Quer dar um salto na sua carreira? Seja um trainee!

Com cerca de 70 programas abertos em todo o país, o processo de formação profissional garante ótimos salários, desenvolvimento de habilidades de liderança e gestão.

Muitas são as dúvidas durante a graduação, relacionadas a qual caminho profissional seguir. Ainda mais, quando se trata do Distrito Federal, em que uma grande parcela da população sonha em passar num concurso público, para garantir a tão sonhada estabilidade financeira. Porém, existem outros nichos que podem ser explorados, como os programas de trainee, que garantem ótimos salários, são capazes de impulsionar a carreira em um curto período, além de serem uma ótima oportunidade de networking com profissionais de destaque de uma empresa ou setor.

De acordo com Nádia Chaves Ferreira, gerente de Recursos Humanos do Centro Universitário IESB, a participação nesse tipo de iniciativa gera inúmeros benefícios no processo de formação profissional. “Essa experiência é capaz de alavancar a carreira, no sentido de acelerar a formação sistêmica desse profissional, desenvolvendo aspectos ligados às habilidades de liderança e gestão. Quem participa de um programa de trainee está mais exposto aos tomadores de decisão da empresa. Seu desenvolvimento é acompanhado mais de perto pela área de recursos humanos e seus desafios, normalmente, são projetos corporativos de alta visibilidade e com boa complexidade”.

A gerente de RH pontua que o principal diferencial é desenvolver, desde a entrada no programa, a capacidade de olhar a empresa de forma integrada, por meio de uma visão ampla do negócio e de toda a cadeia de valores que a envolve.“Aprender, desde o início, que todas as áreas e todos os sistemas de trabalho coexistem, são importantes e devem trabalhar em prol dos mesmos objetivos. O profissional que desenvolve essa capacidade certamente se diferenciará no mercado de trabalho. Destacaria também as habilidades de planejamento, gestão de projetos, habilidade de comunicação e negociação com diferentes partes interessadas, além da capacidade de liderança”.

Quer estar preparado para encarar uma seleção? Nádia deixa uma dica: “Leia material de qualidade e de fontes reconhecidamente confiáveis. Pesquise, estude e saiba além do superficial. Acompanhe os acontecimentos mundiais e nacionais nas áreas que mais lhe interessam, contudo, saber um pouco de tudo é de suma importância. Dessa forma, certamente você fundamentará seus posicionamentos e ampliará sua capacidade crítica”.

Prepare-se para ser um trainee

- Ao se candidatar, sempre escolha vagas que englobam a sua formação acadêmica;

- Opte por empresas que tenham a ver com o seu perfil;

- Ser fluente ou ter noções avançadas de inglês é importante. Uma terceira língua é desejável;

- Faça um intercâmbio;

- Ao participar das etapas de seleção, mostre que sabe trabalhar em equipe, tenha liderança e atitude;

- O currículo é importante, mas a entrevista é eliminatória, portanto, estude sobre a empresa, seja você mesmo e lembre de valorizar em suas respostas, o que você tem a oferecer que mais se adequa com o que a empresa busca.

Curiosidades sobre os programas

- Os salários variam entre R$ 4.000 e R$ 7.000, além de oferecerem benefícios e direitos trabalhistas;

- Os participantes, geralmente, precisam estar no último ano de graduação, ou com até dois anos de formado;

- O processo de seleção possui cerca de cinco estágios, que incluem testes on-line, prova de inglês, dinâmica em grupo, painel de negócios e entrevista presencial com gestores da empresa;

- Os trainees passam por diversos setores, para conhecer a rotina e a estrutura da empresa. Ao finalizarem o programa, podem atuar na área que obtiverem melhor desempenho;

- Os programas duram de um a três anos.

Para saber mais e conferir os processos que estão abertos em todo o Brasil, acesse: https://www.estagiotrainee.com ou https://www.mytrainee.com/.

Por Juliana Tito

 



Compartilhe: