NAADE divulga serviços

Conheça os serviços do Núcleo De Apoio e Atenção ao Discente e Egresso

Buscando oferecer atendimento preventivo, informativo e de orientação aos estudantes que apresentam dificuldades na vida acadêmica, o NAADE (Núcleo De Apoio e Atenção ao Discente e Egresso) tem como objetivo acolher, atender e acompanhar o aluno, auxiliando-o na resolução de demandas pedagógicas ou pessoais que interferem no seu processo de aprendizagem.

Entre os serviços ofertados pelo NAADE, estão:

1Acolhida e Escuta: as demandas e necessidades dos discentes e egressos são acolhidas, avaliadas, encaminhadas e acompanhadas. Os atendimentos deverão ser agendados pelo discente, no sistema “Aluno Online”, pessoalmente ou por meio do coordenador ou professor do curso. Os egressos deverão solicitar atendimento por telefone, e-mail (naade@iesb.br) ou pessoalmente.

2. Central de Carreiras e Empregabilidade: tem como objetivo normatizar os procedimentos referentes às questões dos estágios, obrigatórios e não obrigatórios, previstos nos projetos pedagógicos dos cursos do IESB, e no que couber a legislação. Ele centraliza o relacionamento com as agências de integração de estágio, promove contato com empresas e órgãos públicos para criação de novas oportunidades de estágio para o corpo discente do IESB.

3. Letramento Acadêmico: objetiva cuidar do nivelamento de leitura, escrita, vivência matemática, inclusão digital, oratória e produção acadêmica, habilidades de extrema importância, pois são exigidas em avaliações, vivências científicas e profissionais.

4. Atendimento Psicológico: oferece alívio às tensões e angústias psicológicas dos discentes e egressos do IESB, por meio de orientações e intervenções pontuais dos alunos do 10º semestre do Estágio Supervisionado II, do curso de Psicologia. Usa a psicoterapia breve, com duração de até 4 sessões, e caso haja demanda, o discente será encaminhado para os demais projetos que compõem o NAADE ou para profissionais da rede pública ou particular de saúde do DF.

5. IESB-SE – Formação de docentes: esse projeto tem como objetivo promover a formação continuada do corpo docente do IESB, tendo como ponto de partida a sua experiência. Todas as ações serão realizadas com o objetivo de contribuir e consolidar, de forma coletiva, o perfil docente desejado pelo IESB.

6. Orientação profissional: possibilitará aos discentes e egressos do IESB e aos estudantes do Ensino Médio, das escolas da rede pública e particular do Distrito Federal, o amadurecimento e esclarecimentos na escolha da profissão e da carreira profissional. Esse projeto contará com o apoio dos alunos do curso de Psicologia. É um reforço para os alunos que ainda estão em dúvida com relação à sua escolha profissional e maiores informações sobre as carreiras e o mercado de trabalho.

7. IESB Inclui: tem como objetivo coordenar a acessibilidade dos estudantes com necessidades especiais ou dificuldade de aprendizagem, desde o ingresso até a conclusão do curso. Oferecer apoio educacional especializado, acolhimento e possibilidade de integração dos estudantes em situação de vulnerabilidade, de modo a proporcionar acesso ao trabalho e qualificação profissional.

8. Acompanhamento de egressos: tem como objetivo desenvolver atividades e procedimentos, no âmbito institucional, que busquem (1) reduzir a evasão por meio da identificação dos motivos que levam o aluno a solicitar trancamento, cancelamento ou a desistir de seu curso de graduação ou pós-graduação; (2) conhecer a inserção do egresso no âmbito da atuação profissional; (3) possibilitar políticas de educação continuidade na Instituição no âmbito da pós-graduação; e, (4) manter uma relação de proximidade com o aluno egresso da Instituição.



Compartilhe: