Conheça a Iniciativa Bandoneón de Gastronomia

A ideia de um veículo itinerante sustentável na arte de cozinhar: o coordenador do curso de Gastronomia do IESB, Sebastián Parasole, mostrou que isso era possível com a criação do Projeto Iniciativa Bandoneón. O triciclo é um carrinho de comida de rua criado para ensinar Gastronomia a todas aquelas pessoas que têm interesse em aprender e criar seu próprio empreendimento. A ideia é 100% brasiliense, mas o veículo foi comprado em Curitiba e 70 % do triciclo foi construído no  Brasil e os outros 30 % de origem asiática.

Iniciativa-Bandone-n-15.jpg

A iniciativa do projeto foi motivada por uma busca de gerar oportunidades, o professor Sebastián procurou transmitir seus conhecimentos àqueles interessados tanto num sonho pessoal como numa fonte de renda profissional. O Bandoneón é a materialização dessa ideia inicial.

Iniciativa-Bandone-n-8.jpg  Iniciativa-Bandone-n-10.jpg

O projeto está dividido em quatro partes: Educativo, Ação social, Negócio Social e Protótipo de ferramenta para MEI. Modelo de sustentabilidade, o Bandoneón possui 5 gavetas de aço inox misturado com isopor, para manter temperaturas de conservação de alimentos. Assim, não precisa de energia. Suas luminárias são com painéis solares e lâmpadas de luz carregadas com energia solar. Possui dois tanques de reservatório: um de água e o outro de água suja, extraída da chuva. Ainda, tem dois fogos com carregamento de gás de três quilos cada um, fechamento em forma de box, placas de cobre para manter temperatura e uma pia.

Iniciativa-Bandone-n-11.jpg  Iniciativa-Bandone-n-14.jpg

“Iniciativa Bandoneón é uma semente para novos processos educativos com alunos, mas também o começo de uma ideia  e um protótipo para o âmbito da educação”, afirma o professor Sebastián. Para ele, o projeto pode contar com a participação dos alunos como atividade complementar, ajudando em diferentes ações, lugares e polos do IESB.

Por Laura Maria


Compartilhe: