Alunos de Jornalismo preparam trabalho final da disciplina de Radiojornalismo

A expectativa pela apresentação do programa de rádio que encerra a disciplina de Radiojornalismo é positiva. A disciplina integra a atual matriz curricular do curso de Jornalismo do IESB e é oferecida no 4º semestre.

O professor Márcio Peixoto comenta que o trabalho final da disciplina, para ele, é a “cereja do bolo”, porque os alunos começam produzindo coisas bem simples, como notinhas, até uma reportagem com sonora e também uma reportagem especial. Ao final do semestre, tudo é reunido numa apresentação ao vivo do programa.

Por ser ao vivo, há parâmetros mínimos que os alunos devem seguir, como número de reportagens, apresentadores e notas. O programa de rádio deve ter a duração de 20 minutos. Márcio espera que nesse processo tenha criatividade e identificação do aluno com tudo que ele aprendeu. Em geral, ele diz que é positivamente surpreendido. “Poucas vezes os alunos passaram do tempo ou foi esquecido algum item obrigatório”.

Márcio sempre pede que os alunos convidem os familiares e amigos para assistir a conclusão do processo, pois já são dois anos de curso. A disciplina é vista como um desafio pelos estudantes. No começo, são aulas mais teóricas sobre a história do rádio e, ao longo do semestre, a disciplina se mostra mais prática, quando são produzidas pautas, entrevistas, textos e gravações.

Segundo a aluna Flávia Lima, que cursa a disciplina no período noturno, “o trabalho final é uma junção de tudo que foi aprendido, porém, o diferencial é apresentar um programa ao vivo, o que aumenta um pouco o nervosismo”.

O professor Márcio Peixoto ainda ressalta que o trabalho final proporciona ao aluno uma simulação do que seria trabalhar em uma emissora de rádio. “Dessa forma, o aluno também desenvolve uma visão crítica sobre a profissão. ”

No 4º semestre matutino, a apresentação do programa será no dia 26 de novembro, a partir das 8h15. No turno da noite, a apresentação acontece no dia 27 de novembro.

Matéria produzida pelos alunos Bruna Fernandes, Karen Elysee, Rebeca Guimarães, Marco Antônio Soares, Fernanda Moura e Adriana Monori, do 4º semestre da disciplina da Assessoria de Comunicação e Relações com a Mídia.



Compartilhe: