Alunos do IESB apresentam artigos científicos em congresso

Os alunos do 7° semestre do curso de Jornalismo do Centro Universitário IESB, Adelair Almeida, Clara Mello, Darcianne Diogo, Lucas Rezende, Marisla Mendes e Weverson Ferreira, representaram a Instituição no XXI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste , uma iniciativa da Intercom, que aconteceu de 22 a 24 de maio, na Universidade Federal de Goiânia (UFG).

As alunas Darcianne Diogo e Marisla Mendes participaram com o artigo científico "Jornalismo comunitário: uma análise dos webjornais das favelas do estado do Rio de Janeiro". Já a estudante Adelair Almeida, participou com dois artigos: o primeiro foi escrito apenas por ela, com o tema “Lei de Acesso à Informação e Jornalismo: Uma Análise do Blog Públicos do Estadão’’ e o segundo foi “Fake news: duas experiências nas eleições 2018”, escrito em conjunto com os colegas de classe, Clara Mello e Weverson Ferreira.

Os artigos foram produzidos pelos alunos para a disciplina de Pesquisa em Comunicação e serve como base para a produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Os estudantes foram orientados pela professora Luísa Guimarães, que os incentivou a participarem do Congresso.

A aluna Marisla Mendes conta que o objetivo do artigo produzido foi evidenciar as características e a importância do jornalista em noticiar a comunidade, já que é um tema relevante, que traz assuntos atuais de interesse público.

A estudante Adelair Almeida, que já participou de um Intercom anteriormente, conta o que sentiu quando ficou sabendo que os artigos dela foram escolhidos. “Eu fiquei muito empolgada quando vi que os dois artigos foram aceitos. Isso significa muito, pois tenho desejo de seguir uma carreira acadêmica” destacou a aluna.

Sobre a Intercom

A Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – é uma instituição sem fins lucrativos, destinada ao fomento e troca de conhecimento entre pesquisadores e profissionais atuantes no mercado. A entidade estimula o desenvolvimento de produção científica nentre mestres, doutores,  alunos e recém-graduados em Comunicação, oferecendo prêmios como forma de reconhecimento aos que se destacam nos eventos promovidos pela entidade.

Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação

O Congresso acontece desde 1977 e reúne cerca de 3,5 mil pessoas, entre alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais da área. No evento, são debatidos tópicos de jornalismo, relações públicas, publicidade, rádio, televisão, cinema, produção editorial e de conteúdo para mídias digitais e políticas públicas de Comunicação, entre outros. A cidade-sede muda a cada ano e é escolhida pelos sócios da Intercom, em votação realizada no ano anterior.

Por Camila Nunes



Compartilhe: