Alunos desenvolvem maquete da Usina Paranoá

Futuros engenheiros elétricos, juntamente com professor, realizam projeto visando o bem-estar do cidadão brasiliense

A ideia de fazer uma maquete que representasse um sistema elétrico de potência completo, onde tivesse geração, usina, transmissão, distribuição e consumidores, surgiu dos alunos do 7º semestre do curso de Engenharia Elétrica do IESB, com o apoio do professor João Matos Pinheiro Filho, responsável pela disciplina Conversão Eletromecânica de Energia.

Segundo o Professor João Matos Pinheiro Filho, os alunos tentaram representar nessa maquete a usina hidrelétrica do Paranoá, uma usina de pequeno porte, mas que permite entender toda a sistemática do processo de geração de energia. “Para isso, nós precisamos agregar conhecimentos de diversas áreas; os alunos veem, com essa atividade, a oportunidade de treinar o trabalho em grupo e integrar conhecimentos de diversas áreas”, comenta. 

O projeto acabou se tornando um projeto interessante tanto para o curso quanto para os alunos, e, para o professor, o aluno é o grande beneficiado nessa atividade. “Trabalhar em grupo é uma coisa que ele fará no mercado de trabalho, como engenheiro. Trabalhar em grupo é uma grande dificuldade para alguns e eles aprenderam a lidar com os desafios juntos”, afirma. É o caso do estudante Gerson Acácio de Oliveira Junior, que trabalhou com a turma na maquete da usina. “O trabalho se mostrou desafiador ao exigir a coordenação de um grande número de participantes trabalhando em diferentes etapas, mas que com ordem, disciplina e vontade de agregar, foi possível terminar a tempo”, relembra.

Todas as partes de um sistema elétrico de potência que foi trabalhado na disciplina foram feitos por alunos. Uma oportunidade de implementar as torres de transmissão, as redes elétricas e confeccionarem as subestações, tendo como objetivo de conclusão do trabalho a divulgação. “Todas as turmas tiveram a oportunidade de fazer um vídeo. Teve uma turma do 2º semestre de 2017 que fez, inclusive, um vídeo em inglês com legenda em português que ficou muito bem feito. Foi uma realização para os alunos e uma oportunidade de trabalho única”, pontua. 

A sensação de ver esse trabalho concluído, para o professor, é de que o aluno agregou valores e conhecimentos, que é uma das coisas mais importantes na formação acadêmica, aprendendo a se posicionar, conviver com as diferenças, entender como funciona as estruturas de potência de grande envergadura, pensando e discutindo isso com tranquilidade, de forma técnica, de uma maneira agradável, onde todos compreendam a execução total. “O importante não é só fazer um produto, mas passar para pessoas que não conhecem a importância desse produto, e eles tiveram essa oportunidade e se saíram muito bem”, conclui o Professor.

Veja o vídeo: https://youtu.be/65IvL4V4BiY

Por Mateus Rosa


Compartilhe: