de estudo, oficinas e seminários serão atribuídos 20 (vinte) pontos, aos artigos científicos e às monografias 40 (quarenta) pontos.