SAS Brasil realiza workshop sobre Ciência de Dados

Por meio de programa para universidades, a empresa possui parceria com o curso de Pós-Graduação em Ciência de Dados do IESB para uso de programas de softwares e ferramentas de analytics

Com o surgimento, em 2017, dos cursos de graduação em Ciência de Dados e Inteligência Artificial e de pós-graduação em Ciência de Dados, o Centro Universitário IESB ganhou um grande parceiro, o SAS Brasil – empresa líder de mercado em softwares e serviços de business analytics e a maior empresa independente no mercado de business intelligence. Como consequência dessa parceria, no dia foram realizados workshop de aperfeiçoamento e palestras no Campus Norte, com profissionais do mercado e alunos. Os especialistas trouxeram abordagem sobre a utilização dos recursos do SAS na investigação de fraudes e o papel do cientista de dados neste processo de apuração.

Com abordagens estatísticas para análise de dados, os cursos trouxeram as principais inovações do mercado, utilizando ferramentas de analytics. Segundo o coordenador do curso de Ciência de Dados do IESB, prof. Sérgio Cortês, há uma preocupação com a formação de uma nova geração de especialistas em análise de dados (data analytics).

                          DSC_0911.JPG     Foto-Palestra-Especialista-3.jpg

No Brasil, nos Estados Unidos e na Europa, a Ciência de Dados é considerada uma das principais profissões da próxima década. Ele acredita que esse profissional será capaz de transformar dados em informações valiosas, suprindo uma lacuna nas empresas para analisar dados, trabalhar com fraudes ou determinar perfis de clientes. “Isso vai facilitar a tomada de decisões nas organizações, sempre com uma visão de futuro”, afirmou.

“Hoje, o cientista de dados precisa testar soluções capazes de gerar eficiência de negócios, saber de estatística, matemática e computação avançada, além de algoritmos de machine learning, que são utilizados para determinar a importância e a forma como esses sinais são combinados”.

Para Cortês, o cientista de dados utiliza informações para definir padrões de comportamento e, desta forma, otimizar as ferramentas. “Quando compramos um produto na internet, utilizamos comandos por voz ou traduzimos textos on-line, somos notificados com ofertas e anúncios de produtos e serviços. Cientistas de dados entendem o que o consumidor buscou para oferecer novas ofertas. É uma ciência presente na vida de todos que usam um smartphone ou um computador”, comentou.

Parceiros

Foto-Palestra-Especialista-1.jpg

Além dos segmentos de financial crimes e governo, SAS tem foco em Finanças, Telecom, Varejo, além de oferecer soluções para áreas promissoras como Saúde, Construção Civil, Transporte e Logística, Cooperativas, Manufatura 4.0 (IoT). Ela também está investindo no agronegócio, analytics tem aplicações para o mercado de commodities, manejo de pastos, produtividade do rebanho, entre outras.

Para se tornar parceiro da SAS Brasil, é preciso ter visão e expertise no segmento de negócio onde atua e investir na educação da equipe, pré-requisitos da SAS mundialmente. “O SAS é a maior empresa do mundo de software de capital fechado, com diversos produtos de analytics disponíveis há mais de 40 anos. A parceria do IESB com a empresa consiste na utilização de softwares em nossos laboratórios”, destacou o prof. Sérgio Cortês.

Por Anny Cassimira



Compartilhe: