Professora do IESB tem participação no livro “Gêneros em Pauta: Desconstruindo Violências, Construindo Novos Caminhos”

A professora do curso de Jornalismo do Centro Universitário IESB, Luciane Agnez, em parceria com a jornalista Alzimar Ramalho, assinam o capítulo “Voz e representação: uma análise da presença da mulher e da comunidade LGBT em espaços jornalísticos digitais”, do livro: “Gênero em Pauta: Desconstruindo Violências, Construindo Novos Caminhos”, que será lançado dia 19 de março, no Foyer da sede da Associação de Docentes da Universidade de Brasília (ADuNB).

Para a professora Luciane, é necessário considerar a comunicação em si como um direito fundamental, e os meios de comunicação como promotores dos demais direitos humanos. “Quando discutimos as questões de gênero, vemos o papel da mídia numa relevância crescente, mesmo em um cenário de mídias digitais, em dar visibilidade para diversidade de gêneros que acompanha a nossa sociedade”, pontua.

Sobre o livro

Os capítulos trazem densos estudos de gênero presentes em pesquisas lideradas por professoras doutoras de universidades brasileiras e estrangeiras, também com a participação de pesquisadoras e pesquisadores do tema. A obra documenta e analisa a temática de gênero e articula diversas redes de pesquisa nacionais e internacionais em torno desse campo de estudos.

O livro ainda traz questões sobre representação da violência e combate à violência de gênero, desigualdade, movimentos feministas e reivindicações e os processos sociais de busca de igualdade de gênero, que são abordadas por meio das áreas de pesquisa que incluem, dentre outras, Antropologia, Literatura, Sociologia, Urbanismo, Comunicação - jornalismo, publicidade e propaganda, cinema e audiovisual - e a representação de gênero na mídia tradicional e nas novas mídias. Os resultados de pesquisa dão às leitoras e leitores a possibilidade de refletirem acerca das questões de gênero a partir de uma perspectiva de cidadania, nos mais diferentes contextos de atuação.

 

 Por Rebeca Guimarães



Compartilhe: