Aluno do 7º semestre de Direito apresenta pesquisa na USP

Entre os dias 22 e 26 de abril, o aluno do curso de Direito do Centro Universitário IESB, Thiago Soares Silva, apresentou sua pesquisa do Programa de Iniciação Científica na Universidade de São Paulo (USP), com a orientação do professor Miguel Ivan.

O tema do projeto realizado foi “Processos Reivindicatórios segundo a filosofia de Práxis” e surgiu no início do 2º semestre de 2018, durante sua participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PBIC). A partir de uma pesquisa envolvendo Pachukanis, que é um filósofo da práxis, realizada no Grupo de Justiça e Filosofia, coordenado pelo professor Miguel Ivan. Com as ideias do docente, surgiu a reflexão de relacionar o projeto feito com a Constituição.

O trabalho realizado por Thiago consiste em saber se os processos reivindicatórios surtem o efeito esperado da sua elaboração, segundo a filosofia da práxis que trata das questões factuais e o motivo de serem desta forma. “A sensação de apresentar o trabalho foi muito boa e engrandecedora, trouxe mais segurança tanto para falar em público quanto relativo a qualidade do trabalho que estou desenvolvendo no grupo de pesquisa e no PBIC”, ressalta o aluno, que ainda destaca que essa “é uma experiência única, apresentar em um evento nacional, lidar com pessoas de diferentes lugares, que diversificam o debate e a argumentação”.

Programa de Iniciação Científica

O Programa de Iniciação Científica é uma forma de introduzir o estudante no mundo das pesquisas acadêmicas e confecções de artigos. Com uma iniciativa remunerada, o aluno tem um suporte para desenvolver uma pesquisa e um artigo científico ao fim do período de um ano, sendo auxiliado por um orientador.

Por Camila David 

 



Compartilhe: