Estudantes do PIBIC representam IESB no 15º Congresso de Iniciação Científica do DF

Em busca de inserção no cenário do desenvolvimento de pesquisas, estudantes do Programa de Iniciação Científica marcam presença na 15ª Edição do evento

O Centro Universitário IESB irá ter sua representação no 15º Congresso de Iniciação Científica do Distrito Federal e 24º Congresso de Iniciação Científica da UnB, que terá início dia 24 de setembro, no Campus Darcy Ribeiro. O evento contará com a presença dos alunos Ayla Santana Soares, Juarez Dantas, Mariana Reis de Freitas, Sofia Faria de Fonseca, Kelly Afonso Clemente, Vanessa Beatriz de Castro de Sousa, Allan Kleitson Teotonio, Jean Kevyn Correia Pessoa, Cristiane Dias da Silva Bezerra e Dávini Ribeiro Alves de Lima. Os estudantes participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

Para a coordenadora de Direito do IESB e responsável pelo evento, professora Any Ávila Assunção, os Programas de Iniciação Científica têm como objetivo despertar a vocação científica e identificar talentos para pesquisa, mediante a participação de estudantes de graduação em projetos. “O evento busca propiciar o diálogo entre os participantes, o intercâmbio entre grupos de pesquisa, a divulgação científica, além de realizar a avaliação qualificada dos resultados alcançados nos trabalhos de pesquisa inscritos pelas instituições participantes do Congresso”, comenta a Professora.

Os alunos que vão representar o IESB apresentarão as pesquisas desenvolvidas no Programa de Iniciação Científica, com um banner preparado por cada um. “Essa chance que o IESB está nos ofertando tem sido fundamental para abrir as portas de diversas oportunidades. Estarei apresentando o fruto da minha primeira pesquisa acadêmica científica, a qual me proporcionou adentrar em um novo universo e despertou em mim muitas expectativas para meu futuro profissional”, comenta Vanessa Edissandra, egressa do curso de Psicologia do IESB, que tem como tema do trabalho: “A percepção que o obeso tem sobre os aspectos psicossociais e emocionais da obesidade e seus reflexos sobre a autoimagem”.

De acordo com a Professora Any, o evento traz resultados para o desenvolvimento científico dos alunos. “A iniciativa é uma oportunidade para troca de experiências entre os pesquisadores e alunos das entidades participantes, além de ser um fórum para divulgação das pesquisas desenvolvidas pela instituição para um público mais amplo”, afirma.

Realizado anualmente, o Congresso abrange os trabalhos desenvolvidos nos programas institucionais das parceiras da organização do evento entre agosto do ano anterior e julho do ano em que acontece. O período de apresentação será de 25 a 27 de setembro, no Centro Comunitário Athos Bulcão, Campus Darcy Ribeiro, na UnB. O primeiro dia será voltado à área de humanas, o segundo tratará temas relacionados à vida, e o terceiro será ligado à área de exatas.

A divulgação dos trabalhos indicados à “Menção honrosa” e ao “Prêmio Destaque” será no dia 8 de outubro, no site.

Confira a programação do evento.

Por Ana Maria da Silva



Compartilhe: