Egressas do IESB apostam em residência para sucesso profissional

Com grande concorrência, egressas conquistam espaço em Residência Multiprofissional em Psicologia

As egressas do curso de Psicologia do Centro Universitário IESB, Cibele Dayana Werneck e Pablinne Ferreira Duarte, ambas formadas no ano de 2016, tomaram a decisão de crescer dentro do ramo profissional apostando na Residência Multiprofissional em Psicologia. Com a aprovação dos processos seletivos, as ex-alunas iniciaram um novo caminho na carreira.

Para Pablinne Ferreira, a residência sempre foi um sonho, mas nunca imaginou que pudesse ser alcançado. A psicóloga foi aprovada em 2018, quando passou em dois processos seletivos, sendo o primeiro resultado da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES), na área de Saúde da Família. Após um mês, surgiu a resposta do Hospital Universitário de Brasília (HUB), na área de atenção oncológica.

“Nunca imaginei que teria duas aprovações. Daqui para frente eu quero fazer a mesma coisa que fiz na graduação, que é aprender o máximo possível e aproveitar tudo o que puder. Estou feliz e ansiosa para começar”, conta. Pablinne começará o processo no 1º semestre de 2019 e, devido ao maior interesse na área de oncologia, optou pelo HUB.

Para a psicóloga Cibele Dayana Werneck, a decisão de fazer uma residência surgiu ao realizar o estágio em psicologia hospitalar pelo IESB, no Hospital Regional de Ceilândia. “A minha motivação veio da minha identificação com a área de psicologia hospitalar e o desafio que significa o processo de adoecimento em geral. Eu quero aprender a usar a psicologia para ajudar pessoas no hospital”, conta.

A egressa foi aprovada na seleção da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, onde atuou durante seis meses no hospital de Ceilândia e um ano e meio no Hospital de Base de Brasília, operando nas unidades de terapia intensiva (UTI), pronto socorro, enfermarias e cuidados paliativos. O período da experiência tem duração de dois anos, com início em 2017 e conclusão em 2019. Além disso, a profissional conta que já vem colhendo frutos com sua caminhada.Consegui um emprego como responsável pela psicologia hospitalar assistencial aos pacientes do Hospital Anna Nery. Além disso, pretendo seguir e fazer o mestrado”, pontua.

 

Residência Multiprofissional de Psicologia

A Residência Multiprofissional funciona como uma Pós-Graduação lato sensu (especialização), e trata-se de um programa de cooperação para favorecer a inserção qualificada dos jovens profissionais da saúde no mercado de trabalho. Entre as categorias que integram a área de saúde estão: Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

Com duração de dois anos, os alunos apresentam ao final um trabalho de conclusão de curso (TCC) ou monografia, com o diferencial de que a maior parte da carga horário (60 horas semanais) é realizada em atuação prática.

O edital é emitido anualmente pela banca que desenvolve a prova de conhecimentos, e exige o conhecimento geral obtido durante a graduação.

Por Ana Maria da Silva



Compartilhe: