Aluna de Jornalismo apresenta artigo científico em dois congressos internacionais

Bolsista do Programa de Iniciação Científica do IESB, a aluna do curso de  Jornalismo Tatyane Mendes teve dois artigos aceitos para publicação e apresentação em congressos internacionais. Os artigos apresentam os resultados e experiências obtidos a partir do projeto científico desenvolvido na faculdade “Projeto Partilhar: Comunicação, Informação e Computação para compartilhamento da cidadania”.

Tatyane embarca no fim de setembro para a Cidade do Panamá para apresentar o primeiro artigo ao lado de sua orientadora - a Profa. Dra. Alzimar Ramalho - no primeiro “Congresso Internacional da Rede Latinoamericana de Inovação Social”. Em meados de outubro, ela segue sozinha para Baltimore, nos Estados Unidos, onde participará do Congresso “Future of Education, Mass Media and Communication” (Futuro da Educação, Mídia de Massa e Comunicação, em tradução livre), organizado pela  Research Association for Interdisciplinary Studies (RAIS).

“Honestamente, fiquei muito surpresa com a recepção que o projeto teve. Quando eu entrei, não tinha ideia da proporção que tudo iria tomar, ainda mais que comunicação não é uma área com muito destaque nas pesquisas científicas. Mas acho que o nosso mérito é trabalhar com várias áreas do conhecimento sempre buscando melhorar em tudo que é possível. Me sinto muito sortuda de ter ingressado em uma equipe incrível, cheia de pessoas talentosas e dedicadas. Tenho muito que agradecer em especial à Alzimar e à professora Márcia, da UnB. Espero fazer um bom trabalho representando todos os envolvidos e o projeto”, contou a aluna.

O Congresso no Panamá não será a primeira vez que Tatyane irá apresentar um artigo em congresso. Em junho deste ano, ela representou a equipe de 10 pesquisadores no congresso regional da Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, realizado em Cuiabá (MT).

“Participar da Intercom foi uma experiência muito boa e que me abriu muitas portas. Se eu não tivesse ido, com certeza não estaria participando desses dois Congressos agora. Toda a vivência que eu tive lá me deu um gás a mais para continuar na pesquisa científica e eu conheci pessoas que foram grandes inspirações para mim”.

No projeto, os participantes desenvolveram um modelo pedagógico com o objetivo de  informar as pessoas para que utilizem as mídias sociais, em rede, a partir de uma perspectiva cidadã. Os participantes são orientados a aprender como podem, de maneira autônoma, adquirir competências e habilidades necessárias à apropriação prática dos mecanismos previstos na Lei da Transparência, trabalhando formas de acompanhamento, uso e aplicação dos recursos públicos. Além do IESB, o projeto também envolve a Universidade de Brasília (UnB), a Fundação João Mangabeira (FJM) e o Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá (Cedep).

Durante o desenvolvimento do trabalho foram produzidos materiais pedagógicos e aplicadas oficinas-teste. A "Coleção De Olho na Transparência" reúne três publicações de acesso gratuito: um manual pedagógico, e dois guias instrumentais, Transparência Pública – formas de acompanhamento, uso e aplicação dos recursos públicos, em que oferece informações sobre o tema transversal; e o outro guia tem como foco a formação de competências em Comunicação e Informação em redes sociais com uso de tecnologias móveis.

Os vídeos educativos que apoiam o tema transversal estão disponíveis em canal próprio no YouTube. Novos vídeos serão produzidos até a finalização da pesquisa, em outubro de 2017. Todos os produtos foram patrocinados pela Fundação João Mangabeira, parceira do projeto, e o material didático-pedagógico está disponível sob licença Creative Commons, podendo ser replicados desde que citadas as fontes. A coleção pode ser lida também em versão digital, disponível aqui

A autoria do modelo pedagógico é da professora Márcia Marques (UnB) e Alzimar Ramalho (IESB), e os guias também contaram com a participação das jornalistas Joyce del Frari Coutinho, Patrícia Cunegundes e Ana Elizabeth Almeida Gomes (organizadora da coleção). Cinco bolsistas participam do projeto, sendo dois estudantes (Tatyane Mendes e Mário Benisti) e uma egressa (Carolina Cruz) do curso de Jornalismo do IESB. Gabriel Oliveira e Francisco Morais representam as demais instituições parceiras.

Por Tatyane Mendes


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