Professora Eda ministra palestra em Seminário sobre Educação

A reitora do Centro Universitário IESB, professora Eda Machado, ministrou na manhã dessa sexta-feira (19) a palestra  “Evolução Educacional: Do professor que penaliza ao que ama” no II Seminário “Professor, o Transformador da Sociedade”. O evento aconteceu no edifício Parlamundi do Templo da Boa Vontade.

Como primeira palestrante do evento, a professora abriu sua fala perguntando aos presentes sobre suas experiências como professores, o que os motivou a seguir a carreira. Então ela destacou que a profissão não é uma tarefa fácil mas o papel do professor pode ser transformador na vida de um aluno. Com um comportamento monitorado porém que faz a diferença na vida do estudante pode despertar nele potenciais até então desconhecidos. Porém, destacou que o trabalho deve ser em conjunto. Sua fala foi sustentada por exemplos de sua vida profissional e o relacionamento com os alunos do início da profissão até sua atuação como reitora do IESB.

Assim, ressaltou a importância que existe do relacionamento do professor com seu estudante. O respeito é fundamental. “Todos nós temos que trabalhar os nossos sentimentos negativos para transformá-los em positivos. Ou seja, fazermos sempre uma autoavaliação”, afirmou a reitora. O resultado é o reforço dos talentos de cada aluno para multiplica-los. Para a professora Eda, isso é uma obrigação do professor.

Semin-rio-Eda-4.JPG  Semin-rio-Eda-3.JPG

Destacou também as diferentes formas de aprendizado para os alunos hoje. O online se tornou uma modalidade de ensino essencial na sala de aula, além de palestras, mesas-redondas, debates e até mesmo a forma como as cadeiras são posicionadas em sala de aula pode ser um diferencial.

Ela equiparou o seu ponto de vista à estrutura do IESB, em que prioriza que o ambiente de aprendizado seja moderno e condizente com a melhor forma de ensino para o aluno. Afinal, sua carreira acadêmica e na área da Educação resultou na avaliação máxima do IESB pelo MEC, o que significa que a instituição é excelência em ensino, pesquisa e extensão.

Semin-rio-Eda-1.JPG

“Professores não mudam sua maneira de ensinar a não ser que eles sintam necessidade, motivados e sejam ajudados. Quem ajuda? O colega do lado, a diretora da escola o professor do departamento”. Professora Eda finalizou sua apresentação respondendo aos questionamentos dos participantes, que permearam desde a responsabilidade do papel do professor até a crise na Educação do Brasil.

Por Laura Maria


Compartilhe: