Alunos de Engenharia participarão de conferência internacional na República Tcheca

Os alunos dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Computação do Centro Universitário IESB estarão na 16ª Conferência Internacional de Informática no Controle, Automação e Robótica (ICINCO). O evento acontecerá no dia 31 de julho em Praga – República Tcheca.

O estudante João Martin Gorte Júnior, está no 8º semestre do curso de Engenharia Elétrica e explica que o trabalho tem como objetivo apresentar um processo de programação e sistema de comunicação de um robô ciclista. “O piloto robô tem a capacidade de andar de bicicleta de forma independente, tomando decisões sobre situações de equilíbrio e corrigindo sua direção”.

João conta que os processos realizados pelo projeto para tomar decisões são incorporados com um sistema de controle compartilhado de interação com o ambiente por comandos enviados através de link serial com fio ou radiofrequência (RF).

Orientados pelo professor Lí Ezequiel Espínola López, os alunos decidiram o tema com o objetivo de construir uma ferramenta que possibilitasse estudos de inteligência artificial que simulem processos mentais humanos. E possibilitando que as áreas de Engenharia construam robôs utilizando arquitetura e processos nacionais sistêmicos e avançados.

Os estudantes pensaram em fazer tudo baseado no menor custo e relacionado com o processo de reciclagem de materiais, que era outro objetivo do trabalho e após diversas dificuldades, o trabalho foi finalizado com êxito. Os alunos que construíram o robô são: Witenberg Santiago Rodrigues, João Martin G. Júnior – ambos do curso de Engenharia Elétrica – e Artur Benevenuto Coelho, do curso de Engenharia de Computação.

Por Camila David



Compartilhe: